Haroldo Ribeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2008 LCG/UFRJ. All rights reserved. 1 Standard Template Library STL Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti.
Advertisements

Poder tomar as providências e eliminar riscos nas áreas de trabalho.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Vetores (2) Continuação.
XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Fazendo Slides no Power Point
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Economia 2ª AULA.
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
Controle de Gastos Públicos
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
COMPREENDENDO E IMPLEMENTANDO MUDANÇAS AT 1, Parte 3.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Sentimentos. Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo, e não consegue.
Coisas fora de moda....
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
COMERCIALIZAÇÃO DE HORTIGRANJEIRO. LOCALIZAÇÃO DO SETOR ENTRADA Atrair Clientes de passagem (impulso) Atender todas as Classes Vender alto volume Vantagens.
Organização e Redução de Custos
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
5W1H.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Para Supervisores Haroldo Ribeiro.
Haroldo Ribeiro Haroldo Ribeiro MultiplicadoresMultiplicadores.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Para cumprimento do Decreto /07
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
The Data Warehouse Toolkit
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
1 Para Líderes. 2 SIGNIFICADO DO 5S Utilização l Utilização, Seleção, Classificação Ordenação l Ordenação, Arrumação, Organização Limpeza l Limpeza, Inspeção.
Transcrição da apresentação:

Haroldo Ribeiro

SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE SIGNIFICADO DO 5S Utilização, Seleção, Classificação Ordenação, Arrumação, Organização Limpeza, Inspeção Saúde, Higiene, Padronização, Asseio Autodisciplina, Autocontrole, Respeito

É SABER USAR SEM DESPERDIÇAR SEIRI (Utilização) É SABER USAR SEM DESPERDIÇAR

Vamos combater o desperdício de recurso! UTILIZAÇÃO Vamos combater o desperdício de recurso! Analise cada recurso que você mantém no ambiente. Retire todas as coisas e documentos das gavetas, armários e outros compartimentos. Coloque de volta apenas o que você usa. Mantenha próximo de você apenas o que você usa com muita freqüência e na quantidade adequada. O que você usa de vez em quando, deixe em um local mais afastado e que possa ser usado por outras pessoas. Aquilo que você não usa mais, descarte-o do ambiente, enviando-o para possíveis interessados ou colocando-o no lixo. Verificar se o histórico de consumo justifica a manutenção da quantidade observada no local. Evite excessos. Tenha somente o necessário e na quantidade necessária. Evite descartar aquilo que ainda pode ser usado. Evite manter no local de trabalho objetos ou documentos pessoais que você não usa com freqüência. Mantenha as instalações e os recursos em boas condições de uso, de forma que não gerem riscos ou perdas.

É SABER ORGANIZAR PARA FACILITAR O ACESSO E A REPOSIÇÃO SEITON (Ordenação) É SABER ORGANIZAR PARA FACILITAR O ACESSO E A REPOSIÇÃO 1 2 3 4

Vamos combater a bagunça e o desperdício de tempo! ORDENAÇÃO Vamos combater a bagunça e o desperdício de tempo! Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar. Defina o local de guarda de cada recurso móvel, visando a facilidade de acesso, a reposição, a segurança, o conforto e a preservação. Isto inclui objetos pessoais como bolsa, pasta, casaco, paletó, sobretudo, guarda-chuva, sapatos, etc. Guarde os recursos de forma que seja fácil a sua localização visual. Recursos colocados por trás, muito acima ou muito abaixo da linha de visão do usuário na posição de pé, obrigando-o a inclinar-se ou subir em um suporte (banco ou escada), dificultam a localização visual. Evite misturar recursos de características muito diferentes ou largar os recursos úteis diretamente no piso ou sobre armários. Identifique e sinalize recursos, locais e postos de trabalho para evitar perda de tempo e riscos para você e para outras pessoas que freqüentam o ambiente ou utilizam os recursos.

É SABER USAR SEM SUJAR, ATACANDO A FONTE DA SUJEIRA SEISO (Limpeza) É SABER USAR SEM SUJAR, ATACANDO A FONTE DA SUJEIRA

Vamos combater a sujeira! LIMPEZA Vamos combater a sujeira! A melhor pessoa para manter o ambiente limpo é você. A limpeza feita pelo próprio usuário do ambiente contribui para a redução da sujeira, o combate à fonte de sujeira, a identificação e eliminação de locais de difícil acesso, a identificação de problemas de conservação, a identificação de malefícios provocados pela sujeira e a melhoria do ambiente de trabalho. Mesmo quando a limpeza do ambiente é feita por pessoal especializado, cabe a você evitar a geração de sujeira e indicar os pontos onde a sujeira se esconde. Use adequadamente os locais de uso coletivo. Sempre que sair destes locais, deixe-os limpos e organizados, adequados para serem usados por outros. Analise se as lixeiras e outros coletores de recursos inúteis ao ambiente facilitam a manutenção da limpeza e a remoção do material descartado (quantidade, localização, conservação, higiene, tipo, tamanho, sinalização, identificação, freqüência de retirada do lixo e prática da coleta seletiva. Dê sugestões de melhorias.

SEIKETSU (Higiene Saúde) É PROCURAR PADRONIZAR E MANTER OS TRÊS PRIMEIROS “S” NO DIA-A-DIA, ALÉM DE CUIDAR DA SAÚDE DO CORPO E DA MENTE

Vamos criar um ambiente de trabalho saudável! HIHIENE E SAÚDE Vamos criar um ambiente de trabalho saudável! Identifique os recursos de acordo com um padrão. Caso ainda não existam alguns deles, dê sugestões. Discuta com a equipe as Regras de Convivência para os comportamentos que incomodam algumas pessoas, até chegar a um consenso. Tenha uma preocupação efetiva e pró-ativa com relação à saúde e higiene do trabalho. Verifique se existem problemas de ergonomia. Se há desconfiança, solicite um estudo de um especialista. Invista na sua saúde física e mental. Exemplos: Cuide da higiene pessoal (limpeza das roupas e calçados, barba, cabelo, higiene bucal, etc.); Pratique exercícios de relaxamento; Previna e/ou elimine doenças contraídas fora do trabalho (obesidade, dependência química, câncer, stress, sedentarismo, etc.); Crie o hábito de se integrar com outros colegas de trabalho (confraternizações, torneio de jogos, etc.); Discuta com a equipe uma decoração adequada para o seu ambiente (quadros, plantas, fotos e outros elementos ornamentais), etc.

SHITSUKE (Autodisciplina) É CUMPRIR RIGOROSAMENTE O QUE FOR ESTABELECIDO

Vamos ter atitudes de qualidade! AUTODISCIPLINA Vamos ter atitudes de qualidade! Honre a sua palavra. Ela é sagrada. Cumpra rigorosamente todos os compromissos assumidos na data e horário definidos. Na impossibilidade, faça contato o mais rapidamente possível com as pessoas afetadas, tentando contornar o atraso e até estabelecendo um novo acordo, quando for o caso. Evite repetir impontualidades. Cumpra rigorosamente os acordos, normas e regras independente de cobranças. Aquilo que você não concorda, apresente sugestões aos responsáveis, mas respeite o que foi consensado e/ou definido. Analise se as suas atitudes estão prejudicando outras pessoas, direta ou indiretamente. Seja humilde e tente mudar a forma de agir quando a sua consciência reconhece isto. Peça o apoio das pessoas mais próximas, pois não é fácil mudar uma hábito adquirido e praticado ao longo de toda a sua vida.

CONCLUSÃO 5S é um processo educacional Comece o 5S por você, agora Bote o 5S no seu coração e leve-o para onde você for