TA072 – SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO CORES 972785 Susana Sperone 992508 Thalita Barreto 991965 Juliana Moriya 981463 Karim SouzaCecília Borges 09/09/04
Introdução das Cores CORES PRIMÁRIAS Todas as cores presentes nos pigmentos são formadas a partir de três cores básicas fundamentais: VERMELHO, AZUL E AMARELO. As outras cores são derivadas destas.
São consideradas as cores secundárias: LARANJA, VIOLETA E VERDE. Introdução das Cores CORES SECUNDÁRIAS São consideradas as cores secundárias: LARANJA, VIOLETA E VERDE.
Introdução das Cores CORES TERCIÁRIAS Primária Secundária Terciária Vermelho + Laranja = Vermelho-Alaranjado Vermelho + Violeta = Vermelho-violáceo Azul + Verde = Azul-esverdeado Azul + Violeta = Azul-violáceo Amarelo + Laranja = Amarelo-alaranjado Amarelo + Verde = Amarelo-esverdeado
Introdução das Cores CORES NEUTRAS Todas as cores obtidas com a mistura das três primárias, de um par de complementares ou ainda, que contenham cinza ou preto na composição.
Ação da Cor no Ser Humano IMPRESSIONAR (a retina) CONSTRUIR (uma linguagem que comunique a idéia) EXPRESSAR (provoca uma emoção)
Meios de Influência Criação de espaço Cores quentes – espaço menor (se expandem) Cores frias – espaço maior Pesquisa científica Impacto no reino animal e vegetal Climatologia Clima quente – roupas claras Clima frio – roupas escuras
A Casa dos Mil Truques 73% das compras são decididas na hora da compra, não obedecem às listas de compra.
A Casa dos Mil Truques Supermercados exploram: Disposição das mercadorias; Cores das embalagens; Luz; Corredores; até os bancos da lanchonete.
A Casa dos Mil Truques Cor Vermelha e Laranja => usadas principalmente entre os supérfluos, pois são cores que chamam muita atenção.
A Casa dos Mil Truques Cor Vermelha => usadas para iluminação das carnes frescas, pois esconde manchas brancas e de gordura, que causam má impressão no produto.
A Casa dos Mil Truques Cor clara com iluminação => usadas nas prateleiras mais nobres, que ficam na altura dos olhos, que guardam os produtos mais caros e em produtos os quais se deseja influenciar a compra, diretamente no rótulo e não na etiqueta de preço.
A Casa dos Mil Truques Cor amarela => usada sobre os pães, realçando a cor e escondendo eventuais manchas de fungos (que seria mostrada no uso da luz branca ou azulada). Também sobre frutas e verduras, para que fiquem com tom mais vivo e aparência de frescas.
A Casa dos Mil Truques Cor azul e verde => usado em produtos de limpeza, pois lembram saúde, água e natureza.
O Poder das Cores COR IMPULSO A COMPRA Gera sensações no cérebro de fenômenos interrelacionados , carregando um poder decisório latente
Os Efeitos da Cor na Embalagem Vermelha Ilusão Física: Aumento de volume, peso e cor Efeito Psicológico: Estimulante e Dominante Particularidades: Alimenta a pressão Arterial
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações Vermelho: Lembra sangue, fogo, guerra. Liga-se às idéias de perigo, paixão, ardor, excitação. É usado em produtos que busquem uma imagem de arrojo.
Os Efeitos da Cor na Embalagem Laranja Efeito Psicológico: fortalece, provoca bem estar, alegria Ilusão Física: Impressão de calor, aumento de volume Particularidades: cansa a vista
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações Laranja: Evoca fruta, flor, outono. É associado com euforia, alegria. Aparece com destaque em embalagens que pretendem seduzir a juventude.
Os Efeitos da Cor na Embalagem Amarela Efeito Psicológico: estimula o sistema nervoso, anima a ação e o esforço Ilusão Física: Impressão de calor, aumento de volume Particularidades: Afasta os insetos
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações Amarelo: É a cor do ouro e, portanto, automaticamente associada à riqueza. Também evoca diversão. É ideal para guloseimas destinadas a crianças e jovens.
Os Efeitos da Cor na Embalagem Azul Ilusão Física: Diminuição de peso, refrescante, distância Efeito Psicológico: Sensação de repouso e revitalizante Particularidades: Afasta os insetos
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações Azul: Traz as idéias de céu e mar. Sugere frescor, paz, repouso. Aparece em mercadorias cuja imagem é associada à tranqüilidade.
Os Efeitos da Cor na Embalagem Verde Efeito Psicológico: sensação de alívio Ilusão Física: Impressão de leveza, vida e distância Particularidades: efeito deprimente se utilizado só
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações Verde: Lembra vegetação, pedras preciosas. Simboliza a esperança, a calma e a segurança. É a cor preferida para embalar os produtos cheirosos e perfumados, como os materiais de limpeza.
Os Efeitos da Cor na Embalagem Violeta Efeito Psicológico: adormece, melancolia Ilusão Física: Cor fria, diminui o volume Particularidades: vantajoso para pessoas nervosas
Os Efeitos da Cor na Embalagem Preta Ilusão Física: Aumento de calor e peso, diminuição de volume Efeito Psicológico: sensação de repouso, deprime Particularidades: absorve todos os raios solares
Os Efeitos da Cor na Embalagem Branca Ilusão Física: Aumento de volume Efeito Psicológico: Cansaço Particularidades: reflete o calor
Referências Bibliográficas Borges, Cecília. A casa dos mil truques. Revista: Emoção e Inteligência. Junho de 2000. Psicodinâmica das cores em comunicação. Livro: A natureza, o homem e a cor. A Magia das cores – Sem autor.