Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Investigação de Surtos
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Fernando Carvalho Faião
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
A EXPANSÃO DO POTENCIAL INTELIGENTE HUMANO e (PIH) Copyright - Instituto de Engenharia Humana - Todos os direitos reservados.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Implantação do Sistema MRP II
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PLANEJAMENTO ESCOLAR
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Instrumentação de Sistemas - INS
1.a Aula: Laboratório Integrado 10. Prof. Cesar da Costa.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES GRUPO DE REFERÊNCIA 1ª REUNIÃO
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFRN. POR QUE METODOLOGIA?
Departamento de Engenharia Elétrica
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Contrato Pedagógico Economia e Gestão Financeira – 2 SIN A/ 06 Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre o 2SINA/ 06.
Contrato Pedagógico Contabilidade Básica Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre as turmas 1GFN/1LOG/2GFN/2LOG e.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Questões fundamentais O que pretendo alcançar? Uma disciplina do ensino superior não é só uma atividade técnica; é profundamente educativa. Em quanto tempo? Quais as estratégias e métodos que posso utilizar? Quais os recursos necessários e disponíveis? Como avaliar se os objetivos foram alcançados?

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Fases do planejamento de disciplina Planejamento prévio Leva em conta: Papel da disciplina na formação do profissional Planos anteriores Experiência do professor Avaliações dos cursos anteriores Produz um plano ideal da disciplina

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Fases do planejamento de disciplina Adaptação Leva em conta: Necessidades e expectativas da turma Grau de motivação Informações e boatos prévios sobre a disciplina Formação anterior (background) O que os alunos aprenderão simultaneamente Quais os recursos pedagógicos mais aceitos e mais rejeitados Tipo de aula mais interessante

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Fases do planejamento de disciplina Adaptação Produz o plano real da disciplina, a ser amplamente divulgado e utilizado como documento de comunicação: Entre o professor e os alunos Entre o professor e a instituição Entre o professor e seus colegas (instrumento de interdisciplinaridade) A ausência desta fase é responsável por grande parte dos fracassos dos planos de disciplinas

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Fases do planejamento de disciplina Implantação Leva em conta: Processo de acompanhamento que permita verificar de tempos em tempos (mensalmente, por exemplo) se o plano está adequado Eventualmente adequa o plano original ao processo de aprendizagem

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Fases do planejamento de disciplina Avaliação Leva em conta: Resultados dos processos de verificação do aprendizado dos alunos Avaliação da disciplina pelos discentes Avaliação da disciplina pelo docente Produz um esboço do plano ideal da disciplina para um próximo período

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Programa de disciplina: componentes Identificação: Instituição Curso Disciplina Período letivo Professor Carga horária Local Objetivos/Ementa Conteúdo Programático Metodologia Avaliação Bibliografia Cronograma: Aulas Avaliações Outras atividades

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Objetivos O que o aluno deverão aprender: Conhecimentos: Aspectos teóricos e práticos que fundamentam uma área do conhecimento Habilidades: O que deve aprender a fazer, desenvolvendo suas capacidades intelectuais, afetivas, psíquicas e motoras Atitudes Mudanças ou aquisições de certos comportamentos, como curiosidade científica, perseverança, trabalho em equipe, capacidade crítica, aspectos éticos, etc.

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Objetivos Características: Serem reais e atingíveis Serem operacionalizados: Definidos em termos concretos de comportamentos, ações ou atividades que se esperam dos alunos Exemplos: aprender a coletar informações, aprender a identificar problemas essenciais, aprender a trabalhar em equipe, aprender um certo conhecimento Representarem as necessidades do aluno, juntamente com as do professor e do currículo Representarem as necessidades da comunidade

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Ementa Resumo do conteúdo programático Geralmente pré-determinada, como é o caso da UFRN, por necessidade de coerência da disciplina ao longo dos períodos letivos Pode ser substituída pela definição clara dos objetivos, onde não houver exigência burocrática ou institucional

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Conteúdo programático Assuntos e temas abordados Em consonância com os objetivos Geralmente organizado em unidades Nem tão sucinto (ementa) nem tão detalhado que engesse a disciplina

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Metodologia Técnicas e estratégias que o professou escolheu Adotar várias técnicas: Alunos com diferentes ritmos de aprendizagem Torna a disciplina mais dinâmica Regras e orientações para cada atividade Metodologia diferenciada por unidade Indicar explicitamente qual técnica contribuirá para qual objetivo

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Avaliação Explicitação detalhada dos critérios de avaliação Adotar várias técnicas: Alunos com diferentes habilidades Reduz a pressão psicológica Metodologia diferenciada por unidade Planejar o feedback para os alunos sobre o resultado da avaliação

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Bibliografia Consultar e, se possível, utilizar o acervo existente na instituição Utilização da Internet: Sites, etc. Turma virtual (SIGAA) Avaliar cuidadosamente o uso de apostilas Separar em conjunto básico e complementar Tentar adequar, na medida do possível, a disciplina à bibliografia básica

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Cronograma Adotar e seguir o cronograma, discutido previamente com os alunos Incluir e prever reposição das ausências do professor É flexível e pode sofrer alterações Pode ser organizado por períodos de duração maior que uma aula e menores que uma unidade

Elaboração dos planos de aula Planejamento da disciplina

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Plano de aula Versão em escala menor do programa da disciplina Segue os mesmos princípios Os componentes são subconjuntos dos componentes do programa da disciplina Normalmente são preparados ao longo da disciplina: Flexibilidade e adaptação da disciplina Disponibilidade do professor