Toda manhã, na África, uma gazela acorda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Celso Gramática.
Advertisements

Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Qualidade de vida relacionada à saúde
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
4.4 Igreja: Comunidade de comunidades. Comunidades são escolas de diálogo interno e externo. (DGAE 64) O diálogo é o caminho permanente para a boa convivência.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Luiz Carlos Lisboa Gondim
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
“Missão Institucional”
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Matemática e Educação Ambiental.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
Missão Visão Valores.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Aluno: Wagner Silva Ferreira
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Sistema de Planejamento da Produção
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Colégio PORTINARI 2011 Educação Física BEM ESTAR!!!!!!!
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Toda manhã, na África, uma gazela acorda Toda manhã, na África, uma gazela acorda. Ela sabe que tem que correr mais rápido do que o leão para não ser alcançada e morta por ele. Toda manhã, na África, um leão acorda. Ele sabe que tem que correr mais rápido do que a gazela, ou morrerá de fome. Não importa se você é o leão ou a gazela. Quando o sol nascer é melhor começar a correr.

Fé na Prevenção O que é a Prevenção ? É chegar antes, no caso, antes das drogas. É promover ações que divulguem informações acerca das drogas. É educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e produtivos em vossas vidas.

Fé na Prevenção Prevenção Primária: evitar que o uso inicie ou retardar o máximo o inicio Prevenção Secundária: evitar que o uso aumente de frequência, se agrave ou resulte em dependência. Prevenção Terciária: tratar a dependência e suas comorbidades

Fé na Prevenção Drogas – qualquer substância capaz de alterar funções físicas e ou psíquicas do organismo. Estão presentes na maioria das comemorações, são associadas a alívio de tensão e tristeza, relaxamento, desinibição,animação...

Fé na Prevenção As drogas estão no nosso cotidiano,mesmo no das pessoas que não fazem uso, uma vez que as drogas aparecem nas notícias de televisão e jornal, nos relacionamentos sociais etc.

Fé na Prevenção O brasileiro gasta mais com cigarro do que com arroz e feijão, compromete 1,25% do orçamento familiar enquanto com arroz gasta 0,85% (FGV 2009) 15% da população é dependente de álcool 0,6% da população dependente de crack e cocaína

FÉ NA PREVENÇÃO Para trabalhar com Prevenção é necessário desmistificar a questão da droga É necessário entender a dependência de drogas como uma doença séria, progressiva e incurável É importante e necessário unir as frentes – educação, saúde e religiosidade

FÉ NA PREVENÇÃO Não devemos nos iludir pensando que falar sobres drogas é nos restringirmos a fazer palestras ou dar uma aula apontando para os jovens quais efeitos que a mesma causa. Falar sobre drogas é falar de várias esferas da vida destes jovens e também de nossas vidas, é tocar em um número muito maior de questões com amplitudes maiores que a droga em si.

Falar sobre drogas é educar Pode-se considerar que os adolescentes são mais vulneráveis as drogas, daí a importância da prevenção primária na escola, família e comunidade. Pesquisa em uma escola de São Paulo indica que dos jovens entre 13 e 17 anos 48% usam álcool, 22,5% tabaco, 14% maconha e 3% cocaína (UNIFESP)

Falar sobre drogas é educar Quanto mais se fala a respeito das drogas mais diminui o estigma em torno da mesma. O estigma em torno da dependência de drogas principalmente associado a violência gera afastamento Pesquisa aponta que o estigma faz com que 68% das pessoas prefiram manter-se distante do assunto

Prevenção na Escola A escola deve se envolver na prevenção pois as drogas interferem direta ou indiretamente na vida de todos nós. Professores e pais devem falar sobre drogas porque se não falarem correm o risco de “alguém” falar no seu lugar A escola é um lugar privilegiado para ações preventivas pois congrega crianças e jovens, é um lugar confiável que estimula o conhecimento e construção de valores

Prevenção na Escola A escola tem o privilégio de observar o aluno em situações que os pais não presenciam: aspecto cognitivo (como se dá a aquisição de conhecimento, interesse, participação) e aspecto social (como se relaciona com o grupo, cidadania, solidariedade)

Prevenção na Escola Educação compartilhada entre escola e família Promover atividades para os pais que favoreçam o acesso a informações confiáveis sobre temas pertinentes ao desenvolvimento dos seus filhos incluindo informações sobre drogas Diálogo aberto e constante entre escola e pais

Prevenção na Escola Os professores devem ter em mente que: Toda e qualquer atividade educativa pode ser promotora de saúde Nenhuma atividade promotora de saúde é perda de tempo Ter atitudes coerentes entre as atividades preventivas e o cotidiano da sala de aula

Prevenção na Escola Direção e Coordenação das escolas: Devem apoiar iniciativas de prevenção Favorecer a formação dos professores Atitudes coerentes com diversos setores da instituição tendo especial atenção as regras que devem valer para toda escola Inserir no projeto global da escola atividades de saúde e prevenção

Prevenção nas Empresas. A partir da década de 90 as empresas passam a se preocupar mais com as questões de saúde mental Empresas como Pirelli, EMBRAER e Mercedez Bens tem adotado políticas de prevenção e apoio nos casos de tratamento de dependência de álcool e outras drogas

Prevenção nas Empresas 71% dos dependentes de álcool e outras drogas estão empregados O prejuízo das empresas com o uso de álcool e outras drogas é de 4,5% do PIB (roubo, danos em equipamentos) Entre os 10 motivos de falta o alcoolismo está entre os 5 primeiros motivos

Prevenção nas Empresas 20 a 30% dos acidentes de trabalho tem relação com intoxicação por uso de álcool e drogas Licenças e ausência em períodos são 3 vezes maiores entre usuários de álcool e outras drogas

Prevenção na Família A família tem o dever de promover a saúde de seus membros através de: Vínculos saudáveis Apoio da família no processo de autonomia Normas claras em relação aos comportamentos sociais

Prevenção na Família Preservação da autoridade dos pais – pais são pais e filhos são filhos – não é possível uma boa educação se existir confusão de papéis Responsabilidade em se cuidar e auxiliar quem precisa Respeito as características de cada um – ninguém é igual a ninguém

Prevenção na Família Valorizar as conquistas da criança e do adolescente Conhecer os amigos e os respectivos pais Cobrar os compromissos assumidos

Prevenção Sistêmica É fundamental que todos os setores, educação, saúde e assistência social se envolvam no processo Os serviços de saúde em todos os níveis (primário, secundário e terciário) devem se articular Que os serviços funcionem integrados e em consonância com a realidade da clientela que atende

Prevenção Sistêmica Mobilizar todos os recursos da comunidade Prevenção centrada no conhecimento da realidade e prevenção de risco

Obrigado. Cibele Cesco Psicóloga cibeleck@hotmail.com