Modelagem Matemática: desafios da integração curricular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Advertisements

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
PROGRAMA.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Introdução à Economia 2ª AULA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
29/3/2014Prof. José Arnaldo B. Montevechi1 Pesquisa Operacional Universidade Federal de Itajubá Informações sobre o trabalho final.
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
Trabalho de Formatura Supervisionado – MAC499 Aluno: Danilo Toshiaki Sato Orientador: Marco Dimas Gubitoso Estágio: Mai/2002 – Dez/2003.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFRN. POR QUE METODOLOGIA?
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Apresentação de Estágio Supervisionado
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Recursividade Estrutura de Dados.
Contrato Pedagógico Economia e Gestão Financeira – 2 SIN A/ 06 Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre o 2SINA/ 06.
Introdução à Probabilidade
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Modelagem Matemática: contribuições para a formação inicial de professores de.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Modelagem Matemática: desafios da integração curricular - Jonei Cerqueira Barbosa - Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação da UFBA Prog. Pós-Grad. Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS

Referência na realidade Uma definição Um ambiente de aprendizagem em que os alunos são convidados, por meio da matemática, a abordarem situações extraídas do dia-a-dia ou das ciências (BARBOSA, 2001). Referência na realidade Problema

Exemplo 1 – O efeito da maconha Encontrar a quantidade de THC presente no organismo no 10º dia após o uso do cigarro? E no 20º dia?

Momentos da aula Convite Discussão em Grupo Socialização

Posição no currículo Professor Alunos  Elaborar o problema e fornecer os dados  Interagir com os alunos  Sistematizar as soluções e explorações matemáticas -- > Gerar a solução para o problema

Exemplo 2 – O desconto do INSS Qual é o impacto do desconto da previdência social sobre os salários?

A tarefa dos alunos Fora da aula Fora da aula Na aula Na aula

Posição no currículo Professor Alunos Março 2005 Professor Alunos  Elaborar o problema e fornecer os dados  Interagir com os alunos  Sistematizar as soluções e explorações matemáticas Coletar dados Gerar a solução para o problema

Exemplo 3 – O consumo de nicotina Seleção dos temas pelos grupo 1a. Versão escrita do relatório 1a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos 2a. Versão escrita do relatório 2a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos Reuniões dos alunos Apresent. Oral Relatório Escrito

Exemplo 3 – O consumo de nicotina Cigarro Pesquisa sobre o tema Eles citam dados sobre uma experiência realizada com uma amostra de pessoas em que foram aplicados discos nicotínicos transdérmicos, respectivamente, de 15 mg, 30 mg e 60 mg e obtiveram o nível de nicotina, em nanograma, por milímetro de sangue nas 24 horas seguintes.

Posição no currículo Professor Alunos Supervisionar o trabalho dos alunos Formulação do problema Coleta de dados Solução do problema Professor Alunos Supervisionar o trabalho dos alunos Formulação do problema Coleta de dados Solução do problema

Casos Caso 1 Caso 2 Caso 3 Formulação do problema Professor Alunos/Professor Dados Solução

Implicações da integração de modelagem no currículo Transformação Modelagem matemática Que implicações para os alunos?

Implicações da integração de modelagem no currículo Estranhamento O professor não deu exemplo! Não é aula de matemática? Não reconhece, nas ações do professor, aquelas historicamente desenvolvidas na escola. Como começa? Prof., mostra como faz. É para fazer o que? Não entendi. É para usar derivada? O professor não quer dá aula!

Mudança de paradigma Mudança de regras (1) (6) (3) (5) (2) (4) Skovsmose (2000): Mudança de regras Cenários para investigação Matemática Pura Semi-realidade Realidade Paradigma do exercício (1) (6) (3) (5) (2) (4) Jogo do exercício Jogo da investigação Modelagem Matemática

Um caso de sala de aula Contexto: uma sala de aula com 40 alunos. Tarefa: alunos devem escolher um tema e conduzir um trabalho de projeto, culminando com uma apresentação oral (4 meses). Equipe do Gás Natural Veicular (GNV): Danilo, Daniela, Henrique, Marcos e Vivian. Operacionalização da tarefa: “via do paralelismo”, relatórios parciais, reuniões com a equipe, seminário oral e relatório final.

Sequenciamento Seleção dos temas pelos grupo 1a. Versão escrita do relatório 1a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos 2a. Versão escrita do relatório 2a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos Reuniões dos alunos 3a. Reunião Com o professor ...

Desenvolvimento do projeto Seleção dos temas pelos grupo 1a. Versão escrita do relatório 1a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos 2a. Versão escrita do relatório 2a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos Reuniões dos alunos 3a. Reunião Com o professor ...

1ª. Reunião c/ o professor O que apresentaram os alunos? Informações qualitativas sobre o GNV; Dados quantitativos e tabelas aparentemente retirados da Internet. A intervenção do professor Discutir a formulação do problema; Gerou a questão sobre a vantagem de converter um carro para o GNV.

Desenvolvimento do projeto Seleção dos temas pelos grupo 1a. Versão escrita do relatório 1a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos 2a. Versão escrita do relatório 2a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos Reuniões dos alunos 3a. Reunião Com o professor ...

2ª. Reunião c/ o professor O que apresentaram os alunos? O valor da conversão em Salvador: R$ 3050,00 Uma tabela que comparava os custos com gasolina e GNV A intervenção do professor Provocar os alunos a produzirem uma solução matemática deles.

Desenvolvimento do projeto Seleção dos temas pelos grupo 1a. Versão escrita do relatório 1a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos 2a. Versão escrita do relatório 2a. Reunião com o Professor Reuniões dos alunos Reuniões dos alunos 3a. Reunião Com o professor ...

3ª. Reunião c/ o professor O que apresentaram os alunos? A intervenção do professor Discutir com os alunos a produção de um modelo útil para previsão.

3ª. Reunião c/ o professor Economia por km rodado  R$ 0,17 – R$ 0,08 = R$ 0,09 Economia (E) por x km rodados  E = 0,09x Retorno do investimento se completará quando E totalizar R$ 3050,00, logo: 0,09x = 3050 x = 33888,89 km Então, T = 33888,89/d, sendo T o tempo para retorno do investimento e d, a distância média percorrida por dia.

Sobre o caso de sala de aula Os alunos não sabem ainda como funciona o novo “jogo” Jogando, os alunos paulatinamente passaram a reconhecer as regras do novo jogo A interação com o professor como forma de deixar as regras visíveis

A metáfora do jogo

Muito Obrigado e Axé!