Virtual Reality & Interaction Virtual Reality Input Devices Output Devices Augmented Reality Applications Virtual Reality Input Devices Output Devices.

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Transcrição da apresentação:

Virtual Reality & Interaction Virtual Reality Input Devices Output Devices Augmented Reality Applications Virtual Reality Input Devices Output Devices Augmented Reality Applications

2 Realidade Virtual O que é Realidade Virtual? O que você entende por Realidade Aumentada? O que é Realidade Mista? Qual a diferença básica entre RV imersiva e não imersiva? Descreva o ciclo basico para se realizar realidade virtual? Por que latência é um dos pontos chaves em RV? Explique por que uma pessoa pode sentir náuseas ao fazer RV. Quais os dispositivos ("devices") mais comuns para se fazer realidade virtual (de entrada e de saída)? Descreva a utilidade básica e aplicação de cada um deles (pelo menos 5). Fale sobre os ambientes virtuais compartilhados.

3 What is Virtual Reality? Simples: Ambiente imersivo com head-tracker, head-mounted-display, luvas e/ou wand Global: Computação Gráfica interativa Nossa definição: Um sistema imersivo interativo

4 Preenchendo a mente A mente tem o estranho desejo de acreditar que o mundo percebido é real. -Jaron Lanier Ilusão de profundiade: –Paralaxe estéreo (disparidade) –Paralaxe devido a movimento da cabeça –Disparidade devido a movimento de objetos –Acomodação visual –Escala de textura Interação: pegue um objeto no ambiente e mova-o Sinais proprioceptivos: quando voce move o braço e vê uma mão onde voce acredita que sua mão esteja, voce a aceita como sua própria mão. Aceita o visto como real mesmo que a parte gráfica seja pobre

5 Ciclo interativo Display deve ser continuamente redesenhado (usualmente estéreo). Usuário move-se constantemente. Posições são acompanhadas de algum modo. Posição de visualização modelo são atualizados. De volta ao passo inicial. Tracking Recalc geometry Redisplay

6 Low Latency is Key latência: tempo decorrido entre percepção da mudança e atualização da imagem relativa. 1 msec latencia leva a erro de 1 mm –A velocidades normais de cabeça/mãos. 50 msec (1/20 sec.) é comum. Caso contrário, usuário sente náusea –O ouvido interior diz que houve movimento mas seus olhos dizem o contrário –Efeito é maior para a visão periférica (exemplo: ônibus movendo ao lado) –Náusea é um problema sério para plataformas de motion –Chamada de mau do vômito –Câmera-mans fazem movimentos de câmera lentos

7 Entrada: Acompanhando (Head/Hand tracking) Magnético –Transmissores estacionários, receptores nas mãos ou num chapéu –Mais antigo, mais comum –Rápido (4 ms de latência, 120Hz para Polhemus Fasttrak) –Objetos de metal e campos magnéticos causam interferência (e.g. CRTs) Acústicos –Funcionam bem em pequenas áreas –Ruídos de fundo interferem Óticos (1) –Câmera na cabeça captura LEDs no teto (UNC HiBall) –Preciso (0.2 mm posição) e rápido (1 ms latency, 1500 Hz) –Não disponível comercialmente Ótico (2) –Câmera na cabeça captura marcas no ambiente –Sistema de Visão Computacional calcula posição da câmera –Muito simples e barato –Lento (pode pular frames inteiros - 30 ms)

8 Input: Tracking Head/Hand 2 Inerciais –Acelerômetros miniatura –Susceptíveis a tração Hibridos –Intersense combina inercial para velocidade e acústico para detectar tração –Atualização a 150 Hz, latência extremamente baixa –Muito caro, porém

9 UNC HiBall Tracker Caâera vê através de 6 lentes LEDs pulsando no teto Muito preciso (0.2 mm de erro de posição) Rápido (1 ms latency, 1500 Hz)

10 Entrada: Sentindo as mãos Tecnologias primitivas: –mouse »ok para posição 2D, pobre para desenhar/orientação –joystick, trackball »Bom para movimentos pequenos e lentos –Estiletes sessíveis a pressão »Bom para desenhar Wand –tracker com botões acoplados –Pode incluir um joystick/joybutton ou trackball –Maneira simples de pegar objetos virtuais –Rotacionando objeto em sua mão provê sentido forte de realidade –mas não tem force-feedback Data glove –captura ângulos de cada junta de cada dedo –Mais graus de liberdade do que geralmente é preciso –baixa precisão

11 Entrada e saída: Háptico Háptico significa relacionado ao sentido do tato input: sentir posição/orientação dos dedos/mãos output: force-feedback Exemplos: Joystick mecânico de force-feedback: 2 ou 3 graus de liberdade (DOF): x,y,(twist – torção do pulso) braço robótico, ex: Phantom Dispositivo háptico de levitação magnética 6 DOF –Ralph Hollis at CMU – plataforma de movimento para simulador! Phantom maglev haptic device

12 Entrada: Affective Computing Sentindo atenção e emoções do usuário: –gestoe –postura –voz –eixo visual –respiração –pulso & pressão sanguínea –atividades elétricas dos músculos –condutância da pele Altera comportamento do sistema de acordo com estas medidas Sentindo a saúde do usuário: - Pittsburgh company

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14 Saída: seqüência de imagens renderizadas Historicamente, as grandes SGIs Agora PCs estão entrando na história, exceto: –Alguns problemas com estéreo –Banda passante interna (placa mãe) Demanda do sistema –Pelo menos 30 frames/sec; 60 melhor –vezes 2, para estéreo –à resolução mais alta que se possa conseguir –pelo menos de 1 a 40K polígonos renderizados por quadro (mais seria melhor)

15 Saída: Display Technologies Head mounts –Imersivo –Não-imersivo (realidade aumentada) Projection displays –CAVE-type –IDesk/IScreen –Fishbowl VR O mais simples –Monitor comum, use Quicktime VR Para fazer estéreo, uma imagem diferente para cada olho –trivial para head mounts –use shutter glasses »left & right imagens entrelaçadas –Óculos polarizados ou óculos red/blue »left & right imagens superpostas (ótica)

16 CAVEs A room with walls and/or floor formed by rear projection screens.

17 CAVE Details Typical size: 10 x 10 x 10 room 2 or 3 walls are rear projection screens Floor is projected from above One user is tracked (usually magnetically) He/she also wears stereo shutter goggles… And carries a wand to manipulate or move through the scene Computer projects 3D scenes for that viewers point of view on walls Presto! Walls vanish, user perceives a full 3D scene –Turning head doesnt necessitate redraw, so latency problems are reduced But, view is only correct for that viewer! cost is very high

18 Baby CAVEs IDesks e seus similares –(Pittsburgh Supercomputing Centers IScreen) Fishbowl VR também encontra-se nesta categoria Emissor acústico para head tracker Tela de projeção posterior SGI Onyx com Infinite Reality Graphics & 4 Processadores Emissores para óculos estéreos

19 Headmounts imersivos clássicos Típicos: pequenos LCDs, um para cada olho Maior resolução: CRTs miniaturas –Alta voltagem, diretamente em sua têmpora! Displays Flat panel passam esta tecnologia COnsegue-se 1Kx1K ou mais, mas é caro e pesado (>$10K) –Bom para militares Problema sério com navegação, de latência –Leva a náusea Campo de vista é limitado, pode ser 35 o IO Systems I-glasses 640x480 res stereo ~$4K, 1999 head-mounted display Bell Helicopter, 1967

20 The Ultimate: Virtual Retinal Display Eric Seibel, U. Washington Human Interface Technology Lab – – Simples: atire um raio laser em seu olho e module-o bem rápido. Uso potencial para realidade virtual de alta resolução e sem fio Video Source Drive Electronics Photon Generator Intensity Modulator Beam Scanning Optical Projection

21 Virtual Retinal Display In Use Tom Furness of HITL Uses a prototype Microvisions upcoming Nomad Product (supposedly)

22 Sistemas Headmount de Realidade Aumentada Realidade Aumentada significa aumentar a imagem do ambiente real com o virtual, ao invés trocar o real pelo virtual. –heads-up display Olhar por prismas ou LCDs transparentes Alternativamente, use video see-through –Cameras são baratas e rápidas –Image-based tracking –Permite objetos virtuais encobrir reais RV Aumentada é muito sensível a latência! Mas usuário fica confortável e orientado, podendo ver o escritório e o laboratorio note: many AR devices are small & lightweight!

23 A Nice Little Augmented Reality System Projeto da HITL; código conte disponível Video see-through –Barato mas de baixa resolução Video-based tracking –Tracker reconhece marca no cartão –Barato mas alta latência Múltiplos cartões com diferentes caracteres Caracteres interagem se colocados próximos de outros

24 Output: Audio Audio is important! (try watching a movie with the sound turned off) Synthesis techniques –library of canned samples »one at a time »mixed (compositing) »MP3 digital audio compression format –parametric model »engine sound as a function of speed, incline, gear, throttle »human voice driven by phonemes, inflection, emphasis, etc. Spatialized sound –make sound seem to come from any point in space (not the loudspeaker) –need several loudspeakers, carefully phased –might need model of listeners head shape

25 Movendo-se pelo ambiente Melhor maneira é caminhar Com um wand, pode pegar o ambiente e colocá-lo para trás… –Parece surpresamente natural Ou pode voar sobre o ambiente. –Parece divertido... –Mas sua visão diz que voce se move enquanto seu ouvido interior diz que voce está parado –Surpresa? Náusea é comum –Não é tão severo se a imagem não cobre sua visão periférica Mais inteligente: –Mova uma réplica pequena sua através de uma réplica pequena do ambiente. –Ruim para programar, bom para usuário.

26 Ambientes virtuais compartilhados Idéia simples: duas ou mais pessoas olhando a mesma geometria Podem estar separadas: desenhe avatares para as que não estão localmente presentes. Deve evitar latência da rede no seu loop Exemplo: o que fazer se uma pessoa atira uma boal virtual na outra?

27 Applicações de RV Flight simulators Architectural walk-throughs Design - interference testing (e.g. engine assembly) Teleoperation of robots in dangerous (Chernobyl) or distant (Mars) locations Medical X-ray vision (e.g. ultrasound) Remote surgery Psychotherapy (e.g. fear of heights) Interactive microscopy

28 UNC NanoManipulator feeling carbon nanotubes with an Atomic Force Microscope

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30 More Applications Video Games Location-Based Entertainment –DisneyQuest –Sony Metreon – Entertainment Technology (CMU) – Virtualized Reality (CMU) – Office of the Future (UNC) –use walls / desktops as displays – Ubiquitous computing and wearable computers –information superimposed on the environment

31 Office of the Future