Bifenilas Policloradas (PCBs)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução dos meios de propulsão
Advertisements

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA
Tiocompostos.
O largo
Algumas Evidências Experimentais
Separação de misturas.
Ecologia Geral Limnologia (Ecologia Aquática)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG CENTRO DE CIÊNCIAS EM RECURSOS NATURAIS – CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL – UAEC ÁREA DE ENGENHARIA.
Preservação da Madeira Pentaclorofenol
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Hexaclorobenzeno.
Dioxina Integrantes: Rafael Ossamu Negoro
Medicina NUCLEAR.
ENEM 2008.
PROFESSORA: JOANA BOLSI TURMA: 9O ANO
Indaiatuba - Disciplina de Filosofia
HALETOS DE ALQUILA. HALETOS DE ALQUILA 1ª Guerra Mundial (1914 – 1918) Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) vs Tríplice.
Ocupação antrópica e problemas de ordenamento
FMU – FIAM FAAM Projeto de introdução ao paisagismo: Projeto do Parque
Cópia genética idêntica
PROJETOS MECATRÔNICOS DE MÁQUINAS
Aminoácidos e Peptideos
Grupo: Brenno Dacache, Angel Iglesias e Patrick Torres.
Aula fev.29 ENG 1090 – Introdução à Engenharia de Produção 2012 © George W L Sousa.
Desnaturação 4ª Parte.
Método utilizado em objetos complexos em que é necessária a representação de vários lados da forma.
Xintoismo Disciplina: E.M.R.C Sugerido por : Professor António
QUÍMICA DESCRITIVA.
1E Quím. Int. Prof. Rossoni.
Estratificação Social
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Evolução dos Computadores ou da Sociedade? Prof. M.E. Hamilton Luiz de Souza.
Seminário de Química Reações em solução e estequiometria de soluções Elisa C Guida.
Cálculo Estequiométrico.
Escola Secundária de Arganil
O Homem como animal político Definição aristotélica Objetivo: Demonstrar a Vida Política e social em Indaiatuba. “E.E Dom José de Camargo Barros” Grupo:
Quantidade de água disponível
DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA Profª. Lidiane Resende.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
DIAGRAMA DE FASES DA ÁGUA
Gorduras: importância e emulsões na alimentação humana
Ciências da Natureza e suas
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
ARN A Educação na Renascença A educação tornou-se moda e fonte de preocupação; Exigência diante da nova concepção de homem; Ideal de cortesia e de cultura.
Grupo: Ana Clara Mendes, Beatriz Torres e Leonardo Montes
CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002
Seminário de Química Geral - Capítulo 1
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Vida, morte, doenças e outras inércias.
Capítulo 1 – Matéria e Medidas
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
SISTEMAS DE ESGOTOS E EFLUENTES
Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte
Capítulo 3 Estequiometria
1. Apresentação do Grupo Gabriel Santos Rafael Felipe de Oliveira 2.
Água A base química da vida
Unidade 3 Classificação dos materiais
Poluição da água.
Moléculas Xenobióticas: Persistência e Biomagnificação
HALETOS ORGÂNICOS Na Química Orgânica, os compostos que apresentam átomos de Halogênio se classificam como Haletos orgânicos. O que seria um Halogênio?
TECNOLOGIAS DE REMEDIAÇÃO
Definições importantes
Descontaminação de solos
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Benzeno Prof° Marcelo Alves Cursinho da FEA-USP
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
Poluição dos Recursos Hídricos
Transcrição da apresentação:

Bifenilas Policloradas (PCBs)

Estrutura e propriedades químicas São hidrocarbonetos clorados que consistem em dois anéis de benzenos unidos por uma ligação simples C-C, podendo apresentar diversas substituições com até 10 átomos de Cl. Tem como fórmula geral C12H10-nCln. No Brasil são conhecidos como Ascarel, tecnicamente chamado de Alocloro 124. Não tem cheiro nem gosto, são amarelados, voláteis à temperatura ambiente, podendo estar na fase gasosa (até 5 Cl) ou líquida(6 Cl ou mais), além de serem hidrofóbicos, possuindo assim alta solubilidade em solventes orgânicos (óleos e gorduras).

Inseticidas tradicionais A produção comercial de PCBs iniciou-se em 1920, pela Monsanto, nos EUA. Em 1983 foi proibido o uso da substância em todo o território americano. Os PCBs comerciais são uma mistura de 50 ou mais congêneres. Os inseticidas à base de PCB's são conhecidos comercialmente como Askarel, Aroclor, Clophen, Phenocloro, Kaneclor, Piranol, entre outros. Possuem alta constante dielétrica, elevada estabilidade térmica, alta toxicidade e reatividade, sendo assim quase quimicamente inertes. Existiam misturas técnicas contendo PCBs em diversos setores industriais.

Problemas ambientais - Contaminação da atmosfera através da combustão incompleta e volatilização de material organoclorado. - Os PCBs foram detectados na atmosfera à nível mundial, sendo encontrados até em regiões polares. - Os PCBs são incorporados às águas principalmente através de pontos de descarga industrial e urbana nos rios, lagos e águas costeiras; A entrada dos PCBs na cadeia trófica é devida a um processo de bioconcentração e biomagnificação, em razão da baixa solubilidade do composto em água. Estima-se que os PCBs têm uma meia-vida entre três semanas e dois anos na atmosfera, com exceção dos congêneres com um e dois cloros, e mais de seis anos em solos e sedimentos aeróbicos .

Efeitos toxicológicos dos PCBs Alteração das funções reprodutivas dos organismos, distúrbios na maturação sexual (testes em cobaias); Nos seres humanos as conseqüências de contaminação por PCBs observadas são cloracne, hepatomegalia, atrofia do timo, imunosupressão, neurotoxicidade, toxicidade dérmica, hiperpigmentação, problemas oculares, além da elevação do índice de mortalidade por câncer no fígado e vesícula biliar; Os sintomas apresentados por vítimas dos acidentes no Japão e no Taiwan foram: fadiga, dor de cabeça, dores com inchaço, inibição do crescimento da dentição, anemia, problemas sangüíneos, redução da condução nervosa, erupção na pele, despigmentação, dor nos olhos, entre outros;

Decomposição do PCB Decomposição Física: Incineração, Pirólise, Ultrassom e Radiação. Decomposição Química: são inúmeras as reações químicas possíveis mas estudos mostram que uma das mais efetivas é a reação de Fenton (Fe2++H2O2→Fe3++OH.+OH−) ou a fotólise que ocorre na atmosfera. Decomposição Biológica: é realizada atráves de micro-organismos que decompõem os PCBs, no entanto, a utilização desse método ainda é recente. Referências Bibliográficas: IUPAC. Compendium of Chemical Terminology, 2nd ed. (the "Gold Book"). Compiled by A. D. McNaught and A.Wilkinson. Blackwell Scientific Publications, Oxford (1997). http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.eloisegroup.org/themes/contaminants/images/pcbusage.gif&imgrefurl=http://www.eloisegroup.org/themes/contaminants/caseone.htm&usg=__lICIpBD5-HSJZx_85Zlhp8SsQqs=&h=380&w=552&sz=51&hl=pt-BR&start=105&um=1&tbnid=9PN8MLU9Qql-VM:&tbnh=92&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3DPolychlorinated%2BBiphenyls%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DN%26start%3D100%26um%3D1 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422001000300016&script=sci_arttext