UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro 2005 Instituto de Física.
Modelagem computacional no ensino de Física
PROJETO DE PESQUISA.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Investigação de Surtos
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
ENEM REDAÇÃO.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS PROCIÊNCIAS O ESTUDO DOS PLÁSTICOS COMO FORMA DE INSERIR O COTIDIANO NO ENSINO DE.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
LIDERANÇA.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE QUÍMICA PROGRAMA DE APOIO AO APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - PROCIÊNCIAS   ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE NORMAL Executor prof. DARCI BERLATTO Coordenador prof. Ms. RENATO HEINECK PASSO FUNDO, janeiro de 2004

2 - Dados de Identificação: 2.1 – Nome: Prof. Darci Berlatto 2.2 – Endereço: Rua Uruguai, 100/502 e-mail: berlatto_pf@ibest.com.br 2.3 – Telefone: (54) 311 7858 2.4 –Escola: Escola Estadual de Educação Básica “Nicolau de Araújo Vergueiro” - Passo Fundo 2.5 – Endereço: Rua Paissandu, 1839 2.6 – Endereço eletrônico: Telefone: (54) 312 2312 2.7 – Diretor(a): Valesca Oliveira Brener 2.8 – Coordenador(a) pedagógico(a): Izanir Erber Lorenzon 2.9– Série: finalistas Turma: formandos do curso de formação magistério 2.10 – Período de aplicação: desde o ano de 2000, com turmas semestrais. 2.11 – Professor coordenador do Curso: Edgardo Aquiles Prado 2.12 – Professor orientador: Prof. Ms. Renato Heineck

3 – Objetivos: 3.1 – Geral Proporcionar aos alunos formandos do curso de formação de professores na modalidade normal da Escola Estadual de Educação Básica “Nicolau de Araújo Vergueiro”, uma atualização dos conhecimentos de Ciências.   3.2 – Específicos: Preparar os temas e as aulas experimentais de Ciências que formarão o corpo do projeto; Elaborar a metodologia adequada ao trabalho a ser desenvolvido; Ressaltar essa metodologia às dificuldades futuras que irão encontrar quando de sua ação profissional; Avaliar os diferentes estágios de dificuldades nos conteúdos apresentados, relacionando-os as diferentes séries do ensino fundamental;

4 – Justificativas:     Considerando:      * que dentro do projeto “Recursos alternativos para laboratório de Física e Química” equipamentos, com materiais de baixo custo, são doados para a escola;     * que esses equipamentos foram testados, avaliados e aprovados pelo professor coordenador do projeto;     * que de posse desses equipamentos e disponibilidade dos professores executores, a direção e coordenação dessa escola estão de acordo com o desenvolvimento desse;      * que fossem atendidos aos pedidos dos professores executores dessa atividade, às mínimas solicitações de recursos didáticos necessários;   * que aos alunos participantes desse curso lhes fossem dados um certificado de participação; * que a interatividade proporcionada pela metodologia a ser adotada nesses encontros permita aos participantes passar a ser um elemento ativo na busca da informação e não apenas passivo diante das situações problemas;

   * que na Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro existe uma proposta que dá sustentação metodológica à ação do futuro educador;      * que a maioria das escolas das redes de ensino não possuem recursos didáticos para uso de aulas experimentais;       * que nossos futuros educadores, formados por esse educandário, atuarão nessas escolas;     * que a metodologia a ser adotada possibilite ao participante a compreensão de conhecimentos científicos de difícil relação, dificuldade essa encontrada tanto pela falta de materiais e equipamentos ou mesmo pelo perigo que representa o experimento;       * que o uso dessa metodologia, por parte dos futuros professores, seja repassada em encontros sistemáticos com os professores executores desse projeto, que também são professores do curso normal nessa escola; Portanto, a coordenação desse projeto, bem como os professores executores do mesmo, com o auxílio da direção e coordenação do referido curso está apta a colocar em funcionamento este projeto, que por certo virá a complementar a formação dos futuros educadores, fornecendo a esses subsídios não apenas teóricos, mas metodológicos que virão a ajudá-los quando de sua ação profissional

5 -Referencial teórico É constatado por investigação didática que há alunos que se desinteressam pelas disciplinas de Ciências ao longo do período de escolarização, pesquisa feita por Yager(1982, p.3). Uma possível explicação para isso está no tipo de ensino a eles apresentado, onde por vezes limitam-se os objetivos em detrimento a conhecimentos pouco relacionados à realidade, afastados das aplicações práticas e de difícil compreensão para muitos. Se lhes fosse apresentado um trabalho experimental, organizado e adaptado, conforme pesquisa feita e caracterizada por Heineck (1999), proporcionar-se-ia o estímulo, e favorece-ia a aprendizagem, aumentando as expectativas que desenvolveriam as técnicas de investigação, ressaltadas por Vygostsky, como zona de desenvolvimento proximal, termo esse a ser aprofundado na análise reflexiva.

O processo da criatividade, que, para muitos, parece estar ligada ao artístico deve estar ligada a imaginação criativa que surge de experiências prévias já contidas no indivíduo, fruto de percepções internas e externas, de onde surge a reorganização do material já acumulado. Esta atividade completa-se na cristalização da imagem externa, logo, devemos proporcionar aos alunos a desenvolverem a capacidade de enfrentar o novo, o desconhecido (Moysés, 1997, p.42-44). Sabe-se também que conteúdo e método estão relacionados, onde os métodos que favorecem o desenvolvimento mental, levam os educandos ao desafio. Os conceitos, por sua vez, são importantes e devem ser apreendidos, e o material didático remete a conceituações abstratas, que não se esgotam em si.

Disso exposto sugere-se o uso de materiais didáticos, em situações concretas, para o qual o professor deve estar atento e cuja utilização siga processos que conduzam a abstrações e generalizações, isto é, passar do pensamento concreto ao pensamento lógico, que é conceitual. Deve-se permitir que o aluno se torne crítico e capaz de questionar o que lhe é apresentado como descoberta, desafiando a sua significação e relevância na sociedade. Portanto, as possibilidades do conhecimento, perpassam por apresentar situações diversas de metodologias e esse projeto é uma dessas, pois viria a atender os anseios dos professores e como conseqüência os dos educandos. Vale lembrar que, a escola já possui os equipamentos construídos e doados dentro do projeto “Recursos alternativos para laboratório de Física”, bastando para isso montar e desenvolver tais atividades, conforme apresentado no cronograma.

6 – Referencial metodológico Possibilitar a interação e compreensão dos temas a serem abordados, contendo a parte teórica e experimental, a partir de Equipamentos construídos para aulas experimentais com auxílio de materiais de baixo custo, a fim de que o próprio educando interaja com os aparelhos de laboratório, tornando-os ativos no processo ensino-aprendizagem, tendo o professor como elemento mediador desse processo. Condicionar a participação dos alunos, futuros educadores, e Aquisição de certificado, a montagem de relatórios a serem entregues e avaliados pelo coordenador do projeto, referente a cada encontro; Avaliar o desenvolvimento do projeto e sua metodologia; Adaptar o desenvolvimento desse projeto, as avaliações propostas; Divulgar os resultados do desenvolvimento do projeto.

7 - Referencial bibliográfico FERREIRA, Norberto C. As diferentes formas de atuação no laboratório. São Paulo, 1985. Tese (Doutorado) Instituto de Física, USP.  FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.  GESTÃO Democrática do Ensino Público, Lei nº 9.394/96, Passo Fundo: Ediupf, 1998.   MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vigotsky à educação matemática. São Paulo: Papirus, 1997.  VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984.   . A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.  __________. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Na etapa final desta pesquisa, muitos fatos, experiências e CONCLUSÃO Na etapa final desta pesquisa, muitos fatos, experiências e resultados podem ser relatados. O caráter interinstitucional e interdisciplinar deste trabalho trouxeram varias contribuições positivas, tornando ainda mais importante e enriquecedor o trabalho desenvolvido pela disciplinas que compõe a área de Ciências. Como fatores significativos pode-se citar: o total cumprimento do cronograma atingindo os objetivos propostos nas atividades; e a perfeita adequação da metodologia escolhida para pesquisa, permitindo a realização de uma análise minuciosa dos dados coletados, de forma tanto quantitativa quanto qualitativa.  

Entre os principais resultados obtidos e conclusões advindas desta pesquisa, relacionam:   1)      a grande maioria dos alunos, apresentaram dificuldades quanto a redação dos relatórios, faltando a esses aspectos relacionados a redação de temas, concordância verbal e científica dos experimentos; 2)     a falta de iniciativa quanto a suas exposições referentes a temas voltados ao seu cotidiano, numa demonstração claro da pouca aplicabilidade do valor dialético de sala de aula; 3)      a “inibição científica”, ou seja, a incerteza da exposição individual, quando desfiada a expor tal fato; 4)      a certeza de não “ter conhecimento de nada” quando desafiados em determinados temas;

5)  a certeza que conhecimento só há de parte do professor ou de livros didáticos, onde a esses se confia plenamente nas afirmações e nos resultados; 6) a garantia que aulas desenvolvidas de modo experimental são mais atrativas e participativas por parte dos educandos; 7)   os equipamentos adotados para esses encontros são de simples manuseio, o que facilita a compreensão dos assuntos tratados; 8)  a inter-relação entre disciplinas, das quais destacam a matemática, o português, a biologia e a química; Portanto, percebe-se através destes resultados e conclusões que os objetivos propostos por esse projeto foram atingidos, bem como, surgiram fortes indicativos de continuação, com novas pesquisas que apontem para a melhoria da qualidade de ensino nessa área.