Business Modeling - UML Desenvolvendo Casos de Uso Ademir CARNIEL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software Prof ª. Isabel Sofia de Brito Prof ª. Maria Fernanda Pedro.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Técnicas e Projeto de Sistemas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Introdução à Consulta 24/3/06. Categorias de comandos DDL : estruturação de objetos de BD Ex. create table, drop index, alter table... DML: manipulação.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
UML - Unified Modeling Language
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Sistemas Operacionais
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
CMP231 – Sistemas Embarcados Ronaldo Ferreira
Modelando com UML CMP 231 – Sistemas Embarcados
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Snap Together Visualization. Introdução - Exploração Visual de Dados Aplicada em conjuntos de dados abstratos. Facilitar a percepção de padrões, tendências,
Supply Chain Management
1 Oi BlackBerry. 2 Índice 1Configurando o seu aparelho BlackBerry 2Formatando o seu aparelho BlackBerry 3Solicitando senha de ativação empresarial 4Indicador.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Serviços Integrados na Arquitetura da Internet Apresentação: Fernando Nadal.
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Kelvin TamashiroRA = Cristiano SukRA = Maurílio CampanoRA =
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Sistemas de Informação Capítulo 3
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
5W1H.
Marketing de Relacionamento
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
Recursividade Estrutura de Dados.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Marco Antonio Montebello Júnior
The Data Warehouse Toolkit
Unified Modeling Language
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Programação Concorrente com Thread Java
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Transcrição da apresentação:

Business Modeling - UML Desenvolvendo Casos de Uso Ademir CARNIEL

UML - Conceitos A UML é uma linguagem para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema complexo de software. Sendo uma linguagem, a UML tem uma sintaxe e uma semântica bem-definidas. A parte mais visível da sintaxe da UML é sua notação gráfica. A UML é uma linguagem guia, aonde seus modelos de sistemas e seus respectivos projetos são expressos em um modelo OO orientado a objeto. Esta linguagem guia serve de auxílio principalmente para Gerentes de Projetos, Analistas, Modeladores e Desenvolvedores. A UML é adequada para a modelagem de sistemas de informação corporativos, para auxiliar na construção de produtos de software ou para construir sistemas embutidos complexos que requerem processamento em tempo real. do Livro Desenvolvendo Aplicações Web com a UML estendida (WAE): Claudia Llana

Use case – um caso de uso é um conjunto de cenários amarrados por um objetivo comum ao usuário/utilizador. Um cenário é uma sequência de passos que descreve uma interação entre um usuário/utilizador e um sistema. Use Case – conceitos Um formato para capturar um caso de uso consiste na descrição de seu cenárioprimário como uma sequência de passos enumerados e as alternativas para as variações encontradas. Use case – para visualizar um caso de uso ele pode ser representado por diagrama, em UML.

Use Case – representação geral Caso-de-uso C Ator gen/especializ. Caso-de-uso B Caso-de-uso A+ Caso-de-uso A

Use Case – associações Uma parte do comportamento é comum a mais de um caso de uso. Analista comercial Avaliar negócio Fechar preços Analisar riscos includes – inclusões Analisar riscos e Fechar preços requer o Avaliar negócio

Use Case – associações generalização – especialização Negócios c/limites excedidos requer mais detalhamento do que Registrar negócio. Um caso de uso (filho) émais especializado do que o caso de uso (pai). Vendedor Negócio c/limites excedidos Registrar negócios Analista comercial

Use Case – associações Cliente extend – extensão Vender produtos Baixar estoque... Liberar crédito Vender produtos requer mais detalhamento... Um caso de uso émais detalhado com outros caso de uso.

Use Case - Caso Prático: Hotel Funções do sistema (descrição 0): -Controlar cadastro dos tipos de quartos; -Controlar cadastro dos quartos; -Controlar cadastro dos hospedes; -Controlar cadastro dos dependentes; -Controlar serviços de hospedagem; -Controlar reservas; -Controlar fluxo de caixa; -Controlar consumos dos quartos; -Malas diretas; -Gerenciamento geral do hotel/pousada; -Estatísticas; Coletado em:

Caso de Uso - Elaboração Ao elaborar um caso de uso, o primeiro passo é identificar os atores e funcionalidades, mas não na visão de desenvolvimento e sim como requisitos que o cliente espera que serão entregues ao final do projeto. Isso identificado, vamos elaborar o diagrama, onde identificamos as relações entre os casos de uso, segue algumas: Extensão > Relacionamentos não obrigatórios, ou o use case que deve ser invocado não dependem do que invoca para viver. Inclusão > ou > Relacionamento obrigatório, o caso de uso que invoca o processo utliza sempre o que é invocado. O caso de uso invocado depende somente dele para viver. E outros...

Caso de Uso - elementos Depois do diagrama elaborado é necessário textualizar todos os casos de uso seguindo alguns tópicos, como mostra a proposta abaixo: Objetivo Atores Pré-Condições Pós-Condições Fluxo Principal Fluxo Alternativo Fluxo de Exceção Regras de Negócio isto é só uma dica, este assunto se estende muito mais...

Caso de Uso - modularização Tente dividir em módulos menores, se você já tiver uma boa visão do sistema como um todo. Por exemplo: - Gestão Pessoal (hóspedes, clientes, fornecedores) - Gestão de Caixa (fluxo de caixa) - Gestão de hospedagens Fica mais fácil analisar e fazer diagramas de partes menores. Isso irá facilitar no desenvolvimento também. Vc pode dividir a construção em etapas. Por exemplo: na primeira etapa, apenas alguns módulos serão construídos. Eu prefiro fazer casos de uso mais simples e mais breves.

Caso de Uso – Gerenciar Quarto Caso de uso que permite incluir, alterar, excluir e visualizar quartos. Esse Caso de Uso utiliza o caso "Localizar quarto". O gestor escolhe entre incluir (S1), alterar(S2), excluir(S3) e visualizar(S4). Subfluxo S1 - Incluir 1 - O sistema solicita o tipo do quarto e o número do quarto. 2 - O usuário informa os dados solicitados e confirma a operação. 3 - O sistema grava as informações (E1) Subfluxo S2 - Excluir 1 - O sistema executa o caso de uso "Localizar Quarto". 2 - O gestor confirma a exclusão. 3 - O sistema exclui o quarto. (E2) Subfluxo de excessão E1 1 - O sistema apresenta mensagem/erro indicando o motivo da não inclusão. Subfluxo de excessão E2 1 - O sistema apresenta mensagem/erro indicando o motivo da não exclusão. Tendo os casos de uso, vc pode identificar quais classes e atributos serão necessárias e os e relacionamentos das classes.

Caso de Uso – outro esboço RECEPÇÃO ----> Mantém informações sobre os hóspedes Info. de Dependentes. ----> Mantém informações sobre serviços de hospedagem. ----> Mantém informações sobre reservas. ----> Controla consumo dos quartos. ----> Realiza hospedagem. ----> Encerra hospedagem. FINANCEIRO ----> Mantem informações sobre recebimentos. ----> Gera nota fiscal no termino da hospedagem. COPA/COZINHA ----> Prepara e entrega o pedido. GERENTE ----> Emite relatorios sobre tempo de atendimento Prepara e entrega Pedido. ----> Emite relatorios sobre taxas de ocupação Realiza hospedagem ----> Gera mala direta. ----> Gerencia quartos.

Caso de Uso – objetivos atual Sugestão de algumas alterações nos objetivos do sistema: ? Controlar cadastro dos tipos de quartos; ? Controlar cadastro dos quartos; ? Manter informações sobre hóspedes; ? Manter informações sobre dependentes; ? Manter informações sobre serviços de hospedagem; ? Manter informações sobre reservas; ? Manter informações sobre recebimentos; ? Controlar consumos dos quartos; ? Gerar malas diretas; ? Emitir relatórios gerenciais (Taxa de ocupação); ? Emitir relatórios gerenciais (Tempo de atendimento sobre pedidos dos quartos);

Caso de Uso – descrição 1 A pousada basicamente trabalha da seguinte forma: a. O gerente realiza o cadastramento dos tipos de quartos. b. O gerente realiza o cadastramento dos quartos. c. A recepção realiza o cadastramento dos hóspedes e se necessário de seus dependentes. É inicializado o período de estadia do hóspede. d. A recepção realiza o cadastramento dos serviços de hospedagem (Passeios) que já estão inclusos no preço da hospedagem. e. A recepção realiza a reserva, se necessário informando o preço e o que nele está ou não incluído. f. A recepção cadastra o pedido do hóspede (Consumo do quarto) e encaminha para copa/cozinha. g. A copa/cozinha prepara o pedido e faz a entrega dentro do tempo estipulado pela gerência. h. Ao término da estadia é realizada a cobrança da hospedagem, e dos serviços prestados durante a permanência do cliente. i. O Financeiro emite a Nota Fiscal para o cliente no final da estadia e faz o controle dos recebimentos. j. O gerente gera as malas diretas. k. O gerente emite relatórios sobre as taxas de ocupação. l. O gerente emite relatórios sobre o controle de tempo (Pedido dos quartos).

business modeling UML - referência Ivar Jacobson et ali. Exemplos extraídos de Martin Fowler e Kendall Scott. Introduction to using the Unified Modeling Language (UML) www-106.ibm.com/developerworks/rational/library/360.html

Use Case – exercícios Use case – como é organizado e como é a sua representação gráfica ? Use case – cenário principal, cenário secundário,... ? Use case – como é organizado e representada a associação, o relacionamento na visualização UML de um use case ? Use case – quando utilizar casos de uso ? Use case – elaborar um para representar os requisitos do seu sistema (com2 ou mais de níveis de cenário). Nesta aula!!!