2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 1 PESQUISADEMARKETING Edição Compacta Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Listas Encadeadas Circulares Listas Duplamente Encadeadas
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Exemplo de Plano de Ação
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Exemplos de 3 posições relativas de prédio fronteiro
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
O QUE MUDOU NO EXERCÍCIO DAS VENDAS?
Reconstrução filogenética: Inferência Bayesiana
Teste Funcional de Software
Gustavo Vieira Pereira
Protocolos Criptográficos. Múltiplas chaves em RSA Para RSA, escolhe-se dois números, e e d, tal que e. d = 1 mod (p-1).(q-1) Entretanto, também pode-se.
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Implantação do Sistema MRP II
Registro de Carta Topográfica
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Fazendo Slides no Power Point
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Técnicas de Amostragem
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
PRÉ PROVA – BANCO DO BRASIL
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
TA 733 A – Operações Unitárias II
Intervalos de confiança Sejam X 1, X 2, …, X n i.i.d. com distribuição F. Um intervalo de confiança de nível 1– para é um par de estatísticas [T 1 (X),
Estatística Dados valores (amostras) de variáveis aleatórias X 1, X 2,..., X n, cuja distribuição conjunta é desconhecida, inferir propriedades desta distribuição.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 5
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Recursividade Estrutura de Dados.
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Ilan Chamovitz, D.Sc. - 1 Fundamentos da Lógica Nebulosa para Inovação em processos de avaliação educacional - relato de experiência Ilan.
The Data Warehouse Toolkit
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
PESQUISADEMARKETING Edição Compacta Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
PESQUISA DE MARKETING Edição Compacta Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Provas de Concursos Anteriores
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Transcrição da apresentação:

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 1 PESQUISADEMARKETING Edição Compacta Prof. Dr. Fauze Najib Mattar

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 2 Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 3 Definição de coleta de dados Coleta e Processamento de Dados A coleta de dados é a fase em que são efetuados os contatos com os respondentes, aplicados os instrumentos, registrados os dados, efetuada uma primeira crítica do preenchimento e enviados para a central de processamento de dados.

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 4 Planejamento das operações de coleta de dados As operações de coleta de dados precisam ser detalhadamente planejadas e controladas para que os dados coletados tenham alta qualidade e para que as previsões de tempo e de custo de coleta sejam atingidas. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 5 Cronograma das atividades de coleta de dados AtividadeInício/ TérminoNº de dias disponíveis Instrumento e material para pré-teste Amostra para pré-teste Realização do pré-teste Avaliação dos resultados do pré-teste Reformulação dos instrumentos Impressão do instrumento Recrutamento, seleção e contratação de entrevistadores Material para treinamento Treinamento dos supervisores e dos entrevistadores Aplicação dos instrumentos Crítica no campo Crítica no escritório Checagem Elaboração do relatório final de coleta de dados Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 6 Características a serem procuradas nos entrevistadores Características demográficas: Idade, sexo, estado civil, raça, religião, ocupação, nível educacional, formação profissional, estrato socioeconômico, estilo de vida etc. Características psicológicas: Motivação, atitudes, percepção, expectativas, valores etc. Características comportamentais: Disciplina, honestidade, comunicação, apresentação pessoal, precisão etc. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 7 Perfil inadequado de pesquisadores Pesquisas têm mostrado que a utilização de pesquisadores com o perfil de características inadequado para a pesquisa e o público pesquisado traz resultados viesados. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 8 Exemplos de pesquisadores com perfil inadequado Respostas obtidas quando entrevistadores e respondentes são do mesmo sexo diferem daquelas quando são de sexos opostos. Entrevistadores jovens tendem a obter respostas orientadas para seu grupo de idade. Entrevistadores da classe média encontraram atitudes mais conservadoras entre grupos de baixa renda do que entrevistadores de baixa renda. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 9 Exemplos de pesquisadores com perfil inadequado (continuação) Entrevistadores de baixa renda tendem, tipicamente, a obter respostas mais radicais sobre opiniões políticas e sociais do que entrevistadores da classe média. A quantidade de vieses cresce à medida que aumenta a distância social entre entrevistadores e entrevistados. Entrevistadores negros obtêm, significativamente, mais informação sobre ressentimentos a respeito de discriminação racial do que entrevistadores brancos. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 10 Exemplos de pesquisadores com perfil inadequado (continuação) Em estudos sobre atitudes políticas, diferenças significativas foram observadas nas respostas em direção às próprias atitudes políticas dos entrevistadores. Entrevistadores que já tinham uma atitude favorável a casas pré-fabricadas obtiveram respostas mais favoráveis a casas pré-fabricadas do que aqueles cuja atitude era, inicialmente, desfavorável. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 11 Etapas de um processo de treinamento Preparação do material (questionário, manual, listagens de endereços ou de entrevistados etc.). Preparação do local. Distribuição do material aos participantes. Apresentação do material de preferência em projeção. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 12 Etapas de um processo de treinamento (continuação) Discussão do material e elucidação de dúvidas. Simulação da aplicação dos questionários entre pares de entrevistadores (somente para questionários complexos). Acompanhamento pelos supervisores de campo durante as primeiras aplicações. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 13 Erros cometidos por entrevistadores durante as entrevistas (pessoais ou por telefone) Ausência de empatia entre entrevistador e entrevistado. Forma de perguntar. Forma de registrar a resposta. Desonestidade. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 14 Remuneração dos entrevistadores Deve preferir pagar salário fixo quando: o nível dos entrevistadores for acima da média; o tema da pesquisa for complexo; o tempo de duração da entrevista for longo; os prazos para o término do campo não forem rígidos; o orçamento para pagamento das entrevistas não for rígido; o tempo de locomoção entre uma entrevista e outra for longo; a prospecção de entrevistados for difícil; a empresa apresentar volume de trabalho por longo período de tempo (várias e constantes pesquisas) que justifique a contratação de entrevistadores permanentes. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 15 Deve preferir pagar por entrevista realizada quando: o nível dos entrevistadores for médio ou baixo; o tema da pesquisa for simples; as entrevistas forem de duração rápida; os prazos para o término do campo forem rígidos; o orçamento para pagamento das entrevistas for rígido; o tempo de locomoção entre uma entrevista e outra for desprezível; no esquema de amostragem proposto for possível desprezar e, portanto, não pagar pelas entrevistas que estiverem abaixo da qualidade predefinida; a prospecção de entrevistados for fácil; a empresa não apresentar volume de trabalho que justifique entrevistadores permanentes. Remuneração dos entrevistadores (continuação) Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 16 Controle dos resultados esperados de coleta de dados que reúnem as condições necessárias para atender a pesquisa 1. Total de respondentes elegíveis 1.1 Entrevistados 1.2 Recusas 1.3 Não contatos (assumidos como elegíveis) 1.4 Outros (especificar) 2. Total de respondentes não elegíveis 2.1 Mudanças 2.2 Outros 3. Total da amostra Porcentagem de respostas (item 1.1/ item 1 × 100 Porcentagem de recusas [item 1.2/ (item item 1.2)] × 100 Porcentagem de contatos (item 1 – item 1.3)/ 1 × 100 Porcentagem de entrevistas elegíveis (item 1/ item 3) × 100 % % % % Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 17 Formas eletrônicas de coleta de dados People meter. Smart sense. Leitura ótica. Notebooks/ palmtops/ coletadores eletrônicos de dados. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 18 Formas eletrônicas de coleta de dados (continuação) Smart card. Fax. Internet. Infovias. TV interativa. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 19 Validade A validade de uma medição refere-se a quanto o processo de medição está isento, simultaneamente, de erros amostrais e erros não amostrais. Confiabilidade A confiabilidade de uma medição refere-se a quanto o processo está isento apenas dos erros amostrais. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 20 Ilustração dos conceitos de validade e confiabilidade Não válidos, mas confiáveis Valor esperado = 13 Hipótese Hipótese 2 O erro amostral é baixo e o erro não amostral é elevado Não válidos e não confiáveis Valor esperado = 5 Hipótese Hipótese 4 Os erros amostrais e não amostrais são elevados Válidos e confiáveis Valor esperado = 10 Hipótese Hipótese 1 O erro amostral é baixo e não há erro não amostral Não válidos e não confiáveis Valor esperado = 10 Hipótese 3 O erro amostral é elevado e não há erro não amostral Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 21 Métodos para estimar a validade Validade construída. Validade satisfeita. Validade concordante. Validade preditiva. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 22 Confiabilidade de teste-reteste Confiabilidade de formas alternativas Métodos para estimar a confiabilidade Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 23 Definição de Processamento dos Dados O processamento dos dados compreende os passos necessários para transformar os dados brutos coletados em informações (dados processados) que permitirão a realização das análises e interpretações. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 24 Fases do Processamento dos Dados Crítica. Checagem. Codificação. Digitação. Tabulação. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 25 A função básica da crítica é impor padrão de qualidade aos dados brutos, de forma que a precisão seja a máxima e as ambiguidades, mínimas. A crítica envolve a inspeção e, se for o caso, a correção de cada instrumento de coleta preenchido e deve ser efetuada em 100% dos questionários aplicados. Quando necessário, envolve entrar novamente em contato com respondentes para esclarecer respostas duvidosas e / ou inconsistentes. Crítica Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 26 A crítica no campo deve ser realizada logo após a entrega do instrumento pelo entrevistador, de forma a possibilitar a correção de problemas mais evidentes como erros no preenchimento, omissões e ilegibilidades. Crítica no campo e no escritório A crítica no escritório envolve um trabalho mais detalhista e intenso do que aquele realizado no campo e exige conhecimentos profundos dos objetivos e procedimentos da pesquisa. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 27 A crítica deve analisar e avaliar se cada instrumento preenchido está: Completo Legível e compreensível Uniforme Preciso Consistente Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 28 Checagem A checagem visa avaliar a qualidade e veracidade do trabalho de campo e compreende entrar em contato com uma amostra de entrevistados de cada entrevistador, podendo variar de 10% a 30% do total da amostra pesquisada. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 29 Tipos de checagem Checagem simples: quando o objetivo é apenas confirmar os dados obtidos na entrevista. Checagem técnica: quando há necessidade de corrigir, completar ou entender alguma resposta. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 30 Objetivos da checagem Confirmar se a entrevista foi efetivamente realizada. Verificar se a entrevista foi realizada respeitando-se os filtros estabelecidos. Confirmar se a entrevista foi realizada com a pessoa certa. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 31 Objetivos da checagem (continuação) Verificar se há consistência nas respostas obtidas no questionário fazendo-as novamente e comparando-as. Corrigir eventuais erros e dúvidas nas respostas. Obter respostas a perguntas que não foram respondidas. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 32 Codificação A codificação é o procedimento técnico pelo qual os dados são categorizados. Através da codificação, os dados brutos são transformados em símbolos, que podem ser contados e tabulados. Os procedimentos para codificação serão diferentes se as respostas a serem codificadas forem de uma questão fechada ou aberta. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 33 Exemplos de questões fechadas precodificadas Sexo? Masculino Feminino Qual seu estado civil? Solteiro Casado Desquitado/ divorciado/ separado Viúvo Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 34 Codificação de questões abertas Consiste em codificar as respostas verbais dadas pelos respondentes durante a entrevista, o que pode ser feito através de dois procedimentos: preparar a priori um bem desenvolvido esquema de codificação; esperar pelo término do campo e, a partir das verificações das respostas, ir construindo o esquema de codificação. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 35 Regras e convenções para codificação Na definição do corte de variáveis contínuas (se a preferência for trabalhar com intervalos predefinidos), observar os seguintes pontos: em quantas categorias a variável deve ser subdividida, tendo em vista o plano de análises previamente estabelecido; o que facilita a análise: estabelecer categorias de intervalos iguais (0-9, etc.) ou categorias com igual número de casos (10% 0-2, 10% 3-10 etc.); os extremos das categorias devem ser abertos (abaixo de 9; 65 e mais) ou devem ser criados intervalos fechados até esgotar todas as possibilidades. As opções de respostas precisam ser mutuamente exclusivas e coletivamente exaustivas. Preferir sempre coletar dados em categorias mais desagregadas do que, a princípio, se prevê necessitar. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 36 Regras e convenções para codificação (continuação) Obedecer às seguintes convenções para o processamento eletrônico que facilitarão a codificação, a digitação, o processamento e a análise dos dados: utilizar somente códigos numéricos, não utilizar nenhum caractere especial nem deixar nenhuma resposta em branco; utilizar uma coluna do layout da planilha eletrônica para cada variável; utilizar códigos diferentes para não-resposta (missing) e para pulo; Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 37 Regras e convenções para codificação (continuação) nunca utilizar o zero como opção de resposta, isto pode gerar muita confusão no processamento, estabeleça e utilize um código padronizado para diferentes tipos de não- respostas, por exemplo: Tipo de não-respostaCódigo Não sabe/ Não tem opinião90ou Não respondeu/ Recusa91ou-2 Não se aplica92ou-3 Dado excluído pela crítica93ou-4 (dos dois conjuntos de possibilidades exemplificadas, a utilização de códigos com números negativos é mais segura) Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 38 Regras e convenções para codificação (continuação) Todo o conjunto de respostas de um mesmo instrumento precisa estar devidamente identificado na planilha eletrônica de dados. Em perguntas fechadas com respostas múltiplas, deve ser utilizada, para codificação, cada opção de resposta como uma pergunta simples cujas respostas possíveis sejam sim, código 1 ou não, código 2, e reservada uma coluna da planilha eletrônica para o registro de cada opção de resposta. Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 39 Exemplo: Dos itens apresentados a seguir, assinale aqueles que você leva em consideração na escolha do café que consome: Regras e convenções para codificação (continuação) Pureza Sabor Aroma Qualidade Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Textura Torrefação Embalagem Marca Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 40 Assim que os dados estiverem digitados e armazenados no banco de dados e antes de iniciar a tabulação/ processamento, fazem-se necessárias a realização da crítica eletrônica e a depuração dos dados de possíveis erros e inconsistências que não tenham sido percebidos nas críticas no campo e no escritório. Crítica eletrônica da consistência Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 41 Crítica de valores estranhos. Crítica de consistência. Crítica de valores extremados. Tipos de crítica eletrônica Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 42 Acréscimo e/ ou geração de outras variáveis: acrescer dados não coletados durante o campo, disponíveis em outras fontes, que serão utilizados no processamento; dividir uma variável contínua em categorias, ou combinar as categorias de uma variável de forma a trabalhar com menos categorias; criar novas variáveis através da combinação de outras; criar um índice que represente o resultado de um conjunto de variáveis. Completando o banco de dados Coleta e Processamento de Dados

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta Mattar Mattar 43 Ponderação dos dados: É o último passo a ser dado, antes que possa ser iniciada a tabulação/ processamento; Faz-se necessária por exigência do processo de amostragem ou por ter ocorrido alguma diferença entre a amostra efetiva, que foi pesquisada, e a amostra planejada, que precisa ser agora compensada através da ponderação. Completando o banco de dados Coleta e Processamento de Dados