Imperialismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia do Brasil.
Advertisements

Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Estágios de desenvolvimento capitalista
Teorias do Comércio Internacional
Capítulo 8 de Krugman e Obstfeld
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Porto Cervo Pizzaria Grupo: André Marins, Bruno Brasil, Gustavo Mascarenhas e Tiwana Mendonça.
Ana Paula Alves Charles Youssef Dib Marcelo Morgado Rafael Massa
Sociedade e Energia.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
A agricultura e a questão agrária
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
Formação territorial brasileira
Comercialização de Produtos Agroindustriais
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
A INDÚSTRIA QUÍMICA CONSTRUINDO A RIQUEZA DO BRASIL Apresentação de Nelson Brasil de Oliveira no I Encontro Regional de Química – RJ/ES Agosto/20051/10.
Trabalho Infantil no Brasil
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Revisão 1º Trimestre º Ano
Introdução à Economia 6ª AULA.
Economia e Mercado 6ª AULA.
Introdução à Economia 2ª AULA.
Revolução Industrial.
Independência dos EUA.
Período Napoleônico
Independência da América
INDEPENDENCIA DAS COLÔNIAS NA AMÉRICA
Guerra fria “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX.
Segundo reinado A aristocracia rural se consolida no poder.
Crise de 1929 ou A grande Depressão.
Disciplina : Geografia
“Assumi o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos,
1 – O Capitalismo. Prof. Orlando Castro.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Colonização da América Inglesa Profa. Paula Regina
Primeira guerra mundial
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Mario H. Marins Natália Fialho
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
1 I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas em Recursos Hídricos Brasília, Setembro de 2004 Workshop 2 Regulação de Serviços Públicos Jerson Kelman.
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
ÁSIA ASPECTOS FÍSICOS.
Departamento de Engenharia Elétrica
Departamento de Engenharia Elétrica
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Apresentação de Estágio Supervisionado
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Apresentação de Estágio Supervisionado Thárik Sérgio Ribeiro Bezerra.
Atenção:alguns exercícios já foram resolvidos em sala de aula!
1. Características físicas e naturais
Por que os EUA são, atualmente, uma (a) superpotência mundial?
2. AMÉRICA LATINA: GEOGRAFIA FÍSICA
América Latina: Os Estados Desunidos da América
A Primeira Guerra Mundial ( )
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Revolução Industrial A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Transcrição da apresentação:

Imperialismo

Fatores econômicos Segunda Revolução Industrial Aço, petróleo, energia elétrica, motor à combustão interna, automóvel,avião, cinema Busca por novas fontes de matéria-prima e aumento espetacular da produção Taylorismo – Controle científico do trabalho Surgimento do engenheiro Profissionalização da administração Expansão da industrialização para a Europa, EUA e Japão Crises cíclicas de superprodução e queda dos preços

Capitalismo Financeiro (monopolista) Fim da livre concorrência e surgimento de grandes conglomerados industriais trustes – empresas que absorvem as menores e monopolizam o mercado de determinado produto Cartéis – acordo entre grandes empresas para controlar os preços do mercado (oligopólio) Holdings – empresas (geralmente bancos) que tomam o controle acionário de várias indústrias e empresas, atuando coordenadamente para controlar o mercado

Imperialismo Domínio e divisão do mundo em colônias e áreas de influência controladas pelas potências industriais com o objetivo de garantir mercados consumidores, mão-de-obra barata e matéria-prima para suas indústrias Neocolonialismo – criação de colônias na Oceania, na África e na Ásia controladas diretamente pelas potências industriais (Europa e Japão) Imperialismo – controle indireto de países soberanos através de pressões econômicas. (EUA, Inglaterra e Japão) Ocupação mundial – bases navais em áreas estratégicas para garantir o fluxo de mercadorias nas rotas comerciais Investimentos de capital (extração de riquezas, transportes e comunicações) para escoar os produtos primários dos povos submetidos Falsa noção de progresso Aumento da dependência econômica

Tipos de colônia Enquadramento – minoria europeia em postos-chave administrativos controla enorme maioria nativa (Índia, África do Sul, Ruanda) Enraizamento – maioria europeia que ou ignorava ou exterminava as populações nativas – excedentes populacionais europeus (Austrália e Nova Zelândia) Protetorados – Manutenção das elites nativas sob o controle dos europeus. (Marrocos, Indochina e Egito) China e impérios decadentes – Áreas de influência Guerra do Ópio

Fatores políticos e sociais Concorrência comercial entre os países virou questão de Estado Protecionismo econômico através de barreiras tarifárias – quando o governo impede a entrada de produtos estrangeiros aumentando os impostos ou criando leis que proíbem a entrada de tais produtos. Controle de áreas coloniais permitia escoar a população excedente Imperialismo criava sentimento nacionalista entre a população,que apoiava os governos – Evitava a guerra civil e a revolução social

Justificativas ideológicas “Fardo do homem branco” – “civilizar” as populações não-brancas tidas como “inferiores” Etnocentrismo - Consiste na valoração de uma cultura estrangeira a partir de valores de sua própria cultura. Ex. Os europeus achavam que só a cultura deles era boa e que as outras eram “inferiores” e deveriam “evoluir” para ficarem iguais à da Europa. Darwinismo social – Conde de Gobineau – dominação do mais fraco pelo mais forte é “natural” e não deve ser alvo de considerações morais.

A partilha da África Conferência de Berlim (1885-1887) Não levou os interesses africanos em conta Fronteiras artificiais 90 % do território ocupado Introdução do capitalismo e do cristianismo Fim do modo de vida tradicional das populações africanas

Características Séculos XV e XVI Século XIX Benefício do Estado Busca por metais preciosos Pequena Imigração Difusão do Cristianismo como justificativa Século XIX Benefício da alta burguesia Busca de matérias-primas Incentivo à imigração Difusão da “Civilização” como justificativa

Ásia Oriente Médio disputado pela Inglaterra, França e Rússia Enfraquecimento do Império Otomano Petróleo e passagem para o extremo Oriente Índia controlada pela Inglaterra Apoio das elites locais Guerra do Ópio na China Tratado de Nanquim (1842) – Hong Kong Divisão da China em esferas de influência Inglaterra, França, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Japão

EUA e Japão EUA – Doutrina Monroe (1823) reservava as Américas para os EUA – desejo de controlar os mercados latino-americanos Intervenções no Caribe e América Central “Corolário Roosevelt” – política do Big Stick Panamá, República Dominicana, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Costa Rica (Banana Republics) Intervenções no Pacífico – Filipinas e Japão Japão – Era Meiji Abertura dos portos a partir de 1854 Industrialização e zaibatsus Imperialismo secundário na China, Coréia e Formosa Guerra Nipo-chinesa (1894-1895) Guerra Russo-Japonesa (1904-1905)

Consequências Exploração colonial resultou na criação de sociedades de consumo de massa (EUA, Inglaterra e Alemanha) Recomposição salarial nos países industrializados. Trabalhadores técnicos melhor remunerados Classe média Aumento da qualidade de vida das sociedades dos países imperialistas Aumento das rivalidades econômicas devido à divisão desigual dos mercados Extrema miséria das populações dominadas, desagregação das sociedades tradicionais e das culturas locais..