Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Não sei, mas fiquei a saber....
EPRM-RacingEnergy Isaac Tomé Ferreira Duarte
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
WHEELS LIGHT Carlos Jorge Gonçalves Penso EB 2,3 Ferreira de Castro
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
Pedro Jorge Nogueira Correia Agrupamento de Escolas de Freixo Freixo (Ponte de Lima) – Viana do Castelo 6.º Ano de escolaridade (Educação Visual e Tecnológica,
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Secundária/3 Aurélia de Sousa
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Fotão Veloz Professora Maria Emília Cunha Pedro Oliveira Pedro Xavier Manuel Sequeira EB.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Novos Caminhos Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 36º ano – Clube dos Porquês.
Escola Secundária Daniel Sampaio
Escola EB 2,3/S Santos Simões
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
César Paulo Moreira Leite
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSOR: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS:ANA RITA CARDOSO ; MARCO.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Solar Moche Nuno Monteiro / Vitor Soares Escola Secundária Campos Melo
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 9º Ano (Educação Tecnológica + Área de Projecto) TecnoVC2 5+1.
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Speedy Solar II Alunos: Gonçalo Espenica; Sérgio Dias e José Xavier Professores: Edmundo.
Nélio Manuel Lopes Duarte Colégio João de Barros Meirinhas – Pombal – Leiria 10º Ano (Práticas Oficinais) Born in Renew 3+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “ Os Voyagers” Tiago Miguel Chico Vaz, Pedro Ribeiro Catarino, Ana Vanessa Dias de Carvalho,
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tecnoteam Cátia Nunes; Daniela Rodrigues e Diogo Cachitas (3º ciclo) Prof. Educação Tecnológica.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
Pico de Regalados Manuel Flores
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Qualquer coisa com rodas Professor Rui Ricardo Valente Silva Alexei Burnian Cristina Antunes.
Pedro Jorge Cruz Carneiro Fernandes EBS de Velas Velas - Açores 8ºAno (Ed.Tecnológica.; Matemática; F.Q.; L. Portuguesa) NO CO
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO 3ª In Solar Rodrigo Bruno, Miguel Farto, Stefanie Diedrich, Sara Aguiar, Patrícia Melo,
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Sun for Speed Professor: Nuno Saraiva (Educação Tecnológica) Alunos: Bruno Almeida, César.
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO RDR Rui, Diogo e Ricardo Elizabete Fernandes Escola EB 2,3 de Celeirós, Braga Carro Solar.
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Numásio Silva/João Brito Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Santo António Funchal 8º Ano + Educação Tecnológica Carrinho Solar 8ºA 20 +
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Gracinda Santos S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira Vila Nova de Gaia, Porto 12º Física, Área de Projecto4 Física só para três.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
Transcrição da apresentação:

Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias Vila do Conde - Porto 4 9º Ano – Educação Tecnológica

Estrutura base do modelo, caixa redutora e sistema direccional - Modelo de carro solar construido em esferovite e K-line com motor com capacidade de funcionamento a 10/12 V extraído de uma velha impressora, tal como as rodas da caixa redutora. O sistema é alimentado por 10 células fotovoltaicas de 1V/0,750mA mais a célula fornecida, conforme o regulamento, das quais se espera obter a energia necessária ao seu funcionamento Estrutura base do modelo, caixa redutora e sistema direccional

Apresentação do projecto – motivação e objectivos Calendário e regulamento de participação - Critérios de construção Formação de equipa Apresentação e discussão de propostas Ante-projecto e projecto. Estudo de cobertura/suporte de células fotovoltaicas Recolha e testagem de materiais reutilizáveis (motores, engrenagens, esferovite, outros. Ensaio de kit fotovoltaico Construção da estrutura (chassi, frente, trazeira) Construção de caixa redutora, sistema direccional e sistema de eixos. Estudo de ligação de células Montagem da estrutura Acabamento de superficie Montagem final Testagem e avaliação Construção da base

Os alunos envolveram-se com agrado e participaram na generalidade das decisões tomadas, procurando compreender a relação dos fenómenos em causa com os objectivos pretendidos a cada passo. O projecto foi iniciado na 2ª semana de Março. A turma tem 90 + 45 minutos semanais e tem um número muito elevado de alunos – 25 - face à didática da Educação Tecnológica e ao envolvimento deste projecto, sendo que se intercalaram as férias da Páscoa, factos que muito dificultaram o desenvolvimento das actividades. Quanto à realização, as maiores dificuldades até agora residiram na construção da caixa redutora, pelo rigor inerente à relação espacial das rodas. prevê-se a sua finalização em tempo util à participação no concurso regional. Como informação de base, foram utilizados materiais da disciplina, de electricidade, mecânica e energia solar, os quais fazem parte integrante dos kites didáticos fornecidos pela empresa ALLECOP no equipamento da Escola. Consulta por imagens de alguns sites relacionados com o assunto, como forma de motivação e inspiração ao projecto, como por ex. geraçãoecovalsassina. Blogspot.com Testagem de motores

Aspecto previsto do protótipo Aprendizagens inerentes ao projecto na sua globalidade, enquadradas em diferentes domínios dos planos da disciplina para o 9º ano . Desenho técnico mecânico Manipulação de materiais (propiedades fisícas e mecânicas) e técnicas de trabalho Ligações de materiais (sistema porca/parafuso, colagens) Estudo do movimento – transmissão e transformação do movimento – Relação de transmissão força-velocidade/diâmetro de rodas Fundamentos de electricidade. Lei de Ohm - circuíto série e paralelo O projecto doi discutido em grupo disciplinar e apresentado à direcção da escola. Será objecto de exposição devidamente explicada em local adequado da escola (àtrio ). Sendo a primeira experiência do tipo não se perspectivam quaisquer propostas de produção do protótipo, antes se afirmando o interesse na experimentação de práticas envolventes e motivadoras do ensino/aprendizagem, tanto para alunos como para professores Aspecto previsto do protótipo