PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem computacional no ensino de Física
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Aluno: Gustavo S. Böhme Orientador: Prof. Dr. Roberto Martins de Souza
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Análise do Processo de Interceptação na Bacia Experimental do Rio Saci –SC Bolsista PIBIC/AA: Eddie Gabriel Teixeira Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos.
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
Realização Patrocínio Apoio LIBERAÇÃO DO CASO E SORTEIO DAS CHAVES São Paulo, 16 de Setembro de 2010.
UAB UFSC.
Gestão de Crises.
Projetos de Empresas Adm Prof. Luiz Brandão.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
Linha de Financiamento do BNDES para Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos - BNDES PMAT e BNDES PMAT Automático.
Supply Chain Management
Computação Ambiental e seus desafios Gilberto Câmara Diretor Geral, INPE Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Economia e Mercado 12ª AULA.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Clique.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Experiências na Avaliação da Gestão*
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
Organização e Redução de Custos
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL: reflexões Prof. Marco Polo Ribeiro.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
Os Setores-Chave da Economia de Minas Gerais: uma análise a partir das matrizes de insumo-produto de 1996 e 2005 Autores: Cândido Luiz de Lima Fernandes.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
1 I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas em Recursos Hídricos Brasília, Setembro de 2004 Workshop 2 Regulação de Serviços Públicos Jerson Kelman.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
Avaliação da contribuição do P-detergente cenário crítico (dados IBOPE) População estimada: 600 mil 1)Quanto da carga sub-total urbana é proveniente do.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
Fundos de Investimento 17/05/2010. Fundos de Investimento 1 Evolução do Patrimônio Líquido 2 Evolução da Captação líquida 3 Distribuição do PL no Mundo.
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
MCR CAPÍTULO: : Disposições Preliminares - 1 SEÇÃO: Introdução 2 - São objetivos do crédito rural: d) incentivar a introdução de métodos racionais no sistema.
Adm. Financeira de Organizações Públicas
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Administração de Sistemas de Informação A TI tornou-se um recurso essencial para auxiliar no posicionamento estratégico das organizações, influenciando.
Edital de Licitação n. 002/2007- Anatel, nas Faixas do IMT-2000 Edital de Licitação - Bandas F, G, I e J Emb. Ronaldo Mota Sardenberg Presidente da Anatel.
Um portal na Internet com informações sobre seguros, previdência complementar aberta e capitalização
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência.
(FINEP/MCT) Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação setembro/2004.
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
ESTÁGIOS DA RECEITA RECOLHIMENTO . ARRECADAÇÃO LANÇAMENTO PREVISÃO.
Aspectos Macro-Econômicos do Orçamento Cuiabá, 3 de agosto de 2004.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC ANALISE DA INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS NOS INDICADORES FINANCEIROS DOS MAIORES BANCOS DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROJETO INTERDISCIPLINAR: ECONOMIA E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Economia: Alexandre Silva de Castro Marcio Mendes Reis Ciências Contábeis: Juliana Querobino da Silva Vieira Leíse Silva Martins Professores Orientadores: João Adelino de Faria Júnior Luciano de Moura Martins

IMPORTÂNCIA DO SISTEMA FINANCEIRO CRESCIMENTO DA ECONOMIA REPOSIÇÃO/AUMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA INVESTIMENTO RECURSOS/CAPITAL

IMPORTÂNCIA DO SISTEMA FINANCEIRO RECURSOS/CAPITAL POUPANÇA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

IMPORTÂNCIA DO SISTEMA FINANCEIRO POUPADORES INVESTIDORES

OBJETIVO Analisar a influência das variáveis macroeconômicas nos indicadores financeiros de rentabilidade, liquidez e alavancagem dos maiores bancos atuantes no Sistema Financeiros Nacional.

METODOLOGIA Indicadores financeiros: Balanços patrimoniais

METODOLOGIA Variáveis Macroeconômicas

METODOLOGIA Modelo econométrico de regressão de dados em painel: Eviews onde: Y é o indicador financeiro, i representa o i-ésimo banco t representa o t-ésimo período de tempo. j é a quantidade de variáveis macroeconômicas, X são a variáveis macroeconômicas, e u é o erro aleatório.

METODOLOGIA Balanços patrimoniais semestrais: julho de 1995 a dezembro de 2007 Variáveis macroeconômicas Modelo econométrico de regressão de dados em painel

JUSTIFICATIVA Contribuir com o estudo de um setor de grande importância para o desenvolvimento econômico do país, principalmente no contexto atual de incertezas provocadas pela crise de crédito nos EUA