Fatos, Leis e Teoria 1.Teoria e Fatos 1.Papel da teoria em relação aos fatos 2.Papel dos fatos em relação à teoria 2.Teoria e Leis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
H/D H/D H/D H/D H/D H/D H/D H/D III- Tratamento Quântico para Átomos em Campos Magnéticos A construção do hamiltoniano E e M a partir de V e A 1a. Teoria.
Advertisements

VIII Espectroscopia luz luz Método envolve: excitação detecção Fontes
Modelagem computacional no ensino de Física Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro 2005 Instituto de Física.
Modelagem computacional no ensino de Física
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Qualidade de vida relacionada à saúde
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DO ESPAÇO-TEMPO
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Os dez mandamentos para o bem planejar
Calorimetria – Mudança de Fase Professor: Marcelo Alano.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Ciências de Materiais I
Ciências de Materiais I
Sensor de Proximidade Capacitivo
BERKELEY E O IMATERIALISMO
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE UNIVERSIDADE FEDERAL.
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Introdução à Estatística
SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Floresta Equatorial.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo XI Noções de Estruturas de Dados.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
Introdução Geral.
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
I – Comunicação – Redes – Física / Enlace Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Aluno: Wagner Silva Ferreira
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Introdução à Probabilidade
The Data Warehouse Toolkit
CLIMATOLOGIA.
PROTEÍNAS.
Análise do Desempenho dos Modelos
Introdução à Mecânica Bibliografia:
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

Fatos, Leis e Teoria 1.Teoria e Fatos 1.Papel da teoria em relação aos fatos 2.Papel dos fatos em relação à teoria 2.Teoria e Leis

Teoria e Fatos Senso comum: fato = realidade Senso comum: teoria = especulação – Minha teoria para este acontecimento é que... Aspecto científico – Fato = observação empírica e sistemática – Teoria = relação entre fatos. Ordenação significativa – Conceitos – Classificaçõe s – Correlações – Generalizaçõ es – Princípios – Leis – Regras – Teoremas e axiomas

Assim... Teoria e fatos não são opostos – Interrelacionados e indispensáveis à pesquisa Teoria = princípios fundamentais – Instrumento científico apropriado para explicação dos fatos Teoria e fato são interessantes ao cientista – Fatos levam à construção de teorias – Teoria guia a busca de fatos Haveria vários fatos não sistematizados, não relacionados, sem forma, dispersos, sem interligação

O papel da teoria em relação aos fatos Orientar os objetivos da ciência – Delimitar guiando a extensão dos fatos a serem estudados Cada área do conhecimento focaliza certos aspectos dos dados. Ex.: causa da obesidade. Concentrar inicialmente em hábitos alimentares e práticas físicas, depois fatores genéticos e estilo de vida. E estudar muito ou pouco é causa da obesidade?

Orientar os objetivos da ciência Para isto, a teoria atua: – Restringindo a amplitude dos fatos estudados em cada campo do conhecimento – Definindo os principais aspectos de uma investigação Ex. bola de futebol: Ponto de vista econômico – Oferta e procura, tipo de material Ponto de vista químico – Presença de produtos tóxicos ou alérgicos Ponto de vista social – Interação social, teoria de jogos, comunicação e contato físico

Oferecer um sistema de conceitos A teoria conceitua e classifica fatos – Um fato não é uma observação ao acaso, mas insere-se em um referencial teórico conhecido – A ciência seleciona os fatos que deseja estudar, escolhendo alguns aspectos (não todos) do fenômeno – Esta seleção é guiada por definições conceituais, que relacionam as idéias generalizadas, abstraídas da percepção científica dos fenômenos

A teoria oferece um sistema de conceitos A teoria tem as seguintes funções: – Representar os fatos, emitindo sua verdadeira concepção Ex.: choveu, esfriou. A chuva é causada pelo abaixamento da temperatura nas camadas altas da atmosfera, que favorece a precipitação das gotículas que formam as nuvens. – Fornecer um vocabulário científico (jargão) Impulso, momento, quântico, spin, calor,... – Expressar uma relação entre fatos estudados F=m.a, E=m.c 2, Q=m.c. T,...

A teoria oferece um sistema de conceitos Classificando e sistematizando os conceitos – Tabela periódica dos elementos químicos: devido à classificação realizada sobre conceitos como massa atômica, camadas eletrônicas, ponto de fusão, tipo de ligação química,... Resumindo a explicação dos fenômenos – Combustão: reação química que libera energia na forma de luz e calor e que se realiza mediante a presença de substâncias combustíveis (ex. Papel) e comburentes (ex. Oxigênio do ar)

A teoria resume o conhecimento Duas categorias de síntese do conhecimento – Generalizações empíricas exs. toda madeira flutua em água Todo fio apresenta uma tração máxima a que pode ser submetido, acima da qual lhe rompe – Sistemas de interrelações Grandes generalizações – Exs. Mecânicas newtoniana, relativista e quântica – Eletromagnetismo – Ligações químicas (física quântica + química)

A teoria prevê fatos Por trás das generalizações empíricas, a teoria afirma que, nas condições X, Y,..., tal fenômeno será observado. – Dois movimentos de marés diários – Eclipses solares e lunares – Chuvas de verão

A teoria indica vazios no conhecimento ex. do livro: causas do crime – Teoria até então existente não explicava os crimes de colarinho branco Traduções erradas ou incompletas Esofagite de refluxo em lactentes Inventário biológico nas florestas Informação não significa conhecimento – Transgênicos – Gorduras trans

O papel dos fatos em relação à teoria O fato inicia a teoria – Arquimedes na banheira – Galileu observando lustres suspensos na catedral de Pisa – Descoberta da penicilina – Descoberta da vulcanização da borracha – Fontes de Rádio gravam filmes fotográficos no escuro – Planetas no céu apresentam trajetórias retrógradas em algumas épocas do ano

O fato reformula ou rejeita teorias Novos fatos mostram constantemente lacunas na teoria Métodos hipotético-dedutivo, pelas tentativas de falseamento, provocam esta possibilidade Exs.: – Geração de luz em gás rarefeito de mercúrio ou sódio. Apenas tensões elétricas múltiplas de alguns valores. – Dualidade onda-partícula no caso da luz – Dinâmica à velocidades próximas às da luz

Fatos redefinem e esclarecem teorias Novas situações conduzem a observações melhores Aspectos particulares, não previstos no processo de generalização, podem causar uma ampliação (até com correções) na teoria Surgem hipóteses específicas Novas técnicas de pesquisa podem forçar a mudança de foco da teoria e alterá-la

Os fatos esclarecem os conceitos contidos na teoria Todo conceito ensinado em sala de aula é benvindo se acompanhado de exemplos que representam os fatos (e de contra-exemplos que permitem a precisa delimitação do conceito). Assim, o conceito existente na mente do professor é transmitido ao aluno com mais segurança

Teoria e leis Teoria: meio para interpretar, criticar e unificar leis estabelecidas – Modificando estas leis para se adequarem a novos fatos – Descobrindo generalizações novas e mais amplas Uma lei científica: – Resume grande quantidade de fatos – Permite e prevê novos fatos – Descreve regularidades ou normas

Teoria e leis Lei da queda dos corpos (Galileu) Lei das órbitas planetárias (Kepler) Lei das transmissões de pressão em um fluido (Pascal) Lei dos nós em circuitos (Kirchoff) Lei do salário mínimo (imposta) Toda lei comporta uma regularidade e um enunciado.

Teoria e leis A teoria é mais ampla que a lei – Classe de fenômenos Conjunto de leis empíricas ex.: a teoria da gravitação de Newton engloba a lei das órbitas planetárias de Kepler e a lei da queda livre dos corpos – Leis = enunciados de uma classe de fatos – Teorias estruturam e relacionam as leis – Teoria fornece um sistema de descrição – Teoria fornece um sistema de explicação geral – Teoria é uma abstração

Correlação entre fenômenos, leis e teoria