Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Advertisements

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Decreto Regulamentar 2/2008
Projecto Montemor|o|Novo. O que é? É um centro de recursos que promove o acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Como surgiu?
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
Avaliação de desempenho dos docentes
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
O que é o ? Rede de Voluntariado Social do Politécnico de Coimbra.
Casa do Povo de Vila Franca do Campo
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Desenvolvimento Curricular
Departamento do Ensino Secundário
Educação e Tecnologias
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Programa “Oportunidades”: Empreendedorismo e Combate à Pobreza
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 4ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 16 DE OUTUBRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Programa Segundo Tempo e Programa Mais Educação Encontro Nacional de Avaliação do PST São Paulo (SP) - Dezembro/2010 Encontro Nacional de Avaliação do.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Mercados de trabalho e competências profissionais
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Seminário de Integração Profissional IV
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Seminário de Integração Profissional V 3.º Ano/2.º Semestre Ano lectivo: 2012/2013 Projeto “Intervir em.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Comissão Social de Freguesia da Portela Reunião de CLAS
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e.
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Animação Sociocultural
Docente: Ana carvalho Discentes: Abneyla Costa Clémilde Ventura Licenciatura em Ciência da Educação Seminário de Integração Profissional Iv 3º ano / 1º.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Nossa Senhora da Bonança Combate à exclusão social.
Seminário de Integração Profissional V 3ºAno 2ºSemestre
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Contextualização pedagógica do problema
Medidas Ativas de Emprego
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Co-financiamento PARCEIROS. Com este projeto pretende-se criar um circuito, associado a um programa de treinos de competências pessoais e sociais, no.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Psicologia da Educação
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
Domingos Lopes Inovação e Inclusão Social. assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento da taxa de emprego da população dos 20 aos 64 anos para 75%.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
PARCERIAS PELA IGUALDADE DE GÉNERO: Resultados Alcançados e Próximos Passos Conferência Internacional do PT07 PARTNERING UP FOR GENDER EQUALITY: Achievements.
1.º CONGRESSO “A educação para crianças em risco” INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO 22 de Novembro de 2005.
Novos e Seminovos Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás de Alportel Novos e Seminov os Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás.
Transcrição da apresentação:

Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura Seminário de Integração Profissional IV 1º semestre, Ano Lectivo 2013/2014 Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura

Caracterização da instituição O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social

Caracterização da Instituição O Escolhas VA5G é promovido pela Vitacaminho, Associação para o Desenvolvimento Pessoal e Social Os seus objectivos gerais são: Contribuir para a progressão escolar e/ou certificação profissional de jovens, corresponsabilizando os seus familiares pelo acompanhamento dos seus percursos escolares e/ou formativos, Promover a ocupação estruturada e saudável dos tempos livres de jovens da freguesia do Vale da Amoreira, em particular dos que se encontrem em situação de desocupação Fomentar a aquisição e/ou consolidação de competências, ao nível do empreendedorismo e transição para a activa, facilitadores da (re) inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Caracterização da Instituição Actualmente tem parceiros como o Município de Moita, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Moita, o Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira, entre outros Recursos humanos Coordenadora: Dr. Mónica Sofia Martins Alexandre, Monitor: César Ribeiro, Técnica: Ana Sofia Mendes Nunes de Matos Dinamizador comunitário: William Cecílio Amador dos Santos Carlos e outros colaboradores ocasionais.

Caracterização da Instituição O publico alvo são crianças e jovens dos 11 aos 24 anos de idade , mas ocasionalmente podem participar nas actividades crianças e jovens mais velhos  

Fundamentação Fundamentação teórica Intervenção comunitária Orientação vocacional Animador sociocultural

Fundamentação Fundamentação metodológica Investigação qualitativa Entrevista exploratória Observação Analise documental Quadro legal IPSS – Portaria 139/2007

Análise SWOT Pontos Fortes Pontos Fracos Oportunidades Ameaças A maior parte dos técnicos têm experiência em projectos anteriores ( candidatura) Pouco pessoal (observação) Aumento de respostas alternativas ao ensino regular( CEF, cursos profissionais) Casos de negligência parental (candidatura) A existência de um dinamizador comunitário(candidatura) Instalações com pouco espaço(observação) Elevada heterogeneidade na população(obs e entrevista) Contexto socioeconómico do bairro e do pais(candidatura) Múltiplas parcerias (candidatura, entrevista) Financiamento proveniente da SS, da DGE e do Fundo Social Europeu ( C ) Não ter a candidatura aprovada(entrevista) Localizado dentro do bairro e perto das escolas(obs) Desmotivação dos jovens em relação a escola( falta de projecto escolar)(obs)

Proposta de projecto Nome: Experimenta! Objetivos: contribuir para a sensibilização profissional/vocacional dos jovens participantes; Informar sobre as varias possibilidades de formação que têm disponíveis no mercado Público-alvo: Alunos do 9º ano Plano de actividades: Visita a FIL(Futuralia), Workshop sobre formação profissional e ensino superior Avaliação: Inquérito aos jovens um dia depois das actividades serem realizadas

Entrevista a coordenadora e a técnica do projecto no final Avaliação Entrevista a coordenadora e a técnica do projecto no final