Temas Transversais em Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Introdução a Engenharia de Software – Parte 1 Técnico.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM NA DIDÁTICA CRÍSTICA
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
Adotando XP na Empresa Um Non-Case Study Guilherme Fernandes.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós? Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós?
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Balanced Scorecard (BSC)
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Os dez mandamentos para o bem planejar
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
O PENSAMENTO DE ROBERT KAPLAN LIVRO: O QUE PERGUNTAR AO ESPELHO – ROBERT STEVEN KAPLAN What to ask the person in the mirror SETEMBRO 2012.
Implantação do Sistema MRP II
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
LIDERANÇA Exercícios.
Departamento de Engenharia Elétrica
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Arquitetura de Sistemas de Informação
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão O controle externo na visão da Universidade Federal do Amapá Macapá, AP- 19 e 20/08/ 2004 Por: João Brazão.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Matemática e Educação Ambiental.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Missão Visão Valores.
LIDERANÇA.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
MAC 499 Trabalho de Formatura Supervisionado André Takemoto nº USP
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
Administração de Sistemas de Informação
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Apresentação de Estágio Supervisionado
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
The Data Warehouse Toolkit
Empreendedor Corporativo
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Temas Transversais em Administração Apresentação do Curso Prof. Marcelo Musci, M.Sc.

Sobre o Professor Doutorando em Engenharia Elétrica, PUC Mestre em Engenharia de Computação, UERJ(2008) Pós em Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ (1996) Engenheiro Eletrônico, UERJ (1993) Atividades acadêmicas: ensino e pesquisa Áreas de interesse: processamento de imagens, inteligência computacional, controle de processos

Comunição Pessoal Impecável Escolha as palavras certas; Fale de maneira direta e convincente; Saiba administrar conversas difíceis; Reforce seus argumentos com a linguagem corporal;

Importância da comunicação face a face Para decolar a carreira gerencial; Melhorar os resultados da empresa; Evitar retrabalho, mal-entendidos e delegar de responsabilidades; Entender as perspectivas de cada um; Influenciar pessoas; Novas tecnologias de comunicação (e-mail, pager, videoconferência, teleconferência) não substituem o face a face. Tendência de trabalho em equipes multidisciplinares.

Emoção na comunição A emoção na comunição é fundamental; Usuários de correio eletrônico criaram os “emoticons” :-) sorriso :O surpresa ;-I piscadadinha :-))) gargalhada :-( triste

Como as decisões são tomadas? Uma decisão é um resultado de: “razão + intuição (emoção) ” Somos animais. Quando conhecemos uma pessoa nova procuramos aspectos de interação humana na sociedade, como: esta pessoa é confiável? é poderosa? é um parceiro? temos amigos ou interesses comuns?

Resultados Surpreendentes Comunicação Eficaz Persuadir alguém com o poder de decisão necessário a aceitar e apoiar uma nova idéia nossa. Inspirar a equipe a seguir nossa liderança na implantação de uma iniciativa de mudança. Coletar informações com as quais avaliar como está transcorrendo um projeto particularmente difícil. Ajudar a gerar idéias criativas e inovadoras entre os funcionários envolvidos em um programa complexo.

Resultados Surpreendentes Comunicação Eficaz Convencer as pessoas dos méritos de abraçar uma nova e desafiadora visão ou missão. Fazer uma crítica construtiva a um subordinado direto ou parceiro de negócios sem colocá-lo na defensiva. Aplacar um cliente furioso, impedindo que a tensão atinja níveis perigosos. Detectar desonestidade no representante de um fornecedor empenhado em nos vender um novo contrato.

Natureza da Comunição Pessoal Palavra falada: indagação, asserção, modulação de tom e volume. Sinais não verbais: expressões faciais, gestos e postura corporal. Tudo que se encontra no campo visual do ouvinte (se o falante está olhando-o nos olhos ou desviando o olhar, sorrindo ou não). São informações cruciais acerca das emoções e pensamentos dos interlocutores.

A Comunição face a face é complexa As “regras” podem se mostrar contraditórias. Ex: Em uma reunião, unir a ponta dos dedos formando um “telhadinho” é sinal de inteligência? Se alguém não é capaz de nos olhar nos olhos durante uma conversa podemos concluir que ele está mentindo? Uma pessoa que balança a perna é impaciente?

Cultivando o Poder Social: Persuasão Estabeleça vínculos emocionais. Identifique interesses comuns. Utilize linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). Estabeleça sua credibilidade. Torne-se um bom construtor de equipes. Aprenda a negociar e administrar conflitos. Estabelecer uma conexão emocional com os outros: demonstrando compromisso com a nossa própria posição e ajustando o tom e a abordagem da argumentação ao estado emocional dos ouvintes. Identificar elementos comuns com os ouvintes. Utilizar linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). O grau de absorção é diretamente proporcional à sua vividez. Estabelecer uma conexão emocional com os outros: demonstrando compromisso com a nossa própria posição e ajustando o tom e a abordagem da argumentação ao estado emocional dos ouvintes Utilizar linguagem vívida (histórias e anedotas) e evidências contundentes (fontes autorizadas). O grau de absorção é diretamente proporcional à sua vividez Estabelecer nossa credibilidade firmando e cumprindo compromissos e cultivando relacionamentos de confiança.

Viva um Drama “Pense em toda conversa como uma apresentação dramática. Ninguém fica empolgado com respostas meramente factuais.” (Richard Boyatzis, 2002)