Temas Transversais em Administração Apresentação do Curso Prof. Marcelo Musci, M.Sc.
Sobre o Professor Doutorando em Engenharia Elétrica, PUC Mestre em Engenharia de Computação, UERJ(2008) Pós em Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ (1996) Engenheiro Eletrônico, UERJ (1993) Atividades acadêmicas: ensino e pesquisa Áreas de interesse: processamento de imagens, inteligência computacional, controle de processos
Comunição Pessoal Impecável Escolha as palavras certas; Fale de maneira direta e convincente; Saiba administrar conversas difíceis; Reforce seus argumentos com a linguagem corporal;
Importância da comunicação face a face Para decolar a carreira gerencial; Melhorar os resultados da empresa; Evitar retrabalho, mal-entendidos e delegar de responsabilidades; Entender as perspectivas de cada um; Influenciar pessoas; Novas tecnologias de comunicação (e-mail, pager, videoconferência, teleconferência) não substituem o face a face. Tendência de trabalho em equipes multidisciplinares.
Emoção na comunição A emoção na comunição é fundamental; Usuários de correio eletrônico criaram os “emoticons” :-) sorriso :O surpresa ;-I piscadadinha :-))) gargalhada :-( triste
Como as decisões são tomadas? Uma decisão é um resultado de: “razão + intuição (emoção) ” Somos animais. Quando conhecemos uma pessoa nova procuramos aspectos de interação humana na sociedade, como: esta pessoa é confiável? é poderosa? é um parceiro? temos amigos ou interesses comuns?
Resultados Surpreendentes Comunicação Eficaz Persuadir alguém com o poder de decisão necessário a aceitar e apoiar uma nova idéia nossa. Inspirar a equipe a seguir nossa liderança na implantação de uma iniciativa de mudança. Coletar informações com as quais avaliar como está transcorrendo um projeto particularmente difícil. Ajudar a gerar idéias criativas e inovadoras entre os funcionários envolvidos em um programa complexo.
Resultados Surpreendentes Comunicação Eficaz Convencer as pessoas dos méritos de abraçar uma nova e desafiadora visão ou missão. Fazer uma crítica construtiva a um subordinado direto ou parceiro de negócios sem colocá-lo na defensiva. Aplacar um cliente furioso, impedindo que a tensão atinja níveis perigosos. Detectar desonestidade no representante de um fornecedor empenhado em nos vender um novo contrato.
Natureza da Comunição Pessoal Palavra falada: indagação, asserção, modulação de tom e volume. Sinais não verbais: expressões faciais, gestos e postura corporal. Tudo que se encontra no campo visual do ouvinte (se o falante está olhando-o nos olhos ou desviando o olhar, sorrindo ou não). São informações cruciais acerca das emoções e pensamentos dos interlocutores.
A Comunição face a face é complexa As “regras” podem se mostrar contraditórias. Ex: Em uma reunião, unir a ponta dos dedos formando um “telhadinho” é sinal de inteligência? Se alguém não é capaz de nos olhar nos olhos durante uma conversa podemos concluir que ele está mentindo? Uma pessoa que balança a perna é impaciente?
Cultivando o Poder Social: Persuasão Estabeleça vínculos emocionais. Identifique interesses comuns. Utilize linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). Estabeleça sua credibilidade. Torne-se um bom construtor de equipes. Aprenda a negociar e administrar conflitos. Estabelecer uma conexão emocional com os outros: demonstrando compromisso com a nossa própria posição e ajustando o tom e a abordagem da argumentação ao estado emocional dos ouvintes. Identificar elementos comuns com os ouvintes. Utilizar linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). O grau de absorção é diretamente proporcional à sua vividez. Estabelecer uma conexão emocional com os outros: demonstrando compromisso com a nossa própria posição e ajustando o tom e a abordagem da argumentação ao estado emocional dos ouvintes Utilizar linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). O grau de absorção é diretamente proporcional à sua vividez Estabelecer nossa credibilidade firmando e cumprindo compromissos e cultivando relacionamentos de confiança.
Viva um Drama “Pense em toda conversa como uma apresentação dramática. Ninguém fica empolgado com respostas meramente factuais.” (Richard Boyatzis, 2002)