Arquitetura de Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Escritório de Processos – UFRGS/PROPLAN – Profa. Ângela F. Brodbeck
Projeto DataCenter Requisitos, Benefícios e Dificuldades na Implementação da Gestão Estratégica na Área de Saúde Suplementar através do Bussines Intelligence.
Hermes do Amaral Pacheco
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
GESTÃO POR PROCESSOS ESTE MATERIAL FOI PREPARADO ESPECIALMENTE PARA NIVELAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PROCESSOS E É PARTE DO CURSO GESTÃO POR.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Implantação do Sistema MRP II
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.
Gestão Orientada para Resultado
Conectando pessoas, tecendo redes:
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Tribunal de Contas da União Secretaria de Tecnologia da Informação Missão da SETEC: Melhorar os resultados do TCU por meio da otimização de seus processos.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Curitiba outubro de 2009.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Secretaria de Comunicação
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA Divisão de Ciência da Computação CE-245 Tecnologias da Informação Prof. Adilson Marques da Cunha Débora Ap.
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Business and Competitive Intelligence
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Gestão de Pessoas com Deficiência Trajetória e Desafios
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA CODEVASF REGISTRO INTEGRAL DOS PRODUTOS E RELATÓRIOS DO PROJETO DE REALINHAMENTO ESTRATÉGICO 21 de novembro de 2006 CONTRATO.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Sistemas de Informação Capítulo 3
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Física / Enlace Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde Participação no 1 º Seminário de Disseminação das Experiências Inovadoras no SUS.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Administração de Sistemas de Informação
Administração de Sistemas de Informação A TI tornou-se um recurso essencial para auxiliar no posicionamento estratégico das organizações, influenciando.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Unified Modeling Language
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
APRESENTAÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Sistemas de Informação
Transcrição da apresentação:

Arquitetura de Sistemas de Informação Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática – Centro de Tecnologia Arquitetura de Sistemas de Informação Tania Fatima Calvi Tait Maringá, julho/2003

Roteiro de apresentação Considerações Iniciais Conceito de ASI Enfoques Modelos de ASI Considerações sobre ASI

Considerações Iniciais |Arquitetura de Sistemas de Informação Considerações Iniciais 1. Arquitetura de Sistemas de Informação Estabelecimento de um conjunto de elementos cuja finalidade é proporcionar um mapeamento da organização no tocante aos elementos envolvidos no processo de desenvolvimento/implantação de SI

Considerações Iniciais 1. Uso, disseminação e gestão da informação Sobrevivência das organizações e uso de TI ASI Uso adequado dos computadores e sistemas de informação Necessidade de SI que viabilize o fornecimento de informações adequadas

Considerações Iniciais 1. Organização integração Processo de negócios, Arquitetura desenvolvi- de SI sistemas e mento de SI com qualidade tecnologia Usuários

Temas envolvidos Sistemas de Informação Tecnologia de Informação Arquitetura de Sistemas de Informação

Integração entre SI, TI e negócios Recursos SI TI

Evolução do conceito de ASI 3. Arquitetura de Sistemas de Informação

Enfoques 3. Visões de ASI Enfoques Integrada Específica Recursos de informação PESI Desenvolvimento de Sistemas Datawarehouse e datastore Abrangente Infra-estrutura tecnológica Dados Negócios

Modelos de ASI

Estrutura de Zachman Dados Função Rede Acréscimo: Pessoas Motivação

Modelo Gifford: estrutura organizacional de um SI Plataforma de entrega do sistema Ciclo de vida de desenvolvimento Dados Função Conectividade Hardware

Arquitetura ARIS Definição das necessidades Visão da Especificação do Projeto Organização Descrição da Implementação Definição das necessidades Especificação do projeto Descrição da implementação Dados Controle Função

Arquitetura IFIP.WG Empresa Dados Procedimento Processos

Visão da estrutura CIM-OSA Organização Recursos Informação Genérico Parcial Particular Função Empresa Intermediário Implementação Blocos de construção

Arquitetura simplificada Organização Negócios Sistemas Tecnologia Usuários

Diagrama da arquitetura S-PRISMA Ambiente Externo Tecnologia Estrutura Cultura Pessoas Estratégia Processos PEN PETI PESI Análise da Motivação das Pessoas Análise do Impacto da Análise dos Processos e da Realização das Tarefas Adaptação da Estrutura à Reestruturação dos Processos Análise das Forças Competitivas na Industria Revisão da Visão e Missão e Valores da Empresa Concorrentes Fornecedores Clientes Funcionários Sindicatos Padrões Internacionais Governo Ongs Novas Tecnologias Diagrama da arquitetura S-PRISMA

Estrutura - departamento de defesa

Comparação entre modelos de ASI Problemas encontrados: Aspecto usuários Cultura organizacional Tipos de SI Tipos de empresas Integração com desenvolvimento de software Preocupação com questão tecnológica

Estrutura arquitetural 4. Usuários Operacionais Técnicos - Funcionários Processamento de transações Mainframe; Mudanças para cliente/servidor Infraestrutura Tecnológica TELEBRÁS Empresa TELESC

Bases para o modelo de ASI Organização Comunidade Externa Comunidade Interna SI Gestão Planejamento Missão Estrutura inicial para uma ASI

Elementos que envolvem SI Software Hardware Base de Dados TI Cultura Organizacional Classificação Desconfiança Mudança de gestão Usuários Organização

Modelo de ASI 5. Aspectos organizacionais Aspectos Técnicos ARQUITETURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA O SETOR PÚBLICO

Modelo de ASI proposto para setor público Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Sistemas de Informação USUÁRIOS internos/ externos Serviços Públicos

1. Estrutura governamental Modelo de ASI proposto para setor público 1. Estrutura governamental Missão Planejamento estratégico Cultura Organizacional Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação Plataforma de Governo

Modelo de ASI proposto para setor público 2. Serviços Públicos Serviços Públicos Serviços Administrativos do Estado Informações para a Tomada de decisão Atendimento ao cidadão Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação

Sistemas corporativos Modelo de ASI proposto para setor público Modelo de ASI proposto para setor público 3. Sistemas de Informação Executivo/ Governador Gerencial Parte Básica/ Sistemas corporativos Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação Metodologia de desenvolvimento de SI Recursos humanos e materiais Ergonomia Usuários: interno e cidadão

4. Tecnologia de Informação Modelo de ASI proposto para setor público Modelo de ASI proposto para setor público 4. Tecnologia de Informação Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação Política de Investimentos Desenvolvimento de produtos Plataforma Uso de Redes Micro-computador Ferramentas para desenvolvimento de software Mainframe TI - público

5. Usuários Modelo de ASI proposto para setor público Visão de atendimento ao público Treinamento Cidadão Usuário Interno Organizações Usuárias Continuado Específico: troca de governo Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação

Implementação do modelo de ASI proposto Um Modelo de ASI para o setor público Modelo de ASI proposto 5. Implementação do modelo de ASI proposto Elementos do modelo de ASI Características do setor/org. Componentes para a ASI Problemas Impacto Estrutura governamental Serviços Públicos Sistemas de Informação Tecnologia de Informação Usuários

Aspectos sobre o modelo de ASI proposto Um Modelo de ASI para o setor público Considerações finais 6. Aspectos sobre o modelo de ASI proposto Contribuição do modelo de ASI Restrições sobre o modelo proposto cultura organizacional tecnologia de informação estrutura pública

6. Considerações finais Um Modelo de ASI para o setor público Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Sistemas USUÁRIOS internos/ externos Serviços Públicos Organização Negócios Sistemas Tecnologia Usuários ASI simplificada ASI para setor público

6. Considerações finais Pesquisas futuras A cultura organizacional e a ASI O aprofundamento do aspecto “usuários” na ASI O estudo de ASI em outras formas organizacionais ASI e a arquitetura organizacional

Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Sistemas de Informação USUÁRIOS internos/ externos Serviços Públicos