Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Sociodigital. Lucila Maria Costi Santarosa – Coordenação geral e do NIIEE – Professora Orientadora do PPGEDU e PGIE / UFRGS- Pesquisadora 1 A CNPq Lourenço de Oliveira Basso – PPGIE/UFRGS- Bolsista CNPq- Doutorando PGIE
SOFTWARE LIVRE Desenvolvimento: NIEE/UFRGS Apoio financeiro: CNPq – MCT SEESP-MEC Filosofia da acessibilidade a PNE.
Acessibilidade Entendida como sinônimo de aproximação - um meio de disponibilizar a cada usuário interfaces que respeitem suas necessidades. Potencialize a construção de uma sociedade de plena participação e igualdade de oportunidades a todos atores sociais e valorize a diversidade humana. As tecnologias digitais passam ao atuar como catalisadoras da inteligência coletiva, tornam-se entidades que propiciam o acolhimento à diversidade. Ao excluirmos usuários podemos estar sendo coniventes com o crime de apartheid neuronal, por não incluirmos todos os atores sociais nos coletivos inteligentes/aprendentes (Assmann,1998).
Acessibilidade Ao computador (TA) Ao navegador Às páginas WEB HOGETOP,LUIZA ; SANTAROSA, L. M. C. . Tecnologias Assistiva na Informáticas na Educação Especial:viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Informática na Educação, v. v.5, p. 103-118, 2002.
Potencializar a acessibilidade à WEB Significa que nenhum obstáculo pode ser imposto ao usuário face as suas capacidades sensoriais e funcionais – características do usuários Significa que o sistema deve ser acessível e utilizável, independentemente do software, da comunicação ou do equipamento – características do contexto de interação usuário-tecnologia
Objetivo Acessibilidade Plataforma Validação Funcionalidades Apresentação do Ambiente Considerações finais
Objetivo Espaço virtual de inclusão digital para que todos possam exercer sua cidadania em iguais condições de convivência e crecimento pessoal. Favorecer a interação / comunicação / navegação: ferramentas acessiveis a PNE para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e socio-afetivo. Ambientes de aprendizagem por projetos: o sujeito construindo conhecimento na perspectiva individual e coletiva.
Acessibilidade Principios de acessibilidade seguem as recomendações de regras internacionais: GUIA SIDAR WAI / W3C (Web Accesibility Iniciative / Word Wibe Web Consortion) Prioridade 1 – tem que absolutamente satisfazer- Nivel A Prioridade 2 – devem satisfazer- Nivel AA Prioridade 3 – podem satisfazer- Nivel AAA CONFORTO, Debora ; SANTAROSA, L. M. C. . ACCESSIBILITY: Discussing Human-Computer Interaction on the Web . In: Martin Llamas Nistal; Manuel Fernadez Iglesias; LuisAnido Rifon. (Org.). Computers and Education: Towards a Lifelong Learning Society. Espanha: Kluwer Academic Publischer, 2003, v. 1, p. 127-137. (PREMIO - CONGRESSO SIIE2005 - Espanha)
Acessibilidade Retirada de recursos não acessíveis do Teleduc (no qual o ambiente foi inspirado) Adicionando barra de acessibilidade: Agregação novas ferramentas: EVOC, Teclado Virtual de escrita LIBRAS e Oficina Multimídia
Eduquito – Plataforma Utilização unicamente de softwares livres Cliente: navegador(IE, Firefox...) e Internet Idiomas: Português – Espanhol - Inglês
Eduquito – Validação Validação: Automática: DaSilva Manual Etapas de Teste - usuários utilizando o ambiente: Sindrome de Down : X-Frágil Deficiência Visual Deficiência Auditiv Paralisia Cerebral Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Crianças e jovens hospitalizados (exclusão temporária)
Funcionalidades – Usuários Categorias de usuário: Mediador Coordenador Participante Administrador
Funcionalidades - Ferramentas
O Ambiente – Tela inicial
Tela de Entrada: Projetos
Áreas de Atividades
O Projeto
Agenda de Atividades
Midiateca
Informações Urgentes
Quadro de Avisos
Fórum
Chat Escrito
Chat Falado - Evoc
Correio
Grupo de Trabalho
Quem Sou
Meu Diário de Bordo
Espaço de Produção
Configuração
Administração
Teclado de sinais
Oficina Multimídia
Considerações finais O ambiente proposto, com acessibilidade a PNE, apresenta-se como uma alternativa para o processo de redução da exclusão digital em nossa sociedade Modelos de construção/utilização de espaços digitais/virtuais acessíveis a todos. Espaços virtuais de produção, interação convivência, aprendizagem e desenvolvimento, que abrem a possibilidade para a criatividade, as trocas e o crescimento individual e coletivo. Acessibilidade aos ambientes e ferramentas digitais como ação prioritária para a construção de uma sociedade inclusiva.
Contato E-mail do coordenador: lucila.santarosa@ufrgs.br E-mail do programador: lourencobasso@gmail.com Fone: +55 51 33083269 (NIEE/UFRGS) E-mail do núcleo: niee@ufrgs.br Site do núcleo: http://www.niee.ufrgs.br Site do AVA: http://www.niee2.ufrgs.br/~eduquito