PROGRAMA MAIS CULTURA Outubro de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE/COM/PARA A JUVENTUDE Projeto de Extensão
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Senarc: atribuições institucionais
PAC:Progama de aceleração do crescimento
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Apresentação do Projeto
Economia da Informação
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
27/04/09. Programa Mais Cultura Criado em outubro de 2007, o Programa marca o reconhecimento da Cultura como: - Necessidade básica; - Direito de todos.
Plano Nacional de Cultura
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Quem é o jovem brasileiro?
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
O Procultura Nova Lei de Financiamento da Cultura Brasileira Fundação Joaquim Nabuco Recife 13 de agosto de 2012 Cultura em Debate.
VALE CULTURA Lei n , de 27 de dezembro de 2012.
O GOVERNO LULA ( hoje).
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Projeto de saúde e qualidade de vida
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO 150. Prevê o aumento dos recursos destinados da união para a cultura Orçamento Federal - Passará de 0,6% para 2%; Percentual.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
ONG – AME Associação Missão.
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
Mapa Estratégico da Indústria
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Viviane Silva da Rosa - UFSC
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
27/04/09.
CONCLUSÕES COOPERATIVAS CORRESPON- DENTES NO PAÍS CORRESPON- DENTES NO PAÍS MICROCRÉDITO MICROFINANÇAS INTRODUÇÃO 1 Realidade atual e tendências das microfinanças.
Aspectos Sociais Acesso à educação – 100% Empregos gerados pelo turismo- 13% Política de enfrentamento e prevenção à exploração infanto-juvenil Uso.
“Qualificação Profissional: construindo
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
PROGNÓSTICO.
27/04/09.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Analfabetismo Tecnológico
Juventude.
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
Lei Orçamentária Anual - LOA
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
Cultura Viva & Mais Cultura
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Prefeitura do Município de São Paulo SMC - Secretaria Municipal de Cultura São Paulo, dezembro de 2013.
Cia. de Dança Sprint Projeto Apoio:. CIA. DE DANÇA SPRINT INTRODUÇÃO  A Cia. de Dança Sprint surgiu em julho de 1993 com o objetivo de resgatar e difundir.
( ). cultura CULTURA #ECONÔMICA #SIMBÓLICA #CIDADÃ.
Metas Para NESTA ATIVIDADE ESTÃO INCLUIDOS OS PAGAMENTOS DOS SERVIDORES, OBRIGAÇÕES PATRONAIS, INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS E DESPESAS DIVERSAS DA.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA MAIS CULTURA Outubro de 2007

Indicadores da Exclusão Cultural PROGRAMA MAIS CULTURA Indicadores da Exclusão Cultural

93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte; PROGRAMA MAIS CULTURA – Indicadores da Exclusão Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano; 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus; 93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte; 78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar; Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso;

PROGRAMA MAIS CULTURA – Indicadores da Exclusão O brasileiro lê em média 1,8 livros per capita/ano (contra 2,4 na Colômbia e 7 na França, por exemplo); 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população; O preço médio do livro de leitura corrente é de R$ 25,00, elevadíssimo quando se compara com a renda do brasileiro nas classes C/D/E; Dos cerca de 600 municípios brasileiros que nunca receberam uma biblioteca, 405 ficam no Nordeste, e apenas dois no Sudeste;

PROGRAMA MAIS CULTURA – Indicadores da Exclusão 82% dos brasileiros não possuem computador em casa, destes, e 70% não tem qualquer acesso a internet (nem no trabalho, nem na escola); 56,7 % da população ocupada na área de cultura não têm carteira assinada ou trabalha por conta própria; A média brasileira de despesa mensal com cultura por família é de 4,4% do total de rendimentos, acima da educação (3,5%), não variando em razão da classe social, ocupando a 6ª posição dos gastos mensais da família brasileira.

PROGRAMA MAIS CULTURA II. Diretrizes

PROGRAMA MAIS CULTURA - DIRETRIZES GARANTIR ACESSO AOS BENS CULTURAIS e meios necessários para a expressão simbólica e artística; PROMOVER A DIVERSIDADE CULTURAL E SOCIAL, a auto-estima, o sentimento de pertencimento, a cidadania, a liberdade dos indivíduos, o protagonismo e a emancipação social; QUALIFICAR O AMBIENTE SOCIAL DAS CIDADES, ampliando a oferta de equipamentos e os espaços que permitem o acesso à produção e à expressão cultural; GERAR OPORTUNIDADES DE EMPREGO E RENDA para trabalhadores das micro, pequenas e médias empresas, assim como empreendimentos de economia solidária no mercado cultural brasileiro.

PROGRAMA MAIS CULTURA III. Linhas de Ação

PROGRAMA MAIS CULTURA – LINHAS DE AÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA – DIRETRIZES E LINHAS DE AÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA IV. Focos de Atuação

PROGRAMA MAIS CULTURA – FOCOS DE ATUAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA V. Metas e Ações

PROGRAMA MAIS CULTURA – METAS E AÇÕES

PROGRAMA MAIS CULTURA – METAS E AÇÕES

PROGRAMA MAIS CULTURA – METAS E AÇÕES

PROGRAMA MAIS CULTURA V. Territorialização

PROGRAMA MAIS CULTURA - TERRITORIALIZAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA VI. Parceiros

PROGRAMA MAIS CULTURA - GOVERNO FEDERAL

PROGRAMA MAIS CULTURA - BANCOS OFICIAIS

PROGRAMA MAIS CULTURA – MAIS PARCEIROS

PROGRAMA MAIS CULTURA VII. Orçamento

PROGRAMA MAIS CULTURA - ORÇAMENTO INVESTIMENTOS DO BRASIL NO MAIS CULTURA (2007 A 2010) ORÇAMENTO DA UNIÃO ATÉ 2010 PARCERIAS, CONTRAPARTIDAS, FINANCIAMENTOS E PATROCÍNIOS 2,2 BILHÕES 2,5 BILHÕES TOTAL 4,7 BILHÕES

Promover o acesso à cultura e à diversidade é investir em um país de todos.

PROGRAMA MAIS CULTURA ANEXOS

PONTOS DE CULTURA – CONCEITO AMPLIADO E INTEGRADO PONTO DE CULTURA PONTO DE DIFUSÃO PONTO DE LEITURA PONTINHO DE CULTURA PONTO DE MEMÓRIA PONTO DIGITAL CULTURA VIVA CULTURA DIGITAL CINE CLUBES BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS MUSEUS COMUNITÁRIOS BRINQUEDOTECAS, GIBITECAS E PARQUES INFANTIS

PROGRAMA MAIS CULTURA – CAPACITAÇÃO CULTURAL

PROGRAMA MAIS CULTURA – BIBLIOTECAS PÚBLICAS

PROGRAMA MAIS CULTURA - TERRITORIALIZAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA - TERRITORIALIZAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA - TERRITORIALIZAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA - TERRITORIALIZAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA – FOCO DE ATUAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA – FOCO DE ATUAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA – FOCO DE ATUAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA – FOCO DE ATUAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA – FOCO DE ATUAÇÃO

PROGRAMA MAIS CULTURA – FOCO DE ATUAÇÃO