Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Advertisements

Aspectos psicossociais da atividade física e saúde
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Qualidade de vida relacionada à saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica
Investigação de Surtos
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Gestão de Gases de Efeito Estufa MUDANDO O FUTURO - FEA/USP, 24/08/2006 Vicente H. Schmall.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Balanced Scorecard (BSC)
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
PROGRAMA DE ERGONOMIA.
NR 07 - PCMSO Portaria 24 de 29/12/94 Portaria 08 de 08/05/96.
Gestão Orientada para Resultado
6º Workshop de Responsabilidade Social Sustentabilidade na Estratégia das Organizações: Desafios e Oportunidades Sustentabilidade na Estratégia da Empresa.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Arquitetura de Sistemas de Informação
- 1 - Instituto Serzedello Corrêa Resultados Globais.
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Organização e Redução de Custos
Tendência do Food Service: Oferecer alimentação Saudável
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Missão Visão Valores.
Marketing de Relacionamento
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
DESAFIO TECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM. Madson ferreira Fase 2: apresentação do projeto 15/04/13 GRAVIDAP P.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
The Data Warehouse Toolkit
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho Experiência e Políticas de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Grupo Volvo Líder mundial em soluções de transporte comercial. Sede: Suécia Fábricas em 19 países Operações comerciais em mais de 180 países. 90.409 funcionários. Faturamento de US$ 264,7 bilhões Saúde, Segurança e Meio Ambiente 2 2

Produtos – Processos - Instalações Valores Corporativos Produtos – Processos - Instalações QUALIDADE SEGURANÇA CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE Saúde, Segurança e Meio Ambiente 3 3

Volvo do Brasil Trocar imagem. Inserir Iron Mark, que não caracterize um produto Saúde, Segurança e Meio Ambiente 4

Volvo do Brasil Responsável pelos negócios da marca na América do Sul Fábrica de Curitiba: 1977 Fábrica de Pederneiras: 1975 4.550 funcionários Saúde, Segurança e Meio Ambiente 5 5

Volvo do Brasil: Grau de risco 3 Tempo médio de empresa: 7,8 anos 20%: +15anos Idade Média dos funcionários: 34 anos 15% Mulheres 5,2 % PD Absenteísmo: 1.86 % AD: 1,21% Faltas /atrasos: 0,27% Faltas justificadas: 0,38% Turnover: 1,1 Jornada: 40 horas desde 1995 Saúde, Segurança e Meio Ambiente 6 6

Fábrica de Curitiba - PR Área total: 1.289.519 m2 Área construída: 103.875 m2 Área urbanizada: 344.472 m2 3.984 funcionários Produção diária: (2 turnos) Motores: 52 unidades Caminhões FH, FM: 72 unidades Caminhões VM: 25 unidades Cabines: 99 unidades (3 turnos) Ônibus: 09 unidades Saúde, Segurança e Meio Ambiente 7

Fábrica de Pederneiras - SP Área total: 430.000 m2 Área construída: 42.000 m2 566 funcionários Produção: Pás-carregadeiras Motoniveladoras Caminhões Articulados Escavadeiras Minicarregadeiras Compactadores Saúde, Segurança e Meio Ambiente 8

Cultura Corporativa Buscamos crescimento sustentado com: Energia Dedicando mais energia em cada circustância, fortalecemos a nossa competitividade. Paixão A paixão é um sentimento intenso. É também a palavra que melhor descreve a sensação de dedicação profunda. Respeito pelas pessoas O respeito é fundamental em todas as relações. Quando nos sentimos respeitados, somos encorajados para assumir uma atitude de responsabilidade por nós mesmos e pela nossa instituição. O respeito pelas pessoas inclui a elas a informação e o “feedback” que necessitam, tanto em condições favoráveis como em momentos difíceis. Ambientes saudáveis e seguros como fator de respeito pelas pessoas! Cultura Corporativa Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Política de Saúde e Segurança Qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente são valores fundamentais de todas as nossas operações. Da mesma forma, temos como base o respeito pelas pessoas. É nosso objetivo ter ambientes de trabalho criativos, saudáveis, inspiradores e livres de riscos para a saúde. Um ambiente atraente e positivo contribui fortemente para o sucesso da empresa. Estilo de vida e bem estar Todas as pessoas podem influenciar a sua própria saúde física e psicológica, seja através do estilo de vida de cada um ou da participação nas várias atividades de qualidade de vida disponíveis. A Volvo deverá estimular seus funcionários a participar de atividades de qualidade de vida quer seja na promoção da saúde e ou da prevenção de acidentes! 10

PVQV Compreende conjunto de ações desenvolvidas na empresa voltadas para seus colaboradores e/ou dependentes que tem como objetivo maior motivá-los a adotar e manter aspectos positivos de vida.

PVQV – Ambiente Saudável: premissas Trabalhador como ser único e possuidor de diversos papéis não limitados ao ambiente intra ou extra empresa. Respeito e ética embasando toda e qualquer relação, ações ou programas. Autogestão / escolhas como sinal da maturidade pessoal e organizacional. Valores pessoais coerentes com os da organização. Foco nas ações preventivas e de promoção da saúde, da segurança, do respeito ao meio ambiente.

Ações para Qualidade de Vida Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Registros de dados Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Saúde, Segurança e Meio Ambiente

AÇÕES DESENVOLVIDAS (a partir dos dados) Recursos comunitários Práticas Física Lazer Psicológica Espiritual Crescimento Recursos comunitários Sociais Ambientais Saúde, Segurança e Meio Ambiente 16

Como ocorre a propagação das políticas, diretrizes do programa de qualidade de vida entre os funcionários e familiares? Principais práticas: Palestras e seminários Grupo de Comunicação. Treinamentos Reuniões semanais de EAGs : 5ª feira Viking especial / Viking repórter / Viking Família Programas específicos Comissão de Fábrica Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Exemplos: propagação… Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Exemplos: propagação... Palestras e treinamentos: Calendário prévio Adesão - autogestão Assuntos definidos a partir dos dados epidemiológicos e ocorrências. Semanas Internas: Meio Ambiente Saúde SIPAT Saúde, Segurança e Meio Ambiente 19

Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Trilhas – Interação com meio ambiente Contra turno Exemplos de programas que incentivam a cultura da excelência e contribuem para consolidar a qualidade de vida: equilibrio Associação Viking Academia. Trilhas – Interação com meio ambiente Contra turno Familiares e Comunidade. Cidadania Promoção da saúde Prevenção de acidentes Colônia de férias Lazer Programa Corujão (RH / IT / Saúde) Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Espaço voltado à educação ambiental, à preservação da cultura e ao lazer. Ações de voluntariado. Oferece trilhas interpretativas em meio ao bosque de araucárias que permitem o contato direto com a flora e fauna local. 22

Exemplos de programas que incentivam a cultura da excelência e contribuem para consolidar a qualidade de vida Programa Viva sem Risco: Saúde (Dados a partir do PCMSO, VOAM, Farmácia). Crônicos Aconselhamento – Conscientização Cardiologista – periódico 90 % adesão ao tratamento nas cardiovasculares. Programa Nutricional Nutricionista clínica Aconselhamento - conscientização De dietas para cardápios Interação total com Serviço de Alimentação Industrial. Acompanhamento periódico atrelado ou não ao EPS Saúde, Segurança e Meio Ambiente

MAPEAMENTO DE RISCO EM RELAÇÃO AO CONSUMO DE MEDICAMENTOS O perfil apresentado refere-se ao consumo realizado no ano de 2010. Foram contabilizados consumo de medicamentos relativos as patologias crônicas ou com impacto severo sobre a qualidade de vida. Foram monitoradas indicações terapêuticas relativas a hipertensão, diabetes, drogas anti-tabagismo, doenças pulmonares, dislipidemia, anorexígenos, ansiedade e depressão. Na tabela apresentada foram estratificados os consumos em riscos relativo ao número de indicações terapêuticas consumidas, cada extrato de risco se refere a vidas únicas, não se repetindo na amostra. Saúde, Segurança e Meio Ambiente

MAPEAMENTO DE RISCO EM RELAÇÃO AO CONSUMO DE MEDICAMENTOS Possibilidade de geração de ações preventivas na empresa. Exemplos: Doenças ortopédicas e alterações endócrinas. Déficit de atenção x medicamentos x atividades de risco. Doenças neurológicas e operação de equipamentos de risco. Interações medicamentosas. Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Programa Materno Infantil Acompanhamento das gestantes. Exemplos de programas que incentivam a cultura da excelência e contribuem para consolidar a qualidade de vida Programa Materno Infantil Acompanhamento das gestantes. Licença maternidade de 6 meses. Home Office Sala de amamentação Vacinas: 70% subsídio Auxilio creche até os 7 anos. (amarrando ao calendário de vacinação) Programa de atendimento médico emergencial domiciliar Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Foco na promoção da saúde e segurança Canais existentes para discussão que incentivam e contribuem para consolidar a qualidade de vida. Foco na promoção da saúde e segurança Conselho de saúde e segurança Conselho 4: Critério Socioambiental FNQ Comissão de Fábrica e DSSMA CIPA – 3 Comitês de ergonomia - concepção / tratamento Diálogos de segurança: EAGs Inove: I9 – Qualidade e segurança Não restrito a questão trabalho. Fórum global Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Evolução dos Programas de Qualidade de Vida Início Atualmente Foco no ambiente de trabalho Fatores de risco internos e externos Foco sobre os determinantes sociais. Ações e atividades direcionadas = Guarda Chuva de realizações pontuais Sistema amplo que se baseia na autogestão Escolhas Ações isoladas = Enfeites de natal. Ações que formam um determinado programa. Políticas e Objetivos alinhados. Resultados Árvore de Indicadores. Atrelado aos objetivos estratégicos da empresa. Sistema Integrado de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho Sistema Integrado de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Integrais. Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Equipe: 59 Como é constituída a equipe que desenvolve o PVQV? Gerente de SSMA Engenheiro de Segurança do Trabalho 3 (2) Técnicos de Segurança do Trabalho 13 (8) Ergonomistas 2 Médicos do Trabalho 5 (2) Enfermeiro do Trabalho 1 (1) Técnicos de enfermagem do trabalho 9 (1) Nutricionista 1 Assistentes Sociais 3 Engenheiro ambiental 1 Analistas ambientais 3 Fonoaudiologas 2 Analistas de beneficios 6 Assistentes administrativos 5 Estagiarios 2 Aprendizes 2 Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Alguns Indicadores *Vigitel Curitiba 2005 2010 Tendência Referencial Comparativo* Plano de Ação Sedentarismo 57% 43% 85% Ampliação horários academia Tabagismo 12% 8% 18,2% Manter programa Hipercolesterolêmia 33% 13% ND Aumentar oferta de nutricionista Hipertrigliceremia 23% 14% Idem Hipertensão arterial 5% 5.5% Disseminar informações. Cardiologista no ambulatório: coach Diabetes 1,8% 1,5% 4,4% Aumentar informações *Vigitel Curitiba Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Alguns indicadores de segurança: Sugestões apresentadas

Alguns indicadores de segurança: Taxa de frequencia de AT com afastamento

Outros resultados para a organização: Econômicos: Baixo índice de absenteísmo. Baixo turnover. Baixa taxa de frequencia e gravidade Menor FAT industria automobilística Custo de benefícios abaixo do mercado. Aumento de produtividade. ‘ Saúde, Segurança e Meio Ambiente 33 33

Outros resultados para a organização Organizacionais: Atração e retenção de talentos. Valorização da imagem. Engajamento. Orgulho em ser parte! Saúde, Segurança e Meio Ambiente 34 34

Melhores Empresas para Você Trabalhar Outros Prêmios 1º Lugar 3º Lugar 2º Lugar 1º Lugar Saúde, Segurança e Meio Ambiente 35 35

dante.lago@volvo.com