Tecido Conjuntivo Cartilaginoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeira Parte.
Advertisements

CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
A carne como matéria-prima
Conceitos gerais - Solo
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Bioenergética do Exercício
CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
(Alterações cromossômicas)
SISTEMA ESQUELÉTICO.
FILO ECHINODERMATA.
O ESTUDO DA CÉLULA.
O ESTUDO DA CÉLULA – PARTE 2
Funções de Linha 24/04/06. Funções de Linha Gerar ou construir novo valor não existente na tabela inicial. Valor construído a partir de dados de uma ou.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
FA-023 – Adequação Trator-implemento
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Desempenho de Tratores aula 3
Resposta imune adaptativa
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)
Sistema Reprodutor Masculino
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
Raízes.
Histologia Vegetal.
Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
TECIDO NERVOSO O sistema nervoso é constituído por todos os tecidos nervosos do organismo. SNC Medula espinhal Encéfalo SNP Nervos, gânglios e terminações.
1 Rejane Ramos Uma Estrutura para Protocolos Maleáveis de Roteamentos na Internet CURITIBA 2004 Trabalho apresentada à Disciplina de Comunicação de Dados.
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
IV. INTRODUÇÃO À OBTENÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
Química da Madeira.
Sistema Respiratório.
CFCs José RafaelRA: LívioRA: MuriloRA: Vinícius Araújo RA:
Inseticidas Organofosforados
Sistema Circulatório:
Faculdade de Ciencias Medicas de Minas Gerais
REVISÃO PARA PROVA TEÓRICA 1
Bioquímica Celular.
HISTOLOGIA VEGETAL CEFET PETROLINA VITICULTURA E ENOLOGIA
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA MANDÍBULA
OPERAÇÕES BÁSICAS UTILIZADAS EM PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
Modelos de Iluminação e Tonalização
5W1H.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
DETERGENTES Principal função
Resposta imune celular
FAMÍLIA ORTOMIXOVÍRUS
Departamento de Engenharia Elétrica
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
UFScar- CNI - IEL – SEBRAE
Para administração de testes motores voltados à avaliação do componente de força/resistência muscular, em geral, recorre-se à utilização de pesos adicionais,
Colégio PORTINARI 2011 Educação Física BEM ESTAR!!!!!!!
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
PROTEÍNAS.
Lipídeos Características Funções Patologias (doenças)
Digestão Humana.
TECIDO CONJUNTIVO Morfologicamente, os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar diversos tipos celulares separados por abundante material intercelular.
Estrutura de um modelo Chuva-Vazão Precipitação N. de Armazenamento 1: Interceptação N. de Armazenamento 2: Superfície N. de Armazenamento 3: Sub superficie.
Tecido Epitelial Glandular
Tecido conjuntivo hematopoiético
Histologia animal Histologia: é ramo da ciência que estuda os tecidos (histo= tecido; logia=estudo). A célula ovo contém toda a informação genética do.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS.
Introdução à Mecânica Bibliografia:
Visão Computacional Shape from Shading e Fotométrico Eséreo
Nomenclatura de Compostos Orgânicos Guia IUPAC para a LIDEL
Transcrição da apresentação:

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso FUNÇÃO: Sustentação Flexibilidade Resistência a tração CARACTERÍSTICAS: Avascular Não inervado CÉLULAS: Condroblastos Condrócitos TIPOS: Hialina – nariz Fibrosa – articulações Elástica - orelha

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso Localização: Orelha, traquéia, nariz, discos intervertebrais e superfície das articulações. Substância Intercelular: Ácido condroitinussulfúrico. Células típicas: Condroblastos: células jovens Condrócitos: células adultas Fibras: elásticas e colágenas.

Tecido Conjuntivo Ósseo O tecido ósseo é um tecido de sustentação originado, no feto, a partir de tecido cartilaginoso, que sofre impregnação de cálcio, fósforo e outros minerais, tornando-se rígido, mas deixando pequenos canais: Por onde passam vasos e nervos. a) canais longitudinais – canais de Havers b) Canais transversais – canais de Volkmann CARACTERÍSTICAS: Inervado Vascularizado

Tecido Conjuntivo Ósseo Substância Intercelular: matriz óssea formada por cristais de fosfato de cálcio. Células Típicas: Osteoblastos: células jovens Osteócitos: células adultas Osteoclastos: células que fazem a remodelagem óssea. Funções: sustentação, proteção mecânica e reservatório de cálcio.

Derivada do osteoblasto Células do Tecido Conjuntivo Ósseo OSTEOBLASTO: síntese do tecido ósseo. É responsável pela reconstrução do tecido que foi reabsorvido. OSTEÓCITO – são as células mais abundantes do tecido ósseo, sendo células derivadas do osteoblasto que, uma vez terminado o seu trabalho de síntese, se recobrem de um conteúdo mineral e se situam em cavidades (lacunas). São estas células as responsáveis pela manutenção do tecido ósseo vivo, uma vez que detectam as alterações físicas químicas deste tecido recrutando, a seguir, osteoclastos e osteoblastos para as funções de síntese e reabsorção. OSTEOCLASTO: células originárias do tecido hematopoiético . Sua função básica é a de reabsorção óssea. OSTEOCLASTO Reabsorção do osso OSTEÓCITO Derivada do osteoblasto OSTEOBLASTO Reconstrução do osso

Componentes do Tecido Ósseo

Conduzir vasos sanguíneos Estrutura do Osso Conduzir vasos sanguíneos

Partes de um osso longo