Arquitetura de Sistemas de Informação Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática – Centro de Tecnologia Arquitetura de Sistemas de Informação Tania Fatima Calvi Tait Maringá, julho/2003
Roteiro de apresentação Considerações Iniciais Conceito de ASI Enfoques Modelos de ASI Considerações sobre ASI
Considerações Iniciais |Arquitetura de Sistemas de Informação Considerações Iniciais 1. Arquitetura de Sistemas de Informação Estabelecimento de um conjunto de elementos cuja finalidade é proporcionar um mapeamento da organização no tocante aos elementos envolvidos no processo de desenvolvimento/implantação de SI
Considerações Iniciais 1. Uso, disseminação e gestão da informação Sobrevivência das organizações e uso de TI ASI Uso adequado dos computadores e sistemas de informação Necessidade de SI que viabilize o fornecimento de informações adequadas
Considerações Iniciais 1. Organização integração Processo de negócios, Arquitetura desenvolvi- de SI sistemas e mento de SI com qualidade tecnologia Usuários
Temas envolvidos Sistemas de Informação Tecnologia de Informação Arquitetura de Sistemas de Informação
Integração entre SI, TI e negócios Recursos SI TI
Evolução do conceito de ASI 3. Arquitetura de Sistemas de Informação
Enfoques 3. Visões de ASI Enfoques Integrada Específica Recursos de informação PESI Desenvolvimento de Sistemas Datawarehouse e datastore Abrangente Infra-estrutura tecnológica Dados Negócios
Modelos de ASI
Estrutura de Zachman Dados Função Rede Acréscimo: Pessoas Motivação
Modelo Gifford: estrutura organizacional de um SI Plataforma de entrega do sistema Ciclo de vida de desenvolvimento Dados Função Conectividade Hardware
Arquitetura ARIS Definição das necessidades Visão da Especificação do Projeto Organização Descrição da Implementação Definição das necessidades Especificação do projeto Descrição da implementação Dados Controle Função
Arquitetura IFIP.WG Empresa Dados Procedimento Processos
Visão da estrutura CIM-OSA Organização Recursos Informação Genérico Parcial Particular Função Empresa Intermediário Implementação Blocos de construção
Arquitetura simplificada Organização Negócios Sistemas Tecnologia Usuários
Diagrama da arquitetura S-PRISMA Ambiente Externo Tecnologia Estrutura Cultura Pessoas Estratégia Processos PEN PETI PESI Análise da Motivação das Pessoas Análise do Impacto da Análise dos Processos e da Realização das Tarefas Adaptação da Estrutura à Reestruturação dos Processos Análise das Forças Competitivas na Industria Revisão da Visão e Missão e Valores da Empresa Concorrentes Fornecedores Clientes Funcionários Sindicatos Padrões Internacionais Governo Ongs Novas Tecnologias Diagrama da arquitetura S-PRISMA
Estrutura - departamento de defesa
Comparação entre modelos de ASI Problemas encontrados: Aspecto usuários Cultura organizacional Tipos de SI Tipos de empresas Integração com desenvolvimento de software Preocupação com questão tecnológica
Estrutura arquitetural 4. Usuários Operacionais Técnicos - Funcionários Processamento de transações Mainframe; Mudanças para cliente/servidor Infraestrutura Tecnológica TELEBRÁS Empresa TELESC
Bases para o modelo de ASI Organização Comunidade Externa Comunidade Interna SI Gestão Planejamento Missão Estrutura inicial para uma ASI
Elementos que envolvem SI Software Hardware Base de Dados TI Cultura Organizacional Classificação Desconfiança Mudança de gestão Usuários Organização
Modelo de ASI 5. Aspectos organizacionais Aspectos Técnicos ARQUITETURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA O SETOR PÚBLICO
Modelo de ASI proposto para setor público Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Sistemas de Informação USUÁRIOS internos/ externos Serviços Públicos
1. Estrutura governamental Modelo de ASI proposto para setor público 1. Estrutura governamental Missão Planejamento estratégico Cultura Organizacional Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação Plataforma de Governo
Modelo de ASI proposto para setor público 2. Serviços Públicos Serviços Públicos Serviços Administrativos do Estado Informações para a Tomada de decisão Atendimento ao cidadão Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação
Sistemas corporativos Modelo de ASI proposto para setor público Modelo de ASI proposto para setor público 3. Sistemas de Informação Executivo/ Governador Gerencial Parte Básica/ Sistemas corporativos Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação Metodologia de desenvolvimento de SI Recursos humanos e materiais Ergonomia Usuários: interno e cidadão
4. Tecnologia de Informação Modelo de ASI proposto para setor público Modelo de ASI proposto para setor público 4. Tecnologia de Informação Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação Política de Investimentos Desenvolvimento de produtos Plataforma Uso de Redes Micro-computador Ferramentas para desenvolvimento de software Mainframe TI - público
5. Usuários Modelo de ASI proposto para setor público Visão de atendimento ao público Treinamento Cidadão Usuário Interno Organizações Usuárias Continuado Específico: troca de governo Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação
Implementação do modelo de ASI proposto Um Modelo de ASI para o setor público Modelo de ASI proposto 5. Implementação do modelo de ASI proposto Elementos do modelo de ASI Características do setor/org. Componentes para a ASI Problemas Impacto Estrutura governamental Serviços Públicos Sistemas de Informação Tecnologia de Informação Usuários
Aspectos sobre o modelo de ASI proposto Um Modelo de ASI para o setor público Considerações finais 6. Aspectos sobre o modelo de ASI proposto Contribuição do modelo de ASI Restrições sobre o modelo proposto cultura organizacional tecnologia de informação estrutura pública
6. Considerações finais Um Modelo de ASI para o setor público Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Sistemas USUÁRIOS internos/ externos Serviços Públicos Organização Negócios Sistemas Tecnologia Usuários ASI simplificada ASI para setor público
6. Considerações finais Pesquisas futuras A cultura organizacional e a ASI O aprofundamento do aspecto “usuários” na ASI O estudo de ASI em outras formas organizacionais ASI e a arquitetura organizacional
Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Sistemas de Informação USUÁRIOS internos/ externos Serviços Públicos