TÓPICOS INTERDISCIPLINARES – Aula 4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem computacional no ensino de Física Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro 2005 Instituto de Física.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Prof. Celso Gramática.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Criptografia Quântica : Um Estudo
Os dez mandamentos para o bem planejar
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Qual é a função de um texto literário?
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Introdução à Economia 2ª AULA.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
Matemática e Educação Ambiental.
Modulo Especialista.
Segurança de Dados no MAER.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Jumpers 1. O que são Jumpers
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Missão Visão Valores.
LIDERANÇA.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Administração de Sistemas de Informação
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
26/05/11 1.
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS; CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
AVANÇOS TECNOLÓGICOS; CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Transcrição da apresentação:

TÓPICOS INTERDISCIPLINARES – Aula 4 Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann Aula 4

AVANÇOS TECNOLÓGICOS; CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Historia_ciencia.jpg ufmg.br AVANÇOS TECNOLÓGICOS; CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2

Nossos objetivos nesse encontro Refletir e a discutir de forma argumentativa os temas relacionados ao componente de Formação Geral do ENADE, ligados aos temas Ciência, tecnologia e inovação, considerando a formação do aluno como um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive; evidenciando a compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e são importantes para a realidade contemporânea.

Pensando bem a humanidade esteve quase sempre em busca de melhorar a vida, de ampliar o bem estar, de reduzir o tempo necessário para tocar o seu trem de vida, no trabalho, com o aumento do lazer. Isto, para irmos ao princípio, desde a domesticação do fogo, que permitiu passar dos cru ao cozido na alimentação; à fabricação de instrumentos rústicos de pedra, osso e madeira, etc.,

Ciência, tecnologia e inovação Há muito tempo atrás, digamos assim; quando o bicho homem resolveu descer da árvore, ele iniciou uma jornada em busca do conhecimento para obter possíveis respostas a questões relacionadas aos problemas do seu dia-a-dia. Por que o dia se sucede às noites? Por que o fogo queima? Algumas destas respostas eram construídas de forma mística, à medida que utilizavam a mitologia para explicá-las.

Quando o homem passou a questionar estas respostas e a buscar explicações mais plausíveis, por meio da razão, excluindo suas emoções e suas crenças religiosas, passou-se a obter respostas mais realistas que, demonstradas, muitas vezes de forma ingênua, se aproximavam mais da realidade das pessoas e por isto, talvez, passaram a ser bem aceitas pela sociedade.

Podemos dizer que essa nova forma de pensar do homem foi que criou a possibilidade do surgimento da ideia de ciência e que sua tentativa de explicar os fenômenos, por meio da razão, foi o primeiro passo para se fazer ciência.

Mas o que é ciência afinal? Ciência vem do latim scientia, "conhecimento" = qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência se refere ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas.

CIÊNCIA Em outras palavras, ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona, através da utilização da pesquisa e com um método científico. nopatio.com.br nopatio.com.br

O conhecimento científico se distingue do conhecimento adquirido através do senso comum.

O que é senso comum? O senso comum é formado por sentimentos, desejos e misticismo já, o conhecimento científico, é formado através da razão e de forma metodologicamente rigorosa procurando excluir, do seu contexto, as emoções, as crenças religiosas e os desejos do homem.

No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar. Alguns confeiteiros sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, senão ele “sola”, sabem também que a alguns pratos, feitos em banho-maria, devem por gotas de vinagre ou de limão, para que a vasilha de alumínio não fique escura. Como aprenderam essas informações? Elas foram sendo passadas de geração a geração. Elas não só foram assimiladas, mas também transformadas, contribuindo assim para a compreensão da realidade.

É importante destacar que o senso comum é uma forma válida de conhecimento, mesmo não sendo científico, pois o homem precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades do dia-a-dia. Os pais, por exemplo, educam seus filhos mesmo não sendo psicólogos ou pedagogos, e nem sempre os filhos dos psicólogos e pedagogos são mais bem educados.

CUIDADO COM O SENSO COMUM O senso comum é ainda subjetivo ao permitir que a expressão de sentimentos, opiniões e de valores pessoais interfira quando observamos as coisas à nossa volta. Por exemplo: Se uma determinada pessoa não nos agrada, mesmo que ela tenha um grande valor profissional, torna-se difícil reconhecer este valor. Neste caso, a antipatia por esta determinada pessoa nos impede de reconhecer a sua capacidade (Fonte(s):filemdia.blogspot.com/2008/05/temas-abor… - 94k -)

Ciência, tecnologia e inovação É errado achar que tecnologia e ciência são a mesma coisa. Ciência é a busca de conhecimentos mais ou menos abstratos. Tecnologia é a aplicação do conhecimento organizado no auxílio à solução de problemas em nossa sociedade.

TECNOLOGIA A tecnologia, enquanto domínio de uma técnica e o meio para um determinado fim ou uso, é o resultado de uma atividade essencialmente humana. toda tecnologia, todo avanço tecnológico tem por finalidade a realização de desejos humanos.

Os avanços tecnológicos neste século XXI com mais impacto no dia a dia das pessoas estão relacionados à tecnologia da informação (celulares e computadores ultra rápidos e multimídias); à biotecnologia, sobretudo na área médica (instrumentos/máquinas de diagnósticos e tratamentos sofisticados); e às tecnologias industriais, com grandes mudanças nas relações de trabalho (nos setores de serviço, na indústria e na agricultura).

AVANÇOS TECNOLÓGICOS Os avanços tecnológicos têm sido muitos nestes últimos tempos. O Wi-Fi revolucionou as comunicações sem fios. A marca foi licenciada originalmente pela Wi-Fi Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fio embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11. O termo Wi-Fi foi escolhido como uma brincadeira com o termo "Hi-Fi" e pensa-se geralmente que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a Wi-Fi Alliance não reconhece isso. O padrão Wi-Fi opera em faixas de frequências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Media (mídia) é um vocábulo latino que em português é utilizado para significar meios de comunicação de massa.

Nos anos 60, Marshall McLuhan afirmou : ''o meio é a mensagem” –A televisão –O jornal –O rádio Ou seja, cada um dos meios acaba criando sua própria linguagem e captando seus leitores, espectadores, ‘consumidores’.

Midiosfera - conjunto cumulativo dos meios de comunicação

"A propaganda é um fator econômico valioso porque ela é o meio mais barato de se vender bens, especialmente se os bens não valem nada." --Sinclair Lewis (1885 - 1951) aprendizagemcompa2.pbworks.com

GLOBALIZAÇÃO, DILUIÇÃO e CONTRADIÇÃO A capacidade de acesso à informação e aos equipamentos de computação mais simples de edição estão fazendo com que, por um lado as pessoas tenham acesso à tecnologia, por exemplo para editar um vídeo doméstico e colocar na rede via youtube, mas, por outro lado jamais pisem numa boa livraria. E ao mesmo tempo, possam encomendar livros numa rede mundial de distribuição de bons livros européia pela internet.

Capacitação e desqualificação do trabalho Os complexos produtos da moderna tecnologia se apresentam de forma cada vez mais simples não só para o comprador final de bens de consumo (tudo funciona com o aperto de um botão), mas, em muitos casos, também para o trabalhador da linha de montagem. Há duas interpretações opostas dessa tendência.

Uma é a teoria do deskill, ou da desqualificação do trabalho: pela qual, na medida em que a intensidade de conhecimento aumenta, o trabalhador se desqualifica, e o conhecimento fica "corporificado" nos equipamentos e apropriado por um grupo restrito especializado. A evidência disso seria o crescimento da utilização de trabalhadores baratos nas linhas de montagem de países menos desenvolvidos para a produção de produtos eletrônicos e bens de consumo de alta tecnologia.  estadao.com.br

Para os outros, a automação diminui a necessidade do trabalho disciplinado e não qualificado, deixando as regiões de baixa tecnologia só como consumidores - mas sem a renda para pagar pelos produtos. A moderna ciência e a tecnologia são compatíveis tanto com uma população qualificada por bom um sistema educacional, como com consumidores de produtos empacotados, que só aprendem a apertar botões, e não têm as qualificações necessárias para os trabalhos complexos. Mas os resultados não são idênticos, já que os primeiros tenderão a concentrar a riqueza e os benefícios das modernas tecnologias, alijando aqueles que não conseguirem fazer a transição para os novos tempos (Porter, 1990).

Para Simon Schwartzman, em seu texto A Redescoberta da Cultura, Os Paradoxos da Ciência e da Tecnologia, a ciência e a tecnologia contemporâneas passam por mudanças rápidas e paradoxais, difíceis de explicar em termos simples.

Segundo o autor, estão se tornando mais globais, mas também mais concentradas; exigem mão-de-obra mais educada, mas substituem os homens pelas máquinas; tornam-se mais aplicadas, mas também mais básicas; estão mais ligadas do que nunca à iniciativa privada, mas continuam dependentes de políticas públicas e apoio governamental. portaltailandia.com.br

Considerando a questão do desenvolvimento científico e tecnológico para que seja menos excludente, é necessário ter em conta os reais problemas da população, os riscos técnico-produtivos e a mudança social. Por isso, é necessário ter uma boa visão das relações entre ciência, tecnologia, e sociedade e, muito especialmente, nas políticas públicas mais adequadas para administrar as oportunidades e perigos que envolvem uma mudança tecnológica.

Ou seja, a questão não é tanto se a ciência e a tecnologia são boas ou não, mas sim se podem melhorar e como dentro de um contexto sócio-ambiental harmônico?

Estes são temas recorrentes não somente no ENADE, mas em nosso dia-a-dia, por isso é importante a sua participação e a resolução das questões das provas anteriores. Teste seus conhecimentos. Até o próximo encontro!!!