Apresentação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
“Necessidades e desafios da sexualidade: Vale Sonhar”
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Projeto língua portuguesa
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
“Quanto mais preliminares, mais úmida fica a perereca.”
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
4º ano Reunião de pais.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
Formação interna Coimbra
Métodos Anticoncepcionais
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
Professor João Gilberto
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Programa Ler e Escrever
REQUISITOS para participar
Objetivos Desenvolver estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações. Possibilitar o exercício de capacidades mentais como memória, dedução,
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Salas de Matemática.
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
REGULARIDADES E PADRÕES
Criação de Grupos no Rooda TUTORIAL AGOSTO •Antes de tudo acesse o Rooda...
CEAOK METODOS DE ESTUDO
III Encontro de Boas Práticas
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
TABELA DOS JOGOS. Futsal Masculino 1º RODADA Quadra Grande 02/05/2013 – Quinta-feira 19:30H Jogo 1 - Equipe A x Equipe B 20:00H Jogo 2 - Equipe C x.
Sexualidade, Orientação e Saúde
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
SEMINÁRIO DE TRABALHOS DE TC/TCC
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Reunião de pais Ensino Médio 2012
1º Ano.  Ex: Física A PM + PB + PA = MP 3 Física B PM + PB + PA = MP 3.
PROPOSTAS DE REDAÇÃO 1) A.D. 2) REDAÇÃO. Data de entrega: 25/08/2011 BOM TRABALHO!!!
OFICINA DE JOGOS.
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
Ler é Saber.
MÓDULOS: 11 e 12 - JOGOS DO CADERNO 4
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Trabalho realizado por: Cristiana Rocha nº7 João Couto nº15
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
Orientação para os professores de Biologia – 1° EM
Inscrição on-line Estamos preparando a Feira de Profissões Unoeste com todo o carinho pra você e sua escola. Vamos fazer a inscrição? Siga esse passo a.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
VALE SONHAR.
Transcrição da apresentação:

Apresentação

Oficina 1: O Despertar para o sonho. Objetivo: Propiciar a identificação do sonho e o impacto da gravidez não planejada na adolescência no projeto de vida. Material: 1 Livro do Professor – “Vale Sonhar”. 1 Livreto – Viagem ao Futuro. 100 Fichas de trabalho. 1 Saco com testes de gravidez: 25 (positivo) e 50 (negativo). 50 Bexigas. Papel sulfite, papel craft e 4 canetas (pincel atômico, que não acompanha o jogo). Tempo de duração: 1h30 minutos

Metodologia: 4 etapas – Aquecimento, Ação do jogo, Compartilhamento e Avaliação. Preenchimento das fichas (Lado A). Distribuição dos testes de gravidez. Ex: Classe de 40 alunos – 10 positivos e 30 negativos (Índice de 27% de gravidez). Distribuição das bexigas, seguindo o número de testes positivos. Leitura do livreto. Discussão da reflexão (Viagem ao Futuro). Preenchimento das fichas (Lado B), e recolhimento das mesmas. Dividir a sala em 4 grupos (2 de meninas e 2 de meninos). Entregar o papel craft e o pincel atômico. Grupo das meninas: “Quais as conseqüências de uma gravidez na adolescência para as meninas”. Grupo dos meninos: “Quais as conseqüências de uma gravidez na adolescência para os meninos”. Apresentação em painéis. Compartilhamento (Participação da Oficina, relato de conhecidos , pontos principais da aula). Avaliação (Cada aluno escreverá uma mensagem a um colega, aconselhando-o a evitar a gravidez). O professor recolherá esta mensagem.

Oficina 2: Nem toda relação sexual engravida. Objetivo: Conhecer os processos de reprodução humana e saber identificar as práticas sexuais de riscos. Material: 4 Quadros dos Aparelhos Reprodutores (órgãos genitais externos e internos). 8 Cartões imantados com ilustrações (4 óvulos e 4 espermatozóides). 22 Cartas com perguntas e respostas: 6 (Laranja), 6 (Azul) e 10 (Violeta). Tempo de duração: 1h30 minutos.

Metodologia: 4 etapas Dividir em 4 grupos iguais. Escrever, em 4 minutos, todos os tipos de trocas de carinho e práticas sexuais que conhecem. Contagem e vencedor (maior número de palavras). Identificar quais oferecem risco de gravidez (R) e não-risco (NR), guardar as lista para o final do jogo. Explicação dos aparelhos reprodutores masculinos e femininos (externos e internos). Jogo se inicia pelo vencedor da competição anterior (Sentido horário). Perguntas das cartas azuis e laranjas, sempre alternando até terminá-las (1 minuto para discussão da resposta) Iniciar com as cartas de práticas sexuais (violeta), respondendo se há ou não a existência do risco de gravidez e porquê (Utilizar os quadros e imãs). Pontuação: Certo. 2 pontos , Errado -2 pontos. Caso não queiram responder passam a vez para o próximo grupo, caso respondam certo ganham 2 pontos, se errarem não perdem nada. Contagem e Vencedor. Avaliação: Ler e reavaliar a lista de práticas sexuais, alterando os dados, caso necessário. Compartilhamento: Discussão sobre o que mais chamou a atenção.

Oficina 3: Engravidar é uma escolha. Objetivo: Informar sobre os métodos contraceptivos e promover a aprendizagem sobre o uso dos mesmos, focando o uso da camisinha e a pílula do dia seguinte. Material: 1 Alvo. 17 Cartões de contraceptivos. 21 Cartas de perguntas e respostas: 7 (verde, amarela e vermelha). 50 Fichas de pontuação. 10 Cartas de riscos. Tempo de duração: 1h30 minutos.

Metodologia: 4 etapas Dividir em 4 grupos iguais. Distribuir, para análise, os cartões de contraceptivos (Barreira/Químico, Hormonal, Natural e DIU/Cirúrgico), pontuando de 0 a 10. Esse material passa por todos os grupos, e os mesmos devem ser guardados para sua utilização no final do jogo. Grupo 1 joga no tiro ao alvo para saber a cor das cartas que todos os grupos irão responder naquela rodada. Terão 1 minuto para a resposta. Pontos: Verde: 6 pontos / Amarelo: 4 pontos / Vermelho: 2 pontos. Resposta errada: Carta de Risco (-3 pontos) vulnerabilidade à gravidez. Terminando a rodada, o grupo 2 joga no tiro ao alvo, e assim sucessivamente. Errando o alvo, o grupo fica sem escolher a cor e responder a pergunta da rodada. Contagem e Vencedor. Avaliação: Distribuir novamente os métodos contraceptivos e reavaliá-los. Se ocorrer mudanças, questioná-los. Indicar o melhor método para adolescentes. Compartilhar: O que mudou, como se sentiram, etc.

ENQUETE – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Idade: Sexo: M ( ) F ( ) Série: 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª ( ) Meninos Você engravidou alguma menina nos últimos 12 meses? Sim ( ) Não ( ) Meninas Você engravidou ou esteve grávida nos últimos 12 meses?

ENQUETE – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ESCOLA Município: Escola: Multiplicador: ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ENQUETE Série Total Alunos de 14-19 anos No de alunos (14-19 anos) que responderam SIM Alunos   M F 1a 2a 3a

Agente de Prevenção Nome do Professor: SÉRIE N° TOTAL DE ALUNOS DA TURMA N° DE ALUNOS N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS 1ª oficina 2ª oficina 3ª oficina 1º A 40 38 1º B 42   39 42 41 39 1º C 45 TOTAL  127 124 120 122 117

N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS REGISTRO DAS OFICINAS ESCOLA DE: Município: Escola: Multiplicador: SÉRIE N° TOTAL DE ALUNOS N° DE ALUNOS N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS DO 1° EM 1ª oficina 2ª oficina 3ª oficina Total 127  124 120 122 117

Entrega de documentos Enquete: Deve ser aplicada com todos os alunos (1º, 2º e 3º Ensino Médio) antes da realização das oficinas. A síntese da enquete deve ser enviada com cópia para valesonharsp@kaplan.org.br e para de-sul3@edunet.sp.gov.br (A/C Vanessa Tamae e Cida Amieiro), até 15/11/2008. Registro das Oficinas: A síntese do registro das oficinas deve ser enviado para o Instituto Kaplan valesonharsp@kaplan.org.br com cópia para de-sul3@edunet.sp.gov.br (A/C Vanessa Tamae e Cida Amieiro), assim que as oficinas tiverem sido concluídas na escola ou no máximo até o dia 12/12/2008. Obs: Se as oficinas não forem aplicadas a todos os alunos dos 1º anos, fazer um relato das razões que levaram a este fato, para que este resultado mude para o próximo ano. Enviar para os mesmos endereços acima. Qualquer dúvida sobre o Projeto, entre em contato com o multiplicador (PCOP) pelo e-mail vanessa.tamae@hotmail.com