A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão Ambiental Prof a Rejane Freitas Benevides Paraíso, TO. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Espelhos planos e esféricos
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
Vetores (2) Continuação.
Poder constituinte, estado de exceção e direito de resistência: olhando os recentes movimentos de insurreição Aluno: Allan Mohamad Hillani Vínculo: PIBIC/Fundação.
►► outras formas dessa equação:
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Compressão de Voz Francisco Socal Tiago Peres Leonardo Silveira.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
HAND: Height Above the Nearest Drainage
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Curitiba, 12 de Junho de 2007Carvão Vegetal TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E USO MÚLTIPLO DE CARVÃO ATIVADO. Bruno Bueno Carolina Griebeler Patrícia Quinsler.
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Objeções Fundamentos.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Sensor Fotoelétrico por Sistema de Difusão
Prof: Encoder Angular Prof:
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Segurança de Dados no MAER.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Jumpers 1. O que são Jumpers
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
TA 733 A – Operações Unitárias II
Organização e Redução de Custos
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LIDERANÇA.
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
SISTEMA COMPLEMENTO.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Linguagens Formais e Tradutores Linguagens Regulares (Revisão)
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
The Data Warehouse Toolkit
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
PROTEÍNAS.
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição com atividade inventiva. A molécula em si permanece livre para exploração por terceiros. ABS Molécula modificada a partir da molécula modificada C Como a molécula não é mais idêntica à natural, é passível de patenteamento desde que a modificação não seja óbvia e que ela possua aplicação em alguma atividade industrial. Esta invenção, por ter derivado de B, deve solicitar licença cruzada a B e pagar royalties a B pelo seu uso, caso B esteja protegido por patentes. Figura 1 – Um indívíduo acessa o ser vivo e isola uma molécula. Esta molécula, apresenta alguma atividade de interesse, emoliente, anti-viral, etc e a composição capaz de colocar esta atividade em uso, é então patenteada (vermelho, invenção A). Esta invenção está diretamente ligada ao sistema de ABS (seta verde); Uma modificação é introduzida na molécula natural seja pelo mesmo indivíduo ou por terceiros. Como a LPI não permite o patenteamento de moléculas naturais, a mesma encontra-se livre no estado da técnica para utilização sem a necessidade de pagamento de royalties para o titular da invenção A. Caso seja de interesse do inventor, esta molécula modificada poderá ser patenteada se a mesma apresentar atividade inventiva perante a molécula natural e se possuir alguma aplicação industrial (azul, invenção B). Esta invenção também se liga ao sistema de ABS pela definição de derivados que engloba os materiais originários do metabolismo com valor real ou potencial (seta verde); Novas modificações poderão ser introduzidas na molécula inventada em B gerando novas moléculas que também poderão ser patenteadas acaso estas modificações configurem atividade inventiva e as mesmas continuem apresentando aplicação industrial (lilás, invenção C). Caso a molécula modificada de B esteja patenteada, o titular da invenção C deverá royalties ao titular de B, pois houve a necessidade de uso de B para se chegar a C em um mecanismo chamado de licença cruzada (seta azul). Acaso B esteja patenteado, todas as invenções a seguir estarão ligadas ao sistema de ABS. etc. ABS???

B OGM contendo molécula natural ABS Como para a produção do OGM, há a necessidade do acesso ao recurso genético (a saber, o material genético extraído do ser vivo), a invenção de um OGM capaz de produzir a molécula natural é uma invenção do tipo B, ou seja um produto sintético gerado a partir de um produto natural. Este OGM pode ser patenteado caso seja um microorganismo de acordo com o artigo 18 da LPI. Figura 2 – Um indívíduo acessa o ser vivo para a produção de um OGM. Este OGM, apesar de não mais ser um organismo derivado diretamente da biodiversidade, produz um molécula recombinante que em nada difere da molécula original. Exceções podem ocorrer aqui como ausência de modificações pós-traducionais que as bactérias são incapazes de fazer, mas estas são raras. Como se trata de um produto sintético produzido a partir do material genético natural, o mesmo se enquadra na categoria de invenções B (azul). Todavia, o acesso ao OGM para isolar, purificar ou modificar a molécula natural nele clonada não altera a categoria de acesso, pois o acesso ainda estará ocorrendo na molécula idêntica à natural. Caso a molécula clonada no OGM seja modificada, o acesso a esta molécula alterará para a categoria C. ABS??? Acesso para isolar molécula natural Acesso para modificar a molécula natural B B Todas as vezes em que o acesso ao OGM ocorrer para a isolar, purificar ou modificar a molécula natural nele clonada, o acesso também se dará ao recurso genético inicial pois a molécula, apesar de recombinante, em nada difere da molécula original. Neste caso, o produto obtido permanecerá na catergoria B, a de invenções geradas a partir de produtos naturais.