Associação Búlgara para as Pessoas com Deficiência Mental (BAPID) Conquistas e Esperanças.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Declaração Universal dos Direitos Humanos
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
"Tudo pode esperar excepto a Educação"
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
Intervenção psicológica
“ “Europa para Todos” Supported by the EC Com o apoio da Comissão Europeia.
Desenvolvimento Curricular
Breve Histórico da Deficiência
Os direitos da criança.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
“América Latina y Accesible y Sin Barreras”
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Ensino Pré-Escolar Trabalho Realizado por: Andreia Fonseca, LEFQ
PowerPoint realizado por: -Daniel Sousa; -Pedro Duarte; -Pedro Silva
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
REDE DE PROTEÇÃO E APOIO A VIDA EM FAMILIA
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Por que um Plano para Pessoas com Deficiência?
Cristiane Liberali Dalva Gugeler Malú Rocha Samara de Matos
CTR Nova Iguaçu.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
A vida das pessoas com autismo na Bulgária
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
Acione a BARRA DE ESPAÇOS para mudar de slide. Pelo Espírito: EMMANUEL Psicografia: Chico Xavier Do livro: Fonte de Paz.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Grupos étnicos e culturais minoritários
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Psicologia da Educação
Módulo 4 – Legislação desportiva
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
A contratação colectiva
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ROMEU CORREIA OFERTA FORMATIVA 2013/ /2014.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Encontro de Partilha CSTL 2014 Southern Sun O.R. Tambo - Johannesburg, África do Sul Novembro 2014 [Ntenje Katota] [Zâmbia]
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
20 de Setembro de 2007 APRESENTAÇÃO DO ANO LECTIVO 2007 / 2008 Conferência de Imprensa.
Transcrição da apresentação:

Associação Búlgara para as Pessoas com Deficiência Mental (BAPID) Conquistas e Esperanças

Alguma História A BAPID existe desde 1993 A BAPID é reconhecida em 1996 pelo Governo Búlgaro como a organização que representa a nível nacional as pessoas com deficiência mental Tem mais de 2000 membros em 64 cidades da Bulgária

Objectivos da BAPID Cuidados de saúde importantes para as pessoas com deficiência mental Garantir o acesso à educação Garantir oportunidades de emprego Assegurar boas condições de vida, incluindo a vida independente Possibilitar actividades de lazer e tempos livres

Serviços Assegurados Existem cerca de pessoas com deficiência mental na Bulgária, das quais mais de são crianças A maior parte dos serviços não estão pensados de forma a responder às suas necessidades Segundo a legislação actual, existem dois tipos de serviços – Residências e Centros de Dia – esta divisão não nos dá a flexibilidade de que precisamos Na maior parte das residências as condições não são boas

Educação O sistema das escolas especiais – é muito velho para as nossas necessidades Mudar a legislação em favor da Educação Inclusiva Os programas de formação profissional não estão orientados para o mercado de trabalho Primeiros modelos de educação inclusiva – Pazardjik, Bansko, Smolian, Rousse and Lom

O que sugerimos? Equipas de intervenção precoce em todos os Centros Planear bem a desinstitucionalização – residências com apoio, Centros de Actividades Ocupacionais, etc. Promover e apoiar a educação inclusiva Centros Familiares de Consulta – A BAPID já criou 15, em 2005 vai abrir mais 10 Os Serviços devem ser fornecidos e geridos por ONG’s de e para as pessoas com deficiência

Nova Legislação Em cooperação com o Governo Búlgaro, a BAPID participou na preparação de várias leis relacionadas com a deficiência: Na parte sobre Educação Inclusiva da Lei Nacional para a Educação – em vigor desde 2003 Na regulamentação para a aplicação da Lei Nacional para a Educação – em vigor desde 2003 Lei da Deficiência e da Integração – em vigor a partir de 2005 Na regulamentação para a aplicação da Lei da Deficiência e da Integração