O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imagem da Praça do Bocage - Setúbal Disciplina – Educação Visual
Advertisements

A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Cultura e Cultura Popular
Memória e Patrimônio Professora: Bárbara Tostes
Cultura popular Na escola
PATRIMÔNIO CULTURAL.
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
Resgatando o Folclore Brasileiro
O FOLCLORE BRASILEIRO VERA MARIA CANIÇALI.
O FOLCLORE BRASILEIRO.
9ºANO – SOCIOLOGIA – RESUMO
O FOLCLORE Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.
*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola)
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
Escola de Tempo Integral
CENTRO DE ESTUDOS FOLCLÓRICOS MÁRIO SOUTO MAIOR
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Rio Grande do Norte Um estado plural! História Turismo Folclore.
Músicas de espera com temas de astronomia e folclore
Literatura Linhas de Pesquisa
A Literatura infantil e seu caráter popular
Mais Cultura nas Escolas
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Cultura – conceitos e definições
L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.
Patrimonio Cultural Material de Campinas SP
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Antônio Ruas: Professor Universitário – UERGS, Gestão Ambiental Sanitarista - Escola de Saúde Pública Sociedades, culturas e relação com a natureza.
Identidades e Patrimónios Culturais CP4.
VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE I SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO.
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
LITERATURA ORAL (literatura popular e tradicional)
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Escola Secundária com 2/3 ciclos Prof. Reynaldo Dos Santos
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
O Folclore 1- Introdução A palavra folclore vem do inglês antigo, onde “folk” significa povo e “lore” vêm de ciência, sabedoria. O folclore nasce nas manifestações.
As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
PROJETO.
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Linguagens Artísticas
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Profª Eliza Harumi Fuji Ratagami
OFICINAS CULTURAIS Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em:
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo
ESCOLA MUNICIPAL DE MUSSURUNGA APRESENTA FOLCLORE, CULTURA E DIVERTIMENTO SEJA BEM VINDO.
CULTURA.
O que é FOLCLORE Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Literatura oral e tradicional
Patrimônio Histórico. A preocupação com a preservação remota a antiguidade classica, muitas legislações podem ser encontradas ao longo da história no.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
ARTE ISLÂMICA.
A Arte Naif e o patrimônio cultural Um pouco sobre Ponta Negra Bolsistas: Marcelly e Monique.
Patrimônio cultural.
Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard.
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
Transcrição da apresentação:

O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

CONCEITO Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. (VIII Congresso de Folclore – Salvador (BA), dezembro de 1995). Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

CULTURA ERUDITA CULTURA DE MASSA POPULAR Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

ORIGEM DA PALAVRA ANTIGUIDADES POPULARES WILLIAMS JHON THOMS – 22 DE AGOSTO 1846 – THE ATHENEUM FOLK = POVO LORE = SABER Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

FATO FOLCLÓRICO “Constituem o fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir e de um povo, preservadas pela tradição popular ou pela imitação, e que não sejam diretamente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico e artístico humano, ou a fixação de uma orientação religiosa e filosófica”. (Texto da Carta do Folclore Brasileiro, elaborado no I Congresso Brasileiro do Folclore Brasileiro, no Rio de Janeiro em 1951 - Biblioteca Educação e Cultura - MEC/FENAME - Vol. 4). Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

CARACTERÍSTICAS DO FATO FOLCLÓRICO Aceitação coletiva Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

Tradicionalidade Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

Dinamicidade Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

Funcionalidade Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

Espontaneidade Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

Anonimato Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

Transmissão oral ou oralidade Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira

MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS Danças, músicas, artesanato, lendas, mitos, superstições, trajes, comidas, poesia, frases de caminhão, anedotas, costumes, provérbios, folclore infantil, etc. Ensino do Folclore Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira