ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Advertisements

UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
Organização: Associação de Estudantes
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
Sistema Endócrino.
Drogas.
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL – T.R.H.
Higiene e problemas sociais
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
Instrutores: Ten. Jakson Aquiles Busnello Ten. Márcia Bobko Bilibio
Enfermagem na Saúde do Homem
Componentes Gleisieny Iarrana Lorenna Raquel.
Esteróides Anabólicos
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
DOPING.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física
Anabolizantes.
Drogas.
Os Cuidados Básicos Da Saúde
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
Exercícios Físicos.
ANABOLIZANTE.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Anabolizantes Colégio Pessoa Tema:Anabolizantes e Esteróides
Esteróides Anabolizantes
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
Atividade física.
PIRATARIA DE REMÉDIOS.
Esteróides Anabolizantes
Homens que querem ser pais produzem mais testosterona.
Sistema genital masculino
Analgésicos,Antitérmicos e antiinflamatórios não-esteroides
Fígado e metabolismo de gorduras
Benefícios do Exercício
Pauta: Doping aspectos físicos e sociais
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
Água é Vida!.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
SISTEMA ENDÓCRINO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Os Perigos do corpo perfeito
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Anabolizantes.
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Helder Cruz do Nascimento Disciplina: DHQ Professor Vasco
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Drogas Alucinógenas (LSD)
Toxicofilias Conceito objetivos.
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
Anabolizantes.
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Atividade Física e Qualidade de Vida
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
E STERÓIDES A NABOLIZANTES. São drogas desenvolvidas para substituírem o hormônio masculino TESTOSTERONA, fabricado de forma natural pelo corpo.
Transcrição da apresentação:

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES PROF. CLÁUDIO BORTOLETTO VIEIRA

O quê são ? Esteróides anabolizantes são drogas fabricadas para substituirem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico).

O quê são ? São utilizados por indivíduos de várias faixas etárias, mas principalmente jovens; além de atletas para aumentar a massa muscular, a força ou a resistência.

Estimulantes Depois de apenas algumas semanas de uso contínuo, os usuários podem sentir euforia e aumento de energia, tornando-se agressivos e mais competitivos.

PRESTÍGIO FAMA PODER $$ “BELEZA” Aumento da massa muscular Aumento da força Inofensivo “Complementos alimentares” MITOS PRESTÍGIO FAMA “MELHOR DESEMPENHO” ?! PODER $$ “BELEZA”

Dopagem em esportistas amadores MITOS MITOS? JOVENS MALHADORES: “QUANDO A GENTE É FORTE AS MENINAS PAQUERAM MAIS, A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE FICA É A DO FÍSICO”.

Problemas Os esteróides causam modificações nas funções corporais. Em certos casos, há aumento da pressão arterial, doenças no coração, tumores no fígado e ataque cardíaco.

O fundo do poço Os usuários que param de tomar esteróides depois de uso prolongado podem sofrer de fadiga, insônia e depressão.

Agressividade: é a causadora deste estado por ser uma droga muito andrógena.

Hipertensão: Isso ocorre, pois os esteróides provocam grande retenção de água, inclusive no sangue, fazendo que este aumente de volume, em conseqüência de pressão.

Acne: o DHL, faz com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo, isto é combinado com as bactérias do ar e pele seca formam a acne.

Calvície: o DHL, faz com que o folículo capilar pare de crescer cabelo.

Hipertrofia Prostática: o DHL, tem um papel importante no mecanismo de aumento prostático, podendo levar o consumidor a impotência;

Ginecomastia: Excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino, que é conhecido popularmente como “TETA DE VACA”.

Dores de Cabeça: Também é ocasionada em função dos esteróides mais androgênicos e dos efeitos da elevação da pressão arterial.

Aumento do Colesterol: Os esteróides tem como efeito colateral o acúmulo de LDL e diminuição do DHL. (Os esteróides anabolizantes são um tipo de colesterol).

Limitação de Crescimento: Alguns tipos de esteróides usados em longa duração ou em quantidade abusivas, tem como efeito colateral o fechamento prematuro dos discos de crescimento localizado nas epífise ósseas.

Virilização em Mulheres: Pode ocorrer nas mulheres que utilizam esteróides o crescimento de pelos, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia.

Impotência e Esterilidade: No início do tratamento com esteróides, o homem passa por uma fase de excitação sexual com o aumento da freqüência das ereções, entretanto dura por apenas algumas semanas, isto se reverte gradualmente até a perda do interesse sexual. Esse desinteresse é o resultado da redução da produção de testosterona devido a elevação excessiva de testosterona no corpo.

Insônia: os anabolizantes tem um efeito de estimulante no sistema nervoso central, que provoca insônia.

Hepatoxidade: o fígado é prejudicado ou lesionado pelos esteróides mais tóxicos, porém estas lesões são reversíveis tão logo o uso seja interrompido.

Problemas de Tendões e Ligamentos: como os músculos se desenvolvem rapidamente, e este desenvolvimento não é acompanhado pelos tendões e ligamentos que se desenvolvem lentamente, isto causa problemas para tendões e ligamentos como: inflamação, inchaço e até ruptura. Há casos crônicos que interrompem a atividade de atletas.

Exemplos, ações e esportes em que são mais usadas : Efedrina alcalóide isolado pela primeira vez na China, usado por asmáticos Como age: estimulante, atua nos sistemas nervoso e cardiovascular. Auxiliar na perda de peso e no aumento de energia. Reduz a fadiga Efeitos colaterais: paranóia psicótica, hipertensão, taquicardia e depressão Esportes: basquete, ciclismo, futebol, vôlei

outros : Nandrolona um tipo de esteróide anabolizante Como age: proporciona o desenvolvimento da massa muscular e o aumento da força Efeitos colaterais: nos homens, crescimento das glândulas mamárias; nas mulheres, aumento de pêlos e problemas de ovulação Esportes: atletismo, natação, basquete, levantamento de peso

outros : Estanozolol esteróide anabolizante sintético Como age: é utilizado para desenvolver a musculatura Efeitos colaterais: arteriosclerose, disfunção hepática e redução da libido nos homens, provoca hipertrofia da próstata; Esportes: atletismo, natação, basquete, levantamento de peso

outros : Testosterona O que é: hormônio sexual masculino Como age: aumenta a massa muscular, a explosão e a agressividade Efeitos colaterais: esterilidade; aumento de pêlos no rosto e irregularidades no fluxo menstrual Esportes: atletismo, natação, basquete, levantamento de peso

OBRIGADO!!!!

Algumas dos esteróides mais utilizados: AGENTES ANABÓLICOS Algumas dos esteróides mais utilizados: metandienona (Dianabol), cipionato de testosterona (Testosterona Depot, Sustanon) decanoato de nandrolona (Deca-durabolin, Durabolin) oxandrolona (Anavar) enantato de metenolona (Primobolan) estanozolol ( Winstrol) - undecilenato de boldenona (Equipoise) - uso veterinário

Casos que repercutiram na mídia • BEN JOHNSON 1988-Olimpíadas de Seul Coréia corrida dos 100m rasos em 9.79s Doping para esteróideanabolizante (estanozolol) 1993-Montreal - Positivo paratestosterona -Banido do esporte.

Casos que repercutiram na mídia • DIEGO MARADONA 1991-Jogador do Napoli(Itália) Doping: cocaína 1994-Copa dos EUA Doping: efedrina 1997-Boca Juniors (Argentina) (substância não revelada)-encerra a carreira 2000- crise cardíaca por overdose no Uruguai 2004- crise cardíaca

Como os anabolizantes são utilizados? Podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular. Por que as pessoas usam os anabolizantes? Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos, fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo.

Quem são as pessoas que mais usam os anabolizantes? Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.

Os anabolizantes afetam a escola ou trabalho? Se o usuário chegar a desenvolver comportamentos violentos e/ou problemas de esquecimento ou confusão, fica difícil manter-se na escola ou no trabalho.

Os anabolizantes levam ao uso de outras drogas? Os esteróides anabolizantres não são consideradas drogas que induzem o uso de outras drogas ilícitas, ou seja, não são porta de entrada para uso de outras drogas. Porém, os usuários dessas drogas para fins estéticos chegam a utilizar de 10 a 100 vezes mais a dose médica recomendada e normalmente misturam dois ou mais diferentes anabolizantes, oral e/ou injetável e algumas vezes utilizam compostos veterinários. Agem dessa forma porque acreditam que a mistura de vários compostos possa dar um efeito maior sobre os músculos. Na tentativa totalmente errônea de previnir o aparecimento de efeitos indesejáveis, alguns usuários tomam medicamentos antihipertensivos e também medicamentos anti-câncer.

As pessoas ficam dependentes dos anabolizantes? Usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência a essas drogas. Essa dependência pode ser percebida no usuário que continua tomando anabolizantes mesmo depois de ter tido consequências causadas pela droga como problemas físicos, nervosismo, irritabilidade, efeitos negativos com suas relações com as pessoas. Além disso, gastam grande quantidade de dinheiro e tempo para obter a droga e quando deixam de usá-las apresentam uma série de sintomas desagradáveis.

As pessoas podem parar de usar os anabolizantes? Para os que já vem tomando altas doses dessas drogas há muito tempo e com sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando param podem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual, e ainda uma grande vontade de continuar usando anabolizantes. O sintoma mais perigoso que pode surgir quando da parada dessas drogas é a depressão que em casos extremos pode levar à tentativa de suicídio. Nesses casos é necessária a ajuda de um profissional para parar de usar anabolizantes.

O que acontece se uma pessoa for surpreendida usando anabolizantes? Essas drogas são medicamentos, portanto, não são ilícitas no Brasil. Para utilizá-las é necessário existir uma receita médica. Os que fazem uso delas para fins estéticos, ou seja, sem indicação médica, se forem pegos utilizando podem sofrer conseqüências por isso. O COI (Comitê Olímpico Internacional) proíbe o uso dessas drogas por atletas. Realizam testes anti-doping e caso seja detectado que o atleta está fazendo uso dessas drogas o mesmo poderá sofrer duras penas.

O que acontece se uma pessoa for surpreendida levando um anabolizante para junto dos amigos ou vendendo para amigos? Nos dois casos pode configurar-se em tráfico de drogas já que não existe a receita médica e a venda está sendo feita sem a mesma e em local que não a farmácia.

Histórico • No ano 800 a.C - atletas olímpicos da Grécia Antiga: cogumelos alucinógenos, chás de diversas ervas e sementes de gergelim. • Antigos egípcios utilizavam uma bebida preparada à base de cascos de eqüinos cozidos em óleo e aromatizados com pétalas de rosas. •Gladiadores de Roma utilizavam estimulantes misturados com álcool para suportar a fadiga e a dor.

Histórico • Final do Séc. XIX •Recém-descoberta das propriedades estimulantes da cocaína. •“Vin Mariani”: vinho para atletas - combinação de vinho e extrato de folhas de coca. • 1896- Primeiros Jogos Olímpicos da Idade Moderna • 1896- Primeiro caso de morte devido ao doping: ciclista galês Linton durante competição Bordeau-Paris (“trimetil”)

Histórico • Após a Segunda Guerra Mundial – anfetaminas • diversos casos fatais: •1960: Morte ciclista dinamarquês - Abertura Jogos Olímpicos de Roma •1967: Morte ciclistabritânico Tommy Simpson -anfetamina, metanfetaminae álcool - Tour da França.