Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias Vila do Conde - Porto 4 9º Ano – Educação Tecnológica
Estrutura base do modelo, caixa redutora e sistema direccional - Modelo de carro solar construido em esferovite e K-line com motor com capacidade de funcionamento a 10/12 V extraído de uma velha impressora, tal como as rodas da caixa redutora. O sistema é alimentado por 10 células fotovoltaicas de 1V/0,750mA mais a célula fornecida, conforme o regulamento, das quais se espera obter a energia necessária ao seu funcionamento Estrutura base do modelo, caixa redutora e sistema direccional
Apresentação do projecto – motivação e objectivos Calendário e regulamento de participação - Critérios de construção Formação de equipa Apresentação e discussão de propostas Ante-projecto e projecto. Estudo de cobertura/suporte de células fotovoltaicas Recolha e testagem de materiais reutilizáveis (motores, engrenagens, esferovite, outros. Ensaio de kit fotovoltaico Construção da estrutura (chassi, frente, trazeira) Construção de caixa redutora, sistema direccional e sistema de eixos. Estudo de ligação de células Montagem da estrutura Acabamento de superficie Montagem final Testagem e avaliação Construção da base
Os alunos envolveram-se com agrado e participaram na generalidade das decisões tomadas, procurando compreender a relação dos fenómenos em causa com os objectivos pretendidos a cada passo. O projecto foi iniciado na 2ª semana de Março. A turma tem 90 + 45 minutos semanais e tem um número muito elevado de alunos – 25 - face à didática da Educação Tecnológica e ao envolvimento deste projecto, sendo que se intercalaram as férias da Páscoa, factos que muito dificultaram o desenvolvimento das actividades. Quanto à realização, as maiores dificuldades até agora residiram na construção da caixa redutora, pelo rigor inerente à relação espacial das rodas. prevê-se a sua finalização em tempo util à participação no concurso regional. Como informação de base, foram utilizados materiais da disciplina, de electricidade, mecânica e energia solar, os quais fazem parte integrante dos kites didáticos fornecidos pela empresa ALLECOP no equipamento da Escola. Consulta por imagens de alguns sites relacionados com o assunto, como forma de motivação e inspiração ao projecto, como por ex. geraçãoecovalsassina. Blogspot.com Testagem de motores
Aspecto previsto do protótipo Aprendizagens inerentes ao projecto na sua globalidade, enquadradas em diferentes domínios dos planos da disciplina para o 9º ano . Desenho técnico mecânico Manipulação de materiais (propiedades fisícas e mecânicas) e técnicas de trabalho Ligações de materiais (sistema porca/parafuso, colagens) Estudo do movimento – transmissão e transformação do movimento – Relação de transmissão força-velocidade/diâmetro de rodas Fundamentos de electricidade. Lei de Ohm - circuíto série e paralelo O projecto doi discutido em grupo disciplinar e apresentado à direcção da escola. Será objecto de exposição devidamente explicada em local adequado da escola (àtrio ). Sendo a primeira experiência do tipo não se perspectivam quaisquer propostas de produção do protótipo, antes se afirmando o interesse na experimentação de práticas envolventes e motivadoras do ensino/aprendizagem, tanto para alunos como para professores Aspecto previsto do protótipo