Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
Advertisements

Nutrição, Obesidade e Controle do peso
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
INQUÉRITO POPULACIONAL SOBRE DOENÇA DIARRÉICA E INGESTÃO DE ALIMENTOS
2. Estratégia Global em Dieta, Atividade Física e Saúde
Investigação de Surtos
Adriana Bouças Ribeiro Africa Isabel C.P. Neumann
Centro de Vigilância Sanitária
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Buscando a Alimentação Adequada e Saudável:
Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes.
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
Potencial antimicrobiano in vitro das cepas de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus salivarius de aves, frente a microrganismo indicadores.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Classe de condutividade hidráulica
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES SERVIDAS EM CRECHES PARTICULARES Débora Letícia Frizzi Silva - UFPR/TN Orientadora: Profª Márcia Aurelina de Oliveira.
VARIABILIDADE GENÉTICA DO GENE HLA-F EM UMA AMOSTRA DE AFRO-BRASILEIROS DO SUL DO BRASIL Fernanda Alcântara UFPR/TN Prof.ª Dr.ª Valeria Maria Munhoz Sperandio.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Testar a Eficiência do Dispositivo de Inclinação Desenvolvido pelo LAGEH Nanúbia Pereira Barreto Iniciação Tecnológica / PIBIT/CNPq Claudia Pereira Krueger/Anderson.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
1 3.5: Equilíbrio Termodinâmico Equilíbrio Termodinâmico parâmetros termodinâmicos (P,T) constantes A existência de equilíbrio termodinâmico (ET) ou E.T.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Teste Funcional de Software
Gustavo Vieira Pereira
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
EMAGRECIMENTO, ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO –Prescrição do exercício
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS DE EFEITO GERAL
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CAMPINAS - SÃO PAULO - BRASIL
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
Tendência do Food Service: Oferecer alimentação Saudável
Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA DE JOGOS DIDÁTICOS (SJD) Introdução Histórico Propósitos Concepção Limitações.
Avaliação da contribuição do P-detergente cenário crítico (dados IBOPE) População estimada: 600 mil 1)Quanto da carga sub-total urbana é proveniente do.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
Proposta de critérios e procedimentos para a concessão da GDAR Matuzalém Batista Pereira Elisa Vieira Leonel Fábio Santos Lobão Ricardo de Holanda Melo.
Representações na base decimal e binária
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Projeto v.i.d.a. 1 31/3/2014. Projeto v.i.d.a. 2 31/3/2014 Projeto v.i.d.a. Uma iniciativa: Com apoio:
Frutas, uma ótima pedida sempre! sempre!. O consumo de frutas na infância é inversamente proporcional à incidência de cancro na fase adulta.
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
Análise do Desempenho dos Modelos
CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS Grupo Eutrófico (GE) 44,8% (n=13)
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Aprimorando (A2): Fernando Moreto
Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição
Trabalho apresentado no Congresso Paulista de Nutrição (IMEN)
CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Distúrbios Nutricionais FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro.
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU
Transcrição da apresentação:

Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.; Pereira, A.F.; Lucena, O.M.; Rocio, L.T.; Buscariolo, F.F.; Morelli, M.Y.G.; Burini, R.C. 2005 www.cemenutri.fmb.unesp.br cemenutri@fmb.unesp.br

Resumo AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA DIETA ATRAVÉS DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (IAS) DOS MOTORISTAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) Rinaldi, A.E.M.¹; Pereira,A.F¹²; Lucena, O.M.¹; Rocio, L.T.¹, Buscariolo, F.F.¹; Morelli, M.Y.G.¹; Burini, R.C.¹ 1-Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição –FMB –UNESP 2-Universidade Católica de Santos-SP INTRODUÇÃO: A avaliação da ingestão alimentar é importante para conhecer a adequação nutricional dos indivíduos e assim propor ações para intervenção nutricional efetiva. O índice de alimentação saudável (IAS) foi criado para analisar a qualidade da dieta, através da adequação dos grupos alimentares da pirâmide, da quantidade de gordura, colesterol e variedade dos alimentos. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade da dieta através do IAS e a adequação no grupos alimentares nos motoristas da UNESP. MÉTODOS: Participaram do estudo 151 motoristas, do sexo masculino com média de idade de 457 anos. Os dados antropométricos aferidos foram o peso corporal e estatura para posterior cálculo do índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura. Para analisar a qualidade da dieta foi calculado o IAS e seus componentes (grupos alimentares, percentual de gordura total e saturada, colesterol e variedade alimentar), a partir do questionário de recordatório 24 horas. A pontuação deste método foi adaptada para a pirâmide brasileira, sendo a pontuação acima de 100 considerada como dieta de boa qualidade. RESULTADOS: A amostra caracterizou-se como sobrepeso (IMC=28,54,3kg/m²). Os participantes apresentaram inadequação quanto aos grupos: cereais, hortaliças, frutas e leite. O consumo de gordura total e saturada, colesterol dietético, de leguminosas e do açúcar atingiram a recomendação. Enquanto para o grupo dos óleos e das carnes o consumo foi superior à recomendação. A média do IAS (83,7912,64) indicou que a dieta dos participantes precisava de melhorias. A quantidade de fibras também esteve abaixo da recomendação (13g/dia).CONCLUSÕES: Pode-se observar que a qualidade da dieta dos motoristas necessita de melhoria. A inadequação dos grupos dos cereais, hortaliças e frutas pode ser responsável pela baixa ingestão de fibras. Estes resultados apontam para a necessidade de intervenção nutricional neste grupo.

Introdução Avaliação da ingestão alimentar + Qualidade dietética Verificar a adequação nutricional Propor uma intervenção nutricional mais efetiva Avaliação da ingestão alimentar Objetivo + Qualidade dietética Avalia Índice de Alimentação Saudável

Objetivo Avaliar a qualidade da dieta através do IAS e a adequação aos grupos alimentares nos motoristas da UNESP

Casuística e Métodos N = 151 motoristas Dados antropométricos: Sexo masculino Idade Dados antropométricos: Peso (Balança antropométrica tipo plataforma Filizola®) Estatura (balança antropométrica tipo plataforma Filizola®) IMC (WHO, 1998) Circunferência da cintura (CC) (fita métrica inelástica e inextensível) CC>94cm – risco aumentado CC>102cm – risco muito aumentado (WHO, 1998)

Pontuação do IAS adaptado para Métodos Índice de Alimentação Saudável (USDA, 1999-2000): -Avalia a qualidade da dieta através de pontuação dos componentes alimentares Adaptação do IAS para população brasileira -Componentes que são pontuados: grupos alimentares da pirâmide brasileira adaptada, %gordura total, %gordura saturada, colesterol e variedade (número de alimentos diferentes consumidos diariamente) Pontuação do IAS adaptado para população brasileira <70 pontos Dieta de baixa qualidade 70-100 pontos Dieta precisando de melhorias >100 pontos Dieta de boa qualidade

micronutrientes e fibras Métodos Recordatório de 24h Conhecer os alimentos consumidos Cálculo dos macro, micronutrientes e fibras Porcionamento da dieta Cálculo do IAS (Avaliação da qualidade da dieta)

Quadro 1 – Resultado da aferição da circunferência da cintura Resultados Dados antropométricos: Idade = 45 7 anos IMC = 28,54 kg/m² (sobrepeso) CC = 10010cm Quadro 1 – Resultado da aferição da circunferência da cintura CC<94cm 28% motoristas CC≥94 e <=102cm 35% motoristas CC >102cm

Grupos alimentares e Nutrientes Número médio de porções consumidas Resultados Tabela 1. Número de porções e nutrientes consumidos pelos participantes Grupos alimentares e Nutrientes Número médio de porções consumidas Recomendação Cereais 3,31,8 5-9 porções Hortaliças 3,72,9 4-5 porções Frutas 1,4 2,4 3-4 porções Leite e derivados 1,2 1,3 3 porções Leguminosas 1,4 1,2 1 porção Carne e ovos 2,8 1,6 1-2 porções Óleos e gorduras 2,5 1,6 Açúcar 1,4 1,5 %gordura total 28,4 7,7 <30%VCT %gordura saturada 7,8 3,3 <10%VCT Colesterol 228,7 141,1 <300mg Variedade 12 4 >8 pontos Fibra 13 12 20-30g (WHO) IAS = 83,8 12,7 pontos (Dieta precisando de melhorias) Consumo insuficiente Consumo excessivo Consumo dentro da recomendação

Apoio: CNPq/CAPES/FAPESP Conclusões Pode-se observar que a qualidade da dieta dos motoristas necessita de melhorias; A inadequação dos grupos dos cereais, hortaliças e frutas pode ser responsável pela baixa ingestão de fibras; Estes resultados apontam para a necessidade de intervenção nutricional deste grupo. Apoio: CNPq/CAPES/FAPESP