RECAPITULANDO... Apresentação Objetivo do curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem computacional no ensino de Física
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
LEITURA DE IMAGENS.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Formação de agentes da Pastoral da Comunicação JORNAL.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Qual é a função de um texto literário?
ENEM REDAÇÃO.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Língua Portuguesa Oficina : O trabalho do professor
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
5W1H.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Tamanho da amostra em pesquisa primária
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Transcrição da apresentação:

RECAPITULANDO... Apresentação Objetivo do curso Definição de gêneros(dificuldade em classificá-los) O trabalho do professor Qual gênero ensinar Gênero enquanto artefato/instrumento Textos/atividades para casa: 3, 4 e 5.

PROGRAMAÇÃO 15/05 Modelo didático Etapas da Sequência Didática Vídeo Caminho das pedras (objetivo/atividade) Comparando o material de 2008/2010 Jogo da argumentação: questões polêmicas do Brasil. O contexto e o folhado textual – infraestrutura, mecanismos de textualização e mecanismos enunciativos.

Atividades - capacidades de linguagem (II) Observem os textos: a. Que gênero textuais são esses? b. Onde podem ser encontrados? c. Quem os escreveu? Para quem? Com qual objetivo? d. Como estão organizados? e. Quais são suas prováveis características linguísticas?

As etapas da SD na sala de aula (I) Assista ao vídeo e liste as ações da professora ao trabalhar com a SD (as etapas do trabalho desenvolvido com os alunos) Discussão

As etapas da SD na sala de aula (II) Texto Marcas registradas em tatuagens transparentes e enumere as ações da professora ao trabalhar com a SD de memórias.

Tipos de atividades: SD No geral, quatro tipos de atividade com a linguagem podem ser desenvolvidas, de acordo com as capacidades a serem desenvolvidas pelos alunos: 1. a construção de representações sobre o contexto de produção no qual o texto vai ser produzido; 2. a elaboração dos conteúdos; 3. a organização de conjunto do texto; 4. os recursos lingüísticos necessários para a produção de um texto pertencente a um determinado gênero.

Modelo didático A construção do modelo didático permite: conhecer as características do gênero; delimitar os objetivos a serem atingidos em relação a essas diferentes capacidades; construir atividades necessárias para isso; identificar as capacidades que os alunos já desenvolveram e as que precisam ser desenvolvidas; construir instrumentos de avaliação e de auto-avaliação; avaliar diferentes materiais didáticos disponíveis para o ensino desse gênero.

Passos para elaboração do modelo didático de gênero Escolha do gênero; Seleção de vários textos do mesmo gênero; Consulta a experts do gênero; Consulta a teorias desenvolvidas sobre o gênero; Observação das práticas sociais sobre o gênero; Elaboração do modelo didático.

O contexto e o folhado textual (ISD) Contexto de produção; Infraestrutura textual: tipos de discurso e sequências; Mecanismos de textualização; Mecanismos enunciativos.

Contexto de produção Físico Emissor Receptor Lugar físico Quando Sociosubjetivo Enunciador (papel social) Destinatário (papel social) Instituição social Objetivos: efeitos sobre o destinatário

Infraestrutura textual Organização dos conteúdos temáticos. Tipos de discurso: o tipo de discurso pode ser implicado ou autônomo, ou seja, pode apresentar ou não implicação em relação ao ato de produção (através de dêiticos espaciais, temporais e de pessoa). Sequências: narrativa, descritiva, injuntiva (dar instruções), explicativa, argumentativa, dialogal.

Atividade: O eixo da implicação e da autonomia 1. Leia as frases e/ou diálogos abaixo e diga se é um discurso implicado ou autônomo. Assinale os elementos que permitiram a identificação. a) Vim num restaurante aqui perto ontem. b) A televisão fabrica o esquecimento. O cinema fabrica lembranças. (Jean-Luc Godard) c) Você sabe o que é isso? d) Vire à esquerda. e) Antes só do que mal acompanhado. f) As seqüências discursivas são uma outra forma de planificação. g) Gostamos muito do filme que assistimos na semana passada.

Mecanismos de textualização Conexão: organizadores textuais; Coesão nominal: substituições, apagamentos, anáforas; Coesão verbal: tempos verbais.

Mecanismos enunciativos Mecanismos de manutenção da coesão pragmática e relações com o contexto. Uso dos dêiticos de pessoa (o referente na situação de comunicação imediata); Distribuição das vozes; Uso de modalizadores; Escolhas lexicais.

Modalizações responsáveis pelas diversas avaliações do falante/enunciador sobre um ou outro aspecto do conteúdo temático. Infelizmente, não poderei te acompanhar. Você tem que ir ao médico. É provável que chova hoje.

Atividade - Modalizações Sublinhe os índices de modalização nos enunciados abaixo: a) Talvez pudéssemos ir ao cinema. b) Queria ter vindo ontem. c) Não se pode estacionar aqui. d) É provável que ela venha. e) Eu tenho que ir ao médico. f) Ainda bem que ele conseguiu. g) Que pena! h) Você não devia dizer isso. i) Esse restaurante é realmente bom.

Polifonia, vozes Discurso direto; Discurso indireto; Discurso indireto livre; Aspas e itálico; Ironia; Negação

Análise de um texto Analise o texto segundo o modelo de análise textual do ISD, detalhando todos os níveis do folhado textual.

Análise do gênero em diferentes níveis O aspecto visual global dos textos e suas grandes partes (Ex.: conforme o caso, capa, páginas iniciais, corpo do texto, páginas finais etc., ou título da seção do jornal, título do artigo, corpo do texto, assinatura ou ausência dela, formatação, tamanho etc.). Eles são construídos só com linguagem verbal ou também com outras linguagens? Qual é a função das outras linguagens utilizadas?

Identificação das características do contexto de produção dos textos (I) (orais, escritos ou digitais) a. Qual é o contexto sócio-histórico mais amplo em que o texto foi produzido? b. Em que esferas ou situações sociais (esferas da atividade e comunicação humana) esses textos são produzidos e lidos? c. Qual é o papel social do produtor desses textos, nessas situações em que ocorrem? Aluno, professor, médico etc.? d. Há um só destinatário ou vários?

Identificação das características do contexto de produção dos textos (II) (orais, escritos ou digitais) e. Qual é o papel social do(s) destinatário(s) desses textos? f. Qual é a relação existente entre eles? Formal? Informal? Simétrica? Assimétrica? g. Quais são, normalmente, os objetivos ou os efeitos que o produtor quer produzir sobre o(s) destinatário(s)? Convencer, informar? Divertir? etc. h. Que imagem o produtor deve passar de si mesmo nessa situação?

Identificação das características do contexto de produção dos textos (III) (orais, escritos ou digitais) i. Em que suporte são esses textos são veiculados? Jornais, revistas, computador etc.? j. Em que espaço desse suporte os textos são veiculados? k. Ele é veiculado separadamente ou junto a outros textos? Quais? l. Existem relações entre os textos que são veiculados juntos? Quais? Ex. artigo de opinião de um jornal. m. Quais são os temas que normalmente podem figurar nos textos pertencentes a esse gênero?

Infraestrutura textual O autor narra ou expõe fatos e/ou idéias, envolvendo-se diretamente, com o uso de pronomes e verbos na primeira pessoa ou não? O texto é organizado de forma narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa, dialógica ou em nenhuma dessas formas? O que tem isso a ver com o contexto de produção, com o objetivo do autor, com o gênero? Há trechos do texto em que os conteúdos estão organizados em forma narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa ou dialógica?

Mecanismos de textualização Mecanismos de conexão: Quais são os tipos de unidades linguísticas que marcam e relacionam as diferentes partes do texto? Mecanismos de coesão nominal Qual (quais) é (são) os tipos de coesão nominal que são característicos dos textos pertencentes ao gênero: repetição dos nomes, pronominalização, uso de sinônimos etc.? Que efeito produzem?

Mecanismos enunciativos Mecanismos de inserção de vozes -Além da voz do autor, existem outras vozes que aparecem de forma explícita? Quais? De que forma? Discurso direto, indireto, uso de aspas, etc.?

Mecanismos enunciativos Mecanismos de modalização -  Aparecem modalizadores em algumas partes do texto? -  Em quais? - O que indicam sobre a posição do autor em relação ao que ele diz ou em relação a seu destinatário?

Análise de texto Analise o texto conforme o folhado textual apresentado.

Resenha Código Da Vinci