Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Programa Amazônia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monitoramento por Satélites: Resumo de atividades no INPE
Advertisements

1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal
(modelagem hidrológica)
Programa Amazônia: PRODES DETER
SISTEMA DE DETECÇÃO DO DESFLORESTAMENTO DA AMAZÔNIA LEGAL
Análise dos resultados do desmatamento obtidos pelo SIAD
Valeriano, D.M. Shimabukuro, Y.E. Duarte, V. Anderson, L.O.
Banco de Dados Públicos Brasileiros
Capacitação de Pessoal no Sistema TerrAmazon
A UFPa e o Projeto LBA: uma Parceria Estratégica para a Amazônia
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
O projeto Premiação O projeto Dados coletados pelo Inpe apontam que as queimadas no país representam a maior contribuição brasileira para o chamado "efeito.
Silvana Amaral Divisão de Processamento de Imagem – INPE
Estratégia Nacional de REDD+
MONITORAMENTO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS FLORESTAIS EM RORAIMA
Energia Elétrica para o Século XXI
A CVRD e o mercado de carbono. Para a CVRD, a emissão de gases de efeito estufa: É uma variável ambiental crescente; Deve ser tratada de forma científica.
CENTRO DE PESQUISA AGROFLORESTAL DO ACRE
SOBRE QUEIMADAS E DESMATAMENTOS...
Sucessão Ecológica É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras.
Programa de Sistemas de Solo e Operações
Programa do INPE de Monitoramento da Amazônia por Satélites
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Atividade J4 do Grupo 19Z Arthur Ilo Silvana Wesley Trabalho sobre a loja Subway localizada na Unb.
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Auditoria da Qualidade
Um Banco da Amazônia.
O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira
Banco de Talentos Estela Spinelli Rosalino e Marco A. Vilas Boas São Paulo, 20 Outubro de º. Encontro Nacional de Usuários 2009.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
, MMA, Brasília Pagamentos por Serviços Ambientais: Desmatamento evitado na Amazônia Legal Sven Wunder (CIFOR) Jan Börner (CIAT/Iniciativa Amazônica)
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
REDUÇÃO DE EMISSÕES & INCREMENTO DE ESTOQUES DE CARBONO ASSOCIADOS A FLORESTAS NATALIE UNTERSTELL Gerência de Clima & Florestas/REDDplus Secretaria de.
Belém, 23 de setembro de 2011 Setor florestal: desafios e oportunidades.
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
1 CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO (MARQUE COM UM “X”): CONFIDENCIAL RESTRITACONFIDENCIALUSO INTERNOPÚBLICO x 23 de Janeiro de 2013 Workshop 8 NGA – Novo Sistema.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
MUDANÇAS DE USO DA TERRA E PLANEJAMENTO TERRITORIAL
Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho, 2004 Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho,
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite: Estimativas 2005 e Previsão 2006 Gilberto Câmara Diretor, INPE.
Reunião Banco do Brasil Projetos TerraClass Amazônia
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
Índice de Desmatamento no Brasil.(2007)
Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental.
Gosto da ideia de uma linha do tempo, essa é a que tenho usado. Podemos adotar ou não, a depender do espaço que tivermos. O histório deve ser incluído.
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
PROJETO GCF – TOCANTINS A força tarefa dos governos para clima e florestas Fevereiro de 2014.
Manaus, 18 de novembro de 2008Demerval Aparecido Gonçalves1 Modelagem dinâmica espacial aplicada na bacia do rio Purus, na Amazônia Sul-Ocidental Demerval.
Sistema de Detecção em do Desmatamento em Tempo Real (Deter) – Junho de 2010 Ministério do Meio Ambiente Ministério da Ciência e Tecnologia.
R-01 A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO ELEMENTAR CONSULTORIA EM QUALIDADE A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
Atividades executadas pela Seção de Expedição descritas Objeto da contratação definidoContrato assinadoMensageria implantada Jan/2015Jul/2015Mar/2016Mai/2016.
Rede Temática de Modelagem Ambiental da Amazônia INPA, MPEG, LNCC, INPE, INPA, CBPF, Mamirauá Apresentação para MCT Fevereiro de 2003.
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Brasília, 26 Out 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
1 Última atualização: 14/11/2014 Material de uso restrito Audiência Pública Debater o Programa Espacial Brasileiro à Implantação do SGDC-1 CCTCI - Senado.
Relatório Sistêmico de Fiscalização da Saúde TC / Ministro Relator: Benjamin Zymler.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Sistema de Monitoramento da floresta na Amazônia Brasileira Maria Isabel Sobral Escada
Análise Multitemporal e Classificação Orientada a Objeto para Detecção de Diferentes Processos de Exploração Madeireira Disciplina: Padrões e Processos.
GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.
Novembro. Audiência pública do Senado Federal A importância do Sistema Financeiro Nacional para o Crédito Agrícola no Brasil - Desafios e Perspectivas.
1 4a. QUARTA FLORESTAL Integração das equipes do SFB 21 de julho de 2010 Brasília – DF Monitoramento.
Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra Apresentação do Curso CST-312 http//ess.inpe.br/courses/doku.php#curso_de_pos_graduacao_em_ciencia_do_sistema_terrestre.
Orientador: Camilo Daleles Rennó
Transcrição da apresentação:

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Programa Amazônia

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Metas e resultados Projetos, atividades, RH Orçamento Oportunidades Conteúdo da apresentação

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de )Continuidade do PRODES – OK (até quando?) 1)Continuidade do DETER – OK (mas hoje é um bloco do eu sozinho) 1)Inserção do Monitoramento do Estado da Floresta (DEGRAD e DETEX) Metas e resultados

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de )Levantamento da cobertura de florestas secundárias (CRA) 2)Assimilação de dados do PALSAR no DETER (em andamento) 3)Transição do monitoramento de área para monitoramento de biomassa (???) Metas e resultados

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 PRODES, DETER e DEGRAD: Todos executados na FUNCATE. Página de rede e banco de dados no INPE mantidos pela DPI (Maurano) Cálculo de taxa executado na DPI (Marisa) Validação do DETER: Equipe interna (Isabel, Silvana e Camilo, Maurano e Egídio) e Cláudia Linhares (FUNCATE) Projetos, atividades, RH

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 DETEX: Parte operacional executada na FUNCATE. Equipe para desenvolvimento e respostas rápidas (Solicitações do SFB) sendo estruturada no INPE com recursos da FUNCATE. Projetos, atividades, RH

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Assimilação do PALSAR no DETER (DETER-R): Em desenvolvimento no INPE Equipe mista (Silvana – INPE, Arimatéia (DTI), Gildardo (FUNCATE) Projetos, atividades, RH

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 PPA: 2,5 Mi/ano (após corte orçamentário) Previsto retorno a 3,5 Mi/ano em Contratos com a FUNCATE: 3,2 Mi (PRODES: 1,7 Mi/ano; DETER: 1,5 Mi/ano; DEGRAD, DETEX, assimilação de radar embutidos nos dois contratos) Orçamento

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Necessidade de recursos adicionais para garantir aquisição de dados de garantia para o PRODES (e hoje DEGRAD e DETEX) Aporte de ~1 Mi/ano pelo MMA (via IBAMA,SFB) Orçamento

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Georreferenciamento automático Todos tipos de dados Ortorretificação seria ideal Detecção automática de mudanças Óptico (todas as resoluções) Radar (todas opções) Oportunidades (quase na prateleira)

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Reconhecimento de padrões (algoritmos) –Incêndios Florestais (Severidade do Fogo, Regeneração) –Exploração de madeira por corte seletivo (Intensidade, Impacto, Regeneração) –Tipologia Florestal (Biomassa, Biodiversidade, Rel Clim Var) Oportunidades (Desafios)

Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Obrigado