Centro Universitário Franciscano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cálculo tensorial e elementos de geometria
Advertisements

O Experimento da Roda de Inércia
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Espelhos planos e esféricos
Dicas práticas para o uso do FEMM
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
CCS – Centro de Componentes Semicondutores Luiz Carlos Moreira/Jacobus W. Swart ASIC´s – Application Specific Integrated Circuits.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
GEOMETRIA DE ESPAÇOS CURVOS
Exemplos de 3 posições relativas de prédio fronteiro
FA-023 – Adequação Trator-implemento
MODELAGEM DINÂMICA DE SISTEMAS MECÂNICOS
Teste Funcional de Software
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Registro de Carta Topográfica
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Abertura: o pequeno traço vertical interrompendo uma das extremidades indica o limite da abertura abertura: indica o local onde deverá ser feita uma abertura.
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
Copyright, 1999 © Marcelo Knörich Zuffo PEE-EPUSP Visualização Científica PSI a Aula – Conceitos Básicos de Iluminação.
Modelos de Iluminação e Tonalização
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Topografia para Saneamento ST-513
TE804 Eletrodinâmica Computacional
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Centro Superior de Educação Tecnológica CESET UNICAMP Prof. Dr. Mário Garrido Altimetria.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Material Dourado Como Recurso Para o Ensino de Produtos Notáveis
Cartografia.
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Visão Computacional Shape from Shading e Fotométrico Eséreo
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS
Profª Juliana Schivani São quadriláteros que possuem dois lados paralelos denominados bases.
Terceiro encontro do segundo ciclo
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
Semelhança de triângulos
Congruência em figuras e Triângulos
Polígonos Regulares.
Manoel Benedito Rodrigues
Semelhança de triângulos
Transcrição da apresentação:

Centro Universitário Franciscano Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática Processo de Transformação de um Polígono Qualquer em um Triângulo Equilátero de Área Equivalente Aluna do Mestrado: Merielen Fátima Caramori 2008

OBJETIVO Demonstrar a equivalência entre as áreas de um polígono irregular e um triângulo equilátero.

CONTEXTO DA ATIVIDADE Esta atividade foi apresentada no Seminário Integrado como parte das Reflexões da Docência, no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE Essa atividade foi desenvolvida seguindo uma sequência de passos para mostrar a transformação de um pentágono irregular num triângulo equilátero de área equivalente.

As construções realizadas para o debate seguem as idéias do texto de Antoni Pinyol Fontova : “Equivalencia entre cualquier polígono regular o irregular y um triângulo equilátero” Revista UNO Revista de Didática de las Matemáticas nº44,2007. As construções realizadas serviram de inspiração para o debate sobre as relações geométricas entre duas figuras planas e a discussão sobre a quadratura de figuras planas.

Primeiro Passo: Transformar um pentágono irregular num triângulo qualquer.

Considera-se um pentágono irregular ABCDE qualquer, como mostrado na figura 1.

Em seguida são traçadas as diagonais AD e BD e são traçadas as retas paralelas a AD e BD interceptando a reta r nos pontos F e G, respectivamente

Desse modo transformou-se um pentágono irregular num triângulo escaleno FGD, de mesma área.

Observa-se que os triângulos ADE e ADF são congruentes pois têm a mesma base e mesma altura. Também são congruentes os triângulos BCD e BGD. Deste modo construiu-se um triângulo FDG com área equivalente à área do pentágono.

Segundo Passo: Transformar um triângulo escaleno num triângulo isósceles de mesma área.

Para transformar o triângulo escaleno FGD num triângulo isósceles com mesma área, traça-se uma paralela ao lado FG passando pelo vértice D e, a seguir, traça-se a mediatriz do lado FG do triângulo determinando os pontos H e I. Os triângulos escaleno e isósceles possuem áreas iguais.

A dificuldade que se apresenta é transformar um triângulo escaleno num triângulo equilátero. Essa transformação não pode ser feita diretamente, portanto vamos transformar o triângulo escaleno num retângulo.

Traça-se primeiramente o ponto médio M da altura FC do triângulo Traça-se primeiramente o ponto médio M da altura FC do triângulo. Pelo ponto M traça-se uma reta s paralela à base AB do triângulo. A seguir, traçam-se retas paralelas à altura FC, passando por A e B, respectivamente, determinando os pontos E e D sobre a reta s.

Os triângulos MCG e BDG são congruentes pois possuem três ângulos iguais. Dois ângulos são opostos pelo vértice vértices , os ângulos por serem alternos internos e os outros dois pelo paralelismo entre seus lados. Do mesmo modo são congruentes os triângulos AEH e HMC.

Desse modo transformou-se o triângulo escaleno ABC no retângulo ABDE de mesma área.

Terceiro Passo: Transformar um retângulo num quadrado de mesma área.

A partir do retângulo ABCD, pode-se traçar um quadrado de área equivalente. Para isso vamos rebater o lado AD sobre a reta r, determinando o ponto E e determinamos o ponto O, ponto médio do segmento EB.Com centro em O e raio OE traça-se uma semicircunferência. Prolongando o lado AD determinamos o ponto F sobre a circunferência e traçamos o triângulo EFB.

Observamos que o vértice F está sobre a circunferência e, das relações métricas de um triângulo retângulo, pode-se concluir que AF x AF=EA x AB. Como a medida de AD é igual a medida de EA, pois é o raio da circunferência menor, a área do quadrado AFGH é equivalente à área do retângulo ABCD.

A construção realizada até o momento mostra que é possível transformar um pentágono irregular num quadrado de área equivalente. Este processo é denominado de “Quadratura de Uma Figura Plana”. Nosso propósito é mostrar que é possível transformar um polígono regular ou irregular num triângulo equilátero que é a figura plana regular com menor número de lados.

Quarto Passo: Transformar um quadrado num triângulo equilátero de mesma área.

Para transformar um quadrado num triângulo equilátero o primeiro passo consiste em construir um triângulo BFE equilátero.

A seguir determina-se o ponto G, ponto médio de FH, que corresponde a altura do triângulo BEF. Pelo ponto G traça-se uma reta s paralela à reta r, determinando o ponto J sobre o lado do quadrado. Traçando uma perpendicular à reta r, passando por E, determina-se o ponto I sobre s. O retângulo BEIJ é equivalente ao triângulo equilátero BEF.Com centro em B rebate-se o lado BJ sobre a reta r, determinando o ponto K.

A seguir determina-se o ponto médio L do segmento KE A seguir determina-se o ponto médio L do segmento KE. A partir de L, traça-se uma semicircunferência passando pelos pontos K a E. Esta circunferência, ao interceptar o quadrado ABCD determina o ponto M. O segmento BM é o lado do quadrado BMNO, equivalente ao retângulo BEIJ de acordo com a construção realizada anteriormente.. A partir do ponto M traça-se o segmento MF.

Prolonga-se o segmento BF, e por C, traça-se uma semi-reta t, paralela ao segmento MF, encontrando o segmento BF no ponto P. Pelo ponto P, traça-se uma semi-reta s paralela ao lado EF do triângulo equilátero BEF, a qual intercepta a prolongação de AB no ponto Q. O triângulo BQP é eqüilátero e é semelhante ao triângulo BEF. O triângulo equilátero BQP é equivalente ao quadrado ABCD.

O triângulo BQP possui área equivalente ao quadrado ABCD.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Essa apresentação propiciou retomar a discussão sobre: O conceito de quadratura das figuras planas; A História da Matemática como uma estratégia para ensinar matemática; A congruência de triângulos e suas propriedades.

Pode-se concluir que: Este tipo de atividade propicia a compreensão do significado das transformações geométricas aplicadas a figuras planas mantendo áreas equivalentes; A utilização de um software de Geometria Dinâmica é de fundamental importância para visualização das construções realizadas.