Polaridade dos transformadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIODOS a Diodos.
Advertisements

Prática de Acionamentos Eletrônicos – PAE_04
Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
Capacitores.
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
Circuito equivalente recomendado pelo IEEE
MÁQUINA DE INDUÇÃO FUNDAMENTOS DE MÁQUINAS DE CORRENTE ALTERNADA
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - GERADOR DC
Eletricidade A - ENG04474 AULA XIII.
Eletricidade A - ENG04474 Aula II.
Indutores.
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
Circuitos AC - Oscilações
EXERCÍCIO.
1° Aula – Práticas Profissionais
Prof. Edinaldo José da Silva Pereira
Transformadores Trabalho realizado por: Adrian Gabriel Nº1
Eletricidade e Mecânica
Análise de Circuitos em Corrente Alternada
EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
CORRENTE E TENSÃO ALTERNADA
TRANSFORMADORES.
FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE - II
TRANSFORMADORES.
Física Magnetismo Professor: Fernando.
Desenho elétro-eletrônico
Unidade 6 – Corrente Elétrica Alternada
RESISTOR , CAPACITOR e INDUTOR EM CA
Corrente Elétrica (i):
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
POTÊNCIA / FATOR DE POTÊNCIA
Circuitos com excitação Senoidal
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Capacitores ou Condensadores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
Amplificadores Operacionais Parte III
Transformadores Prof. Luis S. B. Marques.
Sistemas trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Associação de Resistores
Fatec SBC Automação Industrial Prof Rômulo
Transformador Real.
RESISTORES EM PARALELO
Curto circuito Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, linhas de transmissão, fontes de.
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Associação de Resistores
INDUTORES – BOBINAS.
Elementos básicos e Fasores
Transformadores monofásicos
Associação de Resistores
Transformador Real.
Germano Maioli Penello
Ensaio de curto-circuito e circuito aberto
Eletrônica II Germano Maioli Penello Aula 03
Exercícios sobre capacitores,
TRANSFORMADORES.
ELETRICIDADE BÁSICA “CC” Etapa 2
Conversão de Energia I N5CV1 Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Gerador de Corrente Contínua.
II. Resistência elétrica
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Eletricidade Instrumental Indutores
Conversão de Energia I N5CV1
Robert L. Boylestad Introductory Circuit Analysis, 8ed. Copyright ©1997 by Pearson Education, Inc. Upper Saddle River, New Jersey All rights reserved.
Profª Juliana Schivani
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Transcrição da apresentação:

Polaridade dos transformadores Impedâncias e Polaridade dos transformadores

Impedâncias O que é uma Impedância? Genericamente, significa uma medida de impedimento ou oposição a algo; A idéia de impedância costuma relacionar-se fundamentalmente com a transferência de energia. É a oposição que um circuito elétrico faz à passagem de corrente quando é submetido a uma tensão. Todo material apresenta impedância, em maior ou menor grau. Materiais condutores: apresentam baixa impedância, Materiais isolantes: apresentam altas (ou altíssimas) impedâncias

Impedâncias A impedância é medida em Ohms (Ω). Materiais condutores apresentam poucos Ohms de resistência, enquanto materiais isolantes apresentam milhares de Ohms de impedância. A letra “Z” é indicada para representar a impedância elétrica.

Impedâncias A Impedância (Z) de um circuito alternado será então a soma vetorial da resistência + reatância. Entretanto a reatância pode ser: Reatância capacitiva: quando inserido no circuito um capacitor; Reatância indutiva: quando inserido no circuito um indutor (bobina);

Impedâncias Soma vetorial Representação no plano complexo das impedâncias do resistor, indutor e capacitor Imaginaria Real XL XC R

Impedâncias Em um circuito de tensão contínua, como não existe reatância capacitiva nem reatância indutiva, a impedância é igual à resistência. É por esse motivo que muitas vezes pessoas pensam que resistência e impedância são sinônimos. Isso só é válido para circuitos de tensão contínua.

A letra "j" é representação de número imaginário. Impedâncias Exemplo de como calcular a impedância (Z): Calcule a impedância em um circuito onde a reatância total é 20Ω e a resistência é 100 Ω. A letra "j" é representação de número imaginário. Números imaginários normalmente são representados pela letra "i". mas em eletrônica a letra "i" indica corrente. ATENÇÃO Imaginaria Real 100 20

Reflexão de Impedâncias É possível refletir uma impedância do primário do transformador para o secundário e vice-versa. Em algumas situações este artifício facilita a solução de um problema específico, tornando sua solução mais simples. Em outras, é possível determinar a relação de transformação de um transformador capaz de realizar o casamento de impedâncias entre a fonte e a carga, possibilitando obter a máxima transferência de potência. A equação descrita abaixo permite refletir uma impedância do secundário (Z2) para o primário (Z1) .

Reflexão de Impedâncias Exemplo: Para um transformador de núcleo de ferro da figura abaixo, determine: A impedância de entrada do transformador. 1) Encontrar a tensão: 3) Encontrar corrente no primário: 2) Encontrar tensão no primário: 4) Encontrar a impedância no primário:

Reflexão de Impedâncias Exemplo (mesmo exemplo): Para um transformador de núcleo de ferro da figura abaixo, determine: A impedância de entrada do transformador. 1) Aplicando a fórmula reflexão de impedância: Falta a relação de transformação, que pode ser calculada por: Então:

Polaridade dos transformadores monofásicos Identificação dos bornes: Os bornes dos transformadores são colocados sobre uma tampa ficando a tensão mais alta de um lado e a mais baixa do outro. Bornes para maior tensão: São identificados com H Bornes para menor tensão: São identificados com X A ABNT recomenda que os terminais de tensão superior sejam marcados com H1 e H2 e os de tensão inferior com X1 e X2.

Polaridade dos transformadores monofásicos Os enrolamentos do transformador são marcados para indicar os terminais de mesma polaridade. O ponto que aparece no símbolo do transformador indica que no instante de tempo em que a tensão é positiva no terminal que está marcado com o ponto, no enrolamento primário, as demais tensões também serão positivas em todos os demais terminais dos enrolamentos secundários que estão marcados com o ponto.

Polaridade dos transformadores monofásicos A polaridade dos transformadores depende de como são enroladas as bobinas dos enrolamentos primário e secundário. Enrolamento no mesmo sentido Enrolamento no mesmo sentido Entrando no plano (folha) Saindo do plano

Polaridade dos transformadores monofásicos Polaridade Aditiva ou Subtrativa: Polaridade subtrativa: os enrolamentos estão no mesmo sentido, e não haverá defasagem entre a entrada e saída. I1 I2 N1 N2

Polaridade dos transformadores monofásicos Polaridade Aditiva ou Subtrativa: Polaridade aditiva: os enrolamentos estão no sentido contrário, então haverá defasagem de 180º entre a entrada e saída. I1 I2 N1 N2

Polaridade dos transformadores monofásicos Identificando a polaridade (método corrente alternada): 220VRMS 1º Identificar qual é o lado primário e qual é o secundário; 2º Energiza-se o primário e meça o primário e o secundário. No exemplo temos: V = 220VAC na alta e V = 127V na baixa. 3º Ligue um terminal que será sua referência comum no terminal do lado secundário; 4º Meça os outros dois terminais. H1 H2 X1 X2 Primário Secundário Curto Volt 347VRMS Se a medida for a soma entre a tensão de entrada e a tensão de saída o transformador possui polaridade oposta, ou seja, aditivo. 127VRMS

Polaridade dos transformadores monofásicos Identificando a polaridade (método corrente alternada): 220VRMS 1º Identificar qual é o lado primário e qual é o secundário; 2º Energiza-se o primário e meça o primário e o secundário. No exemplo temos: V = 220VAC na alta e V = 127V na baixa. 3º Ligue um terminal que será sua referência comum no terminal do lado secundário; 4º Meça os outros dois terminais. H1 H2 X1 X2 Primário Secundário Curto Se a medida for a diferença entre a tensão de entrada e a tensão de saída o transformador possui polaridade no mesmo sentido, ou seja, subtrativo. Volt 93VRMS 127VRMS

FIM