UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO AS DROGAS NO ENSINO DE QUÍMICA ADELMO MILTON DOS SANTOS SILVA ORIENTADOR: ADEMAR ANTONIO LAUXEN

OBJETIVOS Despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento químico, tendo como abordagem tópicos do cotidiano relacionado a Química Orgânica. Objetivo Geral

Objetivos Específicos · Envolver os alunos na pesquisa das fórmulas estruturais de substâncias consideradas drogas e seus efeitos sobre o usuário e para a sociedade. · Possibilitar a participação do aluno em discussões abertas sobre o assunto. · Trabalhar nomenclatura de compostos orgânicos, estrutura molecular e as funções orgânicas a partir das fórmulas estruturais.

JUSTIFICATIVA A adolescência é uma fase de profundas transformações na vida do ser humano. Esse é um período de indagações, conflitos na busca de si mesmo, na construção dos próprios conceitos e na procura da auto-afirmação. O adolescente aprende a caminhar sozinho e deseja encontrar seu papel na sociedade em que vive.

Não são poucos os obstáculos que o adolescente tem que transpor e a grande questão é: Como se posicionar diante de situações tão novas? É neste contexto que surgem as drogas, prometendo alívio, fuga e prazer.

Um dos principais problemas do ensino de Química no ensino médio é a falta de interesse demonstrada pelos alunos. Essa falta de motivação decorre da incapacidade de associação, por parte do aluno, dos conteúdos ministrados ao seu cotidiano. Segundo Vygostsky a interação social é de grande importância para uma aprendizagem efetiva e portanto a construção do conhecimento na sala de aula deve ser um processo de negociação entre professor e alunos.

ESTRATÉGIAS O método de ensino-aprendizagem adotado neste projeto prioriza a pesquisa pelos alunos das fórmulas químicas de algumas drogas, relacionando-as com o conteúdo introdutória das aulas de Química Orgânica, além da conscientização para o não-uso de drogas, por meio de dados que informam os efeitos e riscos de cada uma, levando os alunos a uma atitude de mudança no meio em que vivem, visando o bem estar coletivo e individual. Com isso, os alunos puderam relacionar a Química ao seu cotidiano.

Este projeto tem um tempo de duração de aproximadamente um mês e é dividido em duas partes distintas: um debate ministrado pelo professor e um trabalho em grupo sobre a abordagem conceitual do conteúdo químico, relacionando-a com efeito social das drogas.

No debate serão levantadas algumas questões como: O que são drogas No debate serão levantadas algumas questões como: O que são drogas? Quais são as drogas mais comuns? Existem drogas legais? Após ampla discussão serão abordados os seguintes itens: conceitos principais das drogas, classificação, drogas psicotrópicas, modo de ação das drogas no cérebro, riscos que as drogas oferecem, fatores que podem levar à dependência, os fenômenos relacionados ao uso da droga e depoimentos de usuários e internos.

DESENVOLVIMENTO A palavra droga, como outras na língua portuguesa, não possui uma definição restrita, podendo, dentre outros conceitos, significar medicamento, ou então transmitir uma sensação desagradável ou uma qualidade ruim, como em "- Ah, mas que droga...".

Droga Psicotrópica é aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento e trazendo como conseqüências alterações do comportamento e do psiquismo.