SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Celso Gramática.
Advertisements

Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Subconsultas em SQL. Subconsulta Estrutura geral SELECT.... FROM.... WHERE [at] OPERADOR ( SELECT... FROM... [WHERE... ]) Declaração SELECT localizada.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Algoritmos com laços (ou seja, com conjuntos de instruções que devem ser executados repetidas vezes)
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
01-Texto, Linguagem e a redação no ENEM – Eixos Cognitivos
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Fazendo Slides no Power Point
Conectando pessoas, tecendo redes:
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Instrumentação de Sistemas - INS
Técnicas de Amostragem
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo XI Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
O que são os Dons Espirituais
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LITERATURA NA ESCOLA.
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
LIDERANÇA.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Como as Pessoas Aprendem?
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Marco Antonio Montebello Júnior
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
Transcrição da apresentação:

SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007

O celular... O celular proporciona conhecimento, habilidades, comportamentos e atitudes que ajudarão a ter sucesso na escola, no trabalho e na vida? O que os alunos podem aprender com o celular? A minha resposta: QUAL QUER COISA, se nós, educadores, planejamos atividades mais dirigidas. Há diferentes tipos de aprendizagem, como também, há diferentes processos que nós usamos para aprender. Pois cada momento requer uma estratégia deferente, e o celular pode ser útil em varias dessas ocasiões.

. OBJETIVO: Verificar o potencial pedagógico do novo gênero emergente PERGUNTA: Como orientar os professores de línguas para o uso dos SMS no campo lingüístico/educacional?

Base teórica: Teoria dos gêneros – Linha Nova Retórica –ênfase aos aspectos pragmáticos; A teoria dos gêneros não serve tanto para a identificação de um gênero como tal e sim para a percepção de como o funcionamento da língua é dinâmico e embora sempre manifesto em textos, nunca deixa de se renovar nesse processo (Marcuschi,2006).

Gênero da linha Nova Retórica Gênero é uma ação social, localizado dentro de uma comunidade retórica que se transforma,desenvolve e decai ( Miller,1994) Não descreve elementos textuais, mas explica como os gêneros respondem a diferentes exigências retóricas.

. São as situações retóricas que ajudam o aluno a pensar nos propósitos comunicativos, na audiências, na circunstancia no gênero.

A escrita SMS: Short Message Services 1.Forma abreviada de linguagem; É uma codificação própria do meio de comunicação. Seria até um pouco estranho que uma pessoa ao pretender mandar uma mensagem, no menor espaço disponível e em tempo limitado, se pusesse a escrever, de uma forma que não fosse simplificada.

Cont custo baixo; 3. pessoal; 4. assíncrono; caracteres; 6. Combinação de letras e números formando o som das palavras;

Cont... Ensinar fazer mensagem de texto é pura perca de tempo. O professor pode abordar as diferenças lingüísticas, as habilidades de tradução de uma língua para outra língua e mostrar as diferenças da escrita...Compreendendo a estrutura subjacente de como as línguas trabalham, os alunos passam a compreender a razão de ser das diversas manifestações do uso da língua, e as diferenças sempre em conformidade com os contextos.

Pense nisso.. 1. A escrita é importante na escola, porque é importante fora dela e não o contrário (Leite, 2001). 2. Não se escreve da mesma forma em todos os gêneros e suportes de escrita; 3. Os aparatos tecnológicos exigem a pratica da leitura e estimula a escrita por promover a liberdade de expressão entre os usuários (Xavier, 2005).

Atividades Pedagógicas Tipos de textos; Cenários; SMS Olimpíadas.

. As situações comunicacionais variam e são cada vez mais sofisticadas. Por isso o professor vai ter necessidade de estar sempre a aprender a ler, a falar, e a escrever, porque é constantemente confrontado com processos e fenômenos sociais novos.