A ERA DA REFERÊNCIA VIRTUAL MURILO BASTOS DA CUNHA Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Brasília, DF 70910-900.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2004 Computer Associates International, Inc. (CA). All trademarks, trade names, services marks and logos referenced herein belong to their respective.
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Boa tarde, pessoal!!.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
A Era da Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
Bibliotecários como defensores dos jovens Dra. Lesley S. J. Farmer Universidade do Estado da Califórnia, Long Beach.
1 Evento Comemorativo ao Dia do Bibliotecário Brasília, 10 de março de 2006 Novos paradigmas: estamos preparados? Maria Carmen Romcy de Carvalho, PhD Diretora.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Introdução à Economia 2ª AULA.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Everaldo Carniel Formação: Profissão:
Secretaria de Comunicação
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Segurança de Dados no MAER.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Mario Blanco Gerente de Novas Linhas de Produtos Positivo Informática Dispositivos móveis de leitura de conteúdos.
Tecnologia: Soluções Criativas e Acessíveis Por uma internet profissional – e viável Paulo Henrique Ferreira Gerente de Produto LANCENET! e TV LANCE!
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
DESAFIO TECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM. Madson ferreira Fase 2: apresentação do projeto 15/04/13 GRAVIDAP P.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
APRESENTAÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
Transcrição da apresentação:

A ERA DA REFERÊNCIA VIRTUAL MURILO BASTOS DA CUNHA Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Brasília, DF Brasil

Introdução (1) v Bibliotecas possuem longa e complexa história de mudanças tecnológicas v novas tecnologias foram, paulatinamente, incorporadas às suas atividades v essas tecnologias provocam mudanças internas e na provisão de produtos e serviços v últimos anos: mudança maior num tempo menor

Introdução (2) v Trabalho pretende servir de elemento auxiliar na importante reflexão sobre o tema. v A nossa época é uma dessas épocas em que a poeira das perguntas demora a assentar e quando as respostas chegam já estão obsoletas. (Roberto Campos)

O futuro da biblioteca v A temática é complexa e envolve aspectos conflitantes, podendo levar a uma paralisia v Proposição de Buridan: um burro faminto, situado a igual distância entre dois fenos, seria incapaz de decidir por um deles e morreria de fome

Estrutura tecnológica (1) v Estudantes de hoje tem vivência com mídias eletrônicas, PCs e videogrames. v Professores do século XXI se transformarão em desenvolvedores de experiências de aprendizado, motivadores e gerentes do processo de aprendizagem. v E as bibliotecas? ==>evolução tecnológica

Virtual Digital Tradicional moderna Eletrônica Zona de descontinuidade Tempo EVOLUÇÃO DA BIBLIOTECA Maturidade b a Automatizada ERA II ERA I ERA III ERA IV

Estrutura tecnológica (2) v Nos próximos anos quase a totalidade das bibliotecas estarão automatizadas e muitas serão digitais==> necessidade de mais $ v Aumento das velocidades das CPUs+ transmissão de dados+redução preços de memória ==> barateamento nos custos das TI v Incremento de uso da Internet em todos os países

Evolução do conceito v Biblioteca tradicional : onde a maioria dos itens é constituída de documentos em papel v Biblioteca digital/virtual : informação sendo armazenada de forma eletrônica disseminada independente de sua localização física ou do tempo

Características comuns da biblioteca digital (1) v Acesso remoto pelo usuário, via computador conectado a uma rede (24 horas) v utilização simultânea por duas ou mais pessoas v inclusão de produtos e serviços de uma biblioteca ou centro de informação

Características comuns da biblioteca digital (2) v Existência de coleções de documentos onde se pode acessar também o seu texto completo v provisão de acesso em linha a outras fontes externas de informação (ex: bibliotecas, museus, bancos de dados, rádio, televisão, jornal) v utilização de maneira que a biblioteca local não necessite ser proprietária do documento solicitado pelo usuário

Estrutura: Acervo Informacional (1) v Duas funções da biblioteca sofrem perigo de extinção: a provisão de acesso e a preservação dos conhecimentos v Dificuldades para prover acesso à totalidade da informação demanda v Crescente custo dos documentos e a explosão bibliográfica ==> impossível crescer no mesmo ritmo do passado

Estrutura: Acervo informacional (2) v Preservação dos conhecimentos: muitas informações não são mais supridas pela biblioteca (ex: e-paper em Física) v usuários tenderá a usar mais o hiperespaço v crescimento do acervo digital v gerenciamento da localização do documento digital em outros acervos: pagamentos, direitos autorais

A Referência

Evolução do conceito (1) v A parte da atividade da biblioteca que diz respeito ao uso dos livros no recinto do edifício, e que difere do uso em casa (E. C. Richardson, 1950) v Inclui o auxílio pessoal e direto, dentro da biblioteca, para pessoa em busca de informação para quaisquer fins, e também várias atividades bibliotecárias especialmente dirigidas para tornar as informações mais acessíveis possível (M. Hutchins, 1944)

Evolução do conceito (2) v Processo de estabelecer contato entre o leitor e seus documentos de uma maneira pessoal. Seus documentos significa cada um dos documentos necessários por ele, no momento (S. R. Ranganathan, 1954). v É baseado na comunicação interpessoal (Myriam G. Martins, 1972)

O problema de referência v Utente/Usuário busca: v * resposta correta, em tempo hábil e na quantidade em que possa manipular. v O bibliotecário precisa: v * conhecer as fontes de informação; v * habilidade no manuseio e compreensão das fontes; v atitude de interação com pessoas; v conhecimento dos assuntos e contexto social

Funções da Referência (1): Diretas v 1) Assistência pessoal aos utentes na busca de informação v 2) Instrução formal e informal sobre o uso da biblioteca e seus recursos (visitas orientadas, uso do acervo, como preparar um trabalho, etc.) ==> educação do utente ( user education )

Funções da Referência (2): Indiretas v 1) preparação de bibliografias, índices, resumos, sumários correntes, etc. v 2) seleção de materiais (+ descarte) v 3) empréstimo-entre-bibliotecas v 4) administração do serviço de referência v 5) avaliação regular da coleção de referência e da biblioteca como um todo v 6) diversas: pessoal, orçamento, arquivamento, conferência, publicidade

Referência virtual (1) v As redes telemáticas possibilitam a oferta de serviços virtuais v Hoje na Web existem centenas de serviços de consulta operados por empresas: v Ask Jeeves ( v WebHelp (

Referência virtual (2) v Surgimento de serviços de referência digital ASKnão comerciais v Acesso: correio eletrônico, telefone, chat (bate-papo) e via Web v Congresso da ALA em 2000: poucas bibl. v Congresso da ALA em Jan. 2001: 65 bibl. v Em 2001: crescimento do assunto, com reuniões específicas, listas de discussão, artigos, teses

Tipos de referência virtual (1) v Telefone: o mais antigo e tradicional; custo das chamadas de longa distância v Correio eletrônico: final da década de 80; envio e recebimento da informação no horário mais conveniente para o cliente v Catálogos da biblioteca na Web v Videoconferência (Ex: Univ. of Michigan) v Páginas com Perguntas Mais Comuns (FAQ)

Tipos de referência virtual (2) v Listagem de especialistas de assuntos com seus s nas homepages das bibliotecas universitárias => facilita o contato v Listagem de bibliotecas especializadas com seus e-mals v Pool de bibliotecas: LC Collaborative Digital Reference Service - CDRS [ ]: hoje com 50 bibliotecas participantes

Públicos

v Diversificado, + pessoas com acesso à Web v A população ficando mais idosa v Ingresso de alunos mais idosos ou da Terceira Idade v Consolidação de cursos seqüenciais mais rápidos v O aprendizado na idade adulta está tornando a instrução contínua, em vez de episódica (Dreazen)

Conclusões

v Educação do usuário: uso da Internet, navegadores, etc. v Balcão de referência eletrônica: programas com agentes inteligentes para busca e atendimento do usuário-final v Incremento no uso do correio eletrônico v Índices/bibliografias com hiperligações com os documentos e seus textos completos O que fazer? (1)

O que fazer? (2) v A biblioteca como suporte informacional dos programas de EAD v Marketing dos produtos eletrônicos: v 1) esforço cooperativo entre as bibliotecas v 2) combinar as formas impressas e eletrônica v 3) informar a disponibilidade, aplicações, cobertura, benefícios e opções de acesso v Consolidação do SDI

Conclusões v Grandes mudanças nos próximos anos v Desenvolver capacidade para transformação v As bibliotecas que entrarem no processo de mudança irão sobreviver. Outras, com comportamento de avestruz, terão poucas chances de sucesso v Palavra-chave no tempo atual => Cooperação

A biblioteca nos próximos anos