A reciclagem à favor do meio ambiente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O meio ambiente.
Advertisements

Projeto Anual 2012 MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO Profª Luciane C
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Reciclagem de lixo orgânico
Reciclagem de plástico
Sustentabilidade: a reciclagem vira um negócio Nilton Pires
Gestão Ambiental.
LIXO RECICLÁVEL.
Sustentabilidade Introdução O que é Sustentabilidade?
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Educação Ambiental - GPEEA
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
Sugestões de ações para implantações
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Webquest sobre a preservação ambiental para alunos do 4º Ano Produzido pelo Prof. Rodrigo de Oliveira Leite EMEF Prof. Paulo Reglus Neves Freire.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INTRODUÇÃO
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
LIXO QUE É UM LUXO Grasiela Johann - Para alunos 6° ano
Diversidade de mamíferos
Projeto: 2º ano - Turma-21 Prof. Janete Fassini Alves
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
O problema do lixo termina
O que você acha dessa notícia?.
Contaminação do lixo no solo
GESTÃO SÓCIOAMBIENTAL NA
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Professor: José Maria Inácio
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
Cantigas e Animais Título Processos Introdução Recursos Tarefas
WebQuest de Ciências para o 9º ano. WebQuest de Ciências para o 9º ano.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Segurança geral e pessoal
A descoberta dos Animais
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está.
Criado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Educação Ambiental.
CIPA 2013/2014.
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS QUE PRODUZIMOS?
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
O LIXO E A RECICLAGEM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A RECICLAGEM – O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO? 2º ano.
Alimentação Saudável Corpo São
Robótica Educativa: aprendendo para o futuro.
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
Dia do Design Sustentável
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
“Impacto do consumismo ao meio ambiente”
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
POUSADA ALTO DA BOA VISTA Campos do Jordão – SP - Brasil.
10 Diretivas do Município Verde Azul
RECICLAGEM.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSOS PESQUISA 1 PESQUISA 2 CRIAÇÃO ARTÍSTICA
Um Novo Olhar. Título Introdução Tarefas Processos Recursos Avaliação Produzida por Rute Dias EMAE – Escola Municipal Antônio Euzébio Salvador/Bahia.
Pequenas curiosidades,
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
Título Introdução Tarefas Processo Recursos Avaliação
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
A campanha proposta tem como objetivo, levar ao conhecimento da comunidade de Mariana, a importância ambiental, econômica e social do trabalho realizado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Transcrição da apresentação:

A reciclagem à favor do meio ambiente. Título Introdução Tarefas Processo Avaliação A reciclagem à favor do meio ambiente. WebQuest para 4ª série Elaborada por Eliana Bresciani da Fonseca

INTRODUÇÃO Hoje em dia, o mundo fala cada vez mais sobre reciclagem para termos uma vida cada vez mais sustentável. Vantagens da reciclagem Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos. No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis,alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.Eles também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população. Catadores de recicláveis em lixão Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.

Tarefas Levantar os nomes de todos os materiais que podem ser recicláveis; Pesquisar em sites; Pesquisar o que pode ou não ser reciclável. Montar um livro com figuras de materiais recicláveis, e quanto tempo leva para se decompor na natureza.

Processo 1- Forme grupos de 4 alunos, façam uma tabela com os nomes dos materiais recicláveis e quanto tempo leva para se decompor no meio ambiente.

2. Agora, preencha a tabela abaixo. Nome do material Quanto tempo leva para se decompor

3- Pesquisa na internet Sugestão de sites: http://planetasustentavel.abril.com.br http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php http://www.reciclagemlixo.com/negocios/destino-para-pilhas-usadas-reciclagem-de-pilhas.html http://escolakids.uol.com.br/dia-do-meio-ambiente.htm http://blog-da-reciclagem.blogspot.com/2011/04/tabela-reciclagem-materias-que-podem-ou.html Acessados em 25 de setembro de 2011.

4- Agora, confrontem com os outros grupos os materiais e o tempo de decomposição. Nome do material Quanto tempo leva para se decompor

5- Agora que vocês já possuem as informações sobre os materiais recicláveis, façam individualmente um livro contendo as imagens e as informações sobre elas.

Ficha de avaliação das atividades Insuficiente Regular Ótimo Processo Informação levantada Insuficiente: sem conseguirem analisar todas as fontes de informações sugeridas. Suficientes: todos os dados pedidos foram encontrados. Excelente: todos os dados pedidos foram encontrados e analisados corretamente Organização da informação Insuficiente: informação desorganizada e sem coerência. Suficiente: A informação encontra-se organizada e com estrutura coerente. Excelente: A informação está bem organizada, de forma coerente e com um produto final de muita qualidade. Trabalho em grupo Desempenho do trabalho em grupo Insuficiente: O grupo não conseguiu organizar e produzir a tarefa solicitada. Suficiente: Boa organização do grupo , boa dinâmica interna. Excelente: Bom trabalho de grupo, integração das opiniões individuais e definição de papéis. Produto final Produção do livro. Insuficiente: Falta de criatividade, informação pouco organizada e incoerente. Suficiente: Alguma criatividade e originalidade, informação organizada e coerente. Excelente: Muita clareza e criatividade, informação bem organizada, coerente e bem estruturada.