Ação programada da água e da cultura Decênio Mundial de Ação Água para a Vida Década Brasileira da Água – 2005-2015 Dia Mundial da Água – ONU/UNESCO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

COSMOVISÕES SOBRE A ÁGUA
O que é a mídia? Definição de conceitos e gêneros
TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENSINO RELIGIOSO
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
Literatura Informativa
João Cabral de Melo Neto
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Arte e representação.
Literatura Ariano Suassuna
CELEBRAR Equipe do Serviço Social do
ÁGUA.
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO
Tu és minha vida, Jesus És meu amigo E a tua vontade, Doce Espírito
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano
Geração de 1945.
LOUVADA SEJA A DANÇA Santo Agostinho.
Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Religiões indígenas: a natureza é sagrada
SANTA TERESA – RIO DE JANEIRO
Tríduo em louvor á São João Batista
Ari Barroso.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma”.
Que gosto tem sua vida. João 2:1-10
MÁRIO QUINTANA ..
Mais Cultura nas Escolas
Sei que os Teus olhos Sempre atentos Permanecem em mim
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
Precedendo. Precedendo A Ceia do Senhor 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.  Atos 2:42.
A Janela dos Outros (Martha Medeiros) No livro, de ficção ( os desafios da terapia) do psiquiatra Irvin Yalom,, ele discute alguns relacionamentos padrões.
Memorial Emanuelle Lustosa
Habemus Papam 1.
E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010.
JOÃO GUIMARÃES ROSA FEITICEIRO DAS PALAVRAS, CABOCLO UNIVERSAL
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Tatá é muito legal. Ela fala cinco idiomas:
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
 Renova o regionalismo e eleva a qualidade literária de nossa literatura.  Estréia oficialmente na literatura com o livro Sagarana – 1946  Romances,
Estes estudos são baseados na revista Compromisso, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista.
NAS NASCENTES ÁGUA PURA UM LUGAR QUE VIDA PLENA PODE SE ENCONTRAR MAS TÃO LOGO ELA NASCE O SEU DESTINO, É ME ENCONTAR.
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999)
1 – Quando Galvão Bueno nasceu, ele berrou: Uééééééééé do Brasil!!! 2 – Toda semana, quando saem os números da sena, Galvão Bueno grita: “Eu sabia! Eu.
A Arte na Literatura de Cordel
UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS PALAVRA DE DEUS UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS.
União Nordeste Brasileira
Música Aquática (Georg Friedrich Händel). ESCASSEZ HÍDRICA E CULTURA Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE Dia mundial da Água 22 de março de 2007.
Revisão Autores Nordestinos.
Leia este lindo texto da Bíblia Sagrada Medite nele Passe aos da tua lista É parte da Palavra de Deus para você hoje.
João Cabral de Melo Neto
Linguagens Artísticas
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
4ª AULA- DIA 19/07/2015 ILHA DE PATMOS,JOÃO ESTAVA PRESO POR PREGAR A PALAVRA DE DEUS. MAIS PERSEVERAVA NA FÉ. JOÃO.
Venha conhecer a felicidade
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
A partir do Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, sancionado pelo então Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, as comunidades remanescentes.

Introdução à semiótica / semiologia Prof. Marcel Matias.
ARTE ISLÂMICA.
Até o dia em que eu morrer Mesmo que o mundo tenha mudado E ninguém mais se lembre o que é um encanto.
ABC CRISTÃO Clicar para passagem de slides Ligar o som.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
3ª Geração Modernista: pós-modernismo Reflexões existenciais/intimismo Experimentalismo lingüístico.
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
Transcrição da apresentação:

Ação programada da água e da cultura Decênio Mundial de Ação Água para a Vida Década Brasileira da Água – 2005-2015 Dia Mundial da Água – ONU/UNESCO 22 de março de 2006

UNESCO “Levando em conta o papel fundamental que ela desempenha na vida das sociedades, a água tem uma forte dimensão cultural. Sem compreender e estudar os aspectos culturais dos problemas ligados à água, será impossível chegar a uma solução durável.” Água e diversidade cultural, Declaração Ministerial, 3º Fórum Mundial da Água, 22 de março de 2003

Objetivos promover a inserção da dimensão cultural em projetos, atividades e eventos durante 2006, o ano da água e da cultura e no contexto da Década Brasileira da Água – 2005-2015 . Semanas da água Prêmios Programação Editorial

Montar acervo de informações Organização CDOC/ANA cdoc@ana.gov.br Alimentado por: ANA e demais parceiros Aplicações: Divulgação pública Internet Educação formal Comunicação- Programas de Rádio e TV Eventos e exposições Editoração

Acervo da água e da cultura A água e a palavra A água e as artes A água e as tradições religiosas A água e produção acadêmica

A Água e as artes Música Literatura, Poesia Cordel Artes Cênicas: Teatro,Dança Artes Visuais: Cinema, Fotografia, pintura Ordenamento do Espaço : Paisagismo, Arquitetura

Literatura de Cordel

Literatura e letras Perto de muita água, tudo é feliz – J.G.Rosa Imagens da água no romance Grande Sertão:Veredas, de João Guimarães Rosa Tese de João Batista Santiago Sobrinho, Letras – UFMG -2003

João Cabral de Melo Neto:             João Cabral de Melo Neto: E neste rio indigente, sangue-lama que circula entre cimento e esclerose com sua marcha quase nula, e na gente que se estagna nas mucosas deste rio, morrendo de apodrecer vidas inteiras a fio, podeis aprender que o homem é sempre a melhor medida.

Expressões da língua portuguesa: colocar água na fervura . água mole em pedra dura tanto bate até que fura ir por água abaixo ou fazer água tirar a água do joelho água-que-passarinho-não-bebe dar água na boca mudar como da água para o vinho.

Música Hino Nacional Brasileiro “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas” Aquarela do Brasil ..”Ô oi essas fontes murmurantes Oi onde eu mato a minha sede E onde a lua vem brincar”

Cinema Filmes premiados do Festival Internacional do Goiás

Lagoas urbanas

Paisagismo

A Água e as tradições religiosas poderes purificadores e sagrados. Afrodite, nascida da espuma do mar. Netuno, deus romano dos oceanos.

Tradição cristã O sopro e o espírito de Deus, no Gênesis, pairava sobre as águas. As narrações sobre dilúvios. O batismo cristão e a purificação.

Tradições afro-brasileiras Iemanjá Oxum

Tradição Indígena Brasileira Os povos indígenas: Sempre soubemos o valor da água para beber, limpar a pele, higienizar. Sempre celebramos a chuva. Nunca ofendemos ao Grande Criador, alterando a velocidade, o volume ou a forma dos rios em nome do desenvolvimento e do progresso. Marcos Terena