Estatística Alexandre Lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª M. Sc. Ingrid Milléo
Advertisements

ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Professoras: Adriana Ramos. Maria de Lourdes Vaz Moreira Estudantes: Ana Carolina. Fabio Vinícius. Janaina Rislaine. Disciplinas: Matemática e Geografia.
PANORAMA HISTÓRICO Desde a antigüidade, conta-nos a Bíblia Sagrada era realizado o levantamento do povo judaico, para fins de guerra . Na Idade Média,
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
ESTATÍSTICA Conceitos.
Primeiros Conceitos de Estatística
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Métodos Quantitativos
MACS Análise, representação e redução de dados..
Estatística Marco Antônio.
Estatística Descritiva
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Estatística Descritiva (I)
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
Métodos Quantitativos II
Para início de estudo Estatística.
ESTATÍSTICA 1.
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
Conceitos de Estatística Prof(a): André Aparecido da Silva
Introdução à Estatística
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Matemática Financeira
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
Matemática 5.º Ano Estatística.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
ESTATÍSTICA - Princípios
Tratamento de Dados.
III - Amostragem Prof. Herondino.
Conceitos Básicos – Variável, Dados e População
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Sônia Vieira/ Ronaldo Wada
Estatística.
Estatística Básica usando o
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
Matemática Financeira
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ESTATÍSTICA.
Distribuição de Freqüências
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Módulo 1 Estatística Básica.
Marcos Antonio Estremote – Aula 1.  Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
Tabelas de Frequências
Transcrição da apresentação:

Estatística Alexandre Lima

Historicamente: ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos.   IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas. SEC. XVI: surgem as primeiras análises sistemáticas, as primeiras tabelas e os números relativos. SEC. XVIII: a estatística com feição científica é batizada por GODOFREDO ACHENWALL. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixa de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar : "O estudo de como se chegar a conclusão sobre uma população, partindo da observação de partes dessa população (amostra)". Atualmente, a Estatística não atente somente as necessidades dos governos. Existe uma finalidade mais ampla relacionada à discrição, organização, resumo, comunicação e análise de dados

O que é Estatística ? O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Definições básicas: FENÔMENO ESTATÍSTICO: é qualquer evento que se pretenda analisar, cujo estudo seja possível a aplicação do método estatístico. DADO ESTATÍSTICO: é um dado numérico e é considerado a matéria-prima sobre a qual iremos aplicar os métodos estatísticos. POPULAÇÃO: é o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum. AMOSTRA: é uma parcela representativa da população que É EXAMINADA com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população. PARÂMETROS: São valores singulares que existem na população e que servem para caracterizá-la. Para definirmos um parâmetro devemos examinar toda a população. Ex: Os alunos do 2º ano da FACEV têm em média 1,70 metros de estatura.

ESTIMATIVA: é um valor aproximado do parâmetro e é calculado com o uso da amostra. ATRIBUTO: quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo. VARIÁVEL: É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. E esta pode ser: VARIÁVEL QUALITATIVA: Quando seu valores são expressos por atributos: sexo, cor da pele,etc. VARIÁVEL QUANTITATIVA: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica, trata-se portanto da estatística de variável e se dividem em :

Organização dos dados Uma professor fez um levantamento da estatura, em centímetros, de cada um dos 30 alunos de determinada turma e anotou Os 30 alunos representam a população estatística. As estaturas representam a variável, isto é,a caracteristica da população que pretendemos estudar Estes dados serão organizados em uma tabela de frequência:

Em geral é dada em forma de porcentagem. Frequência Absoluta (  fi  ) - é o número de vezes que o valor de determinada variável é  observado. Frequência Relativa ( fri ) - é o quociente entre a frequência absoluta  do valor da variável e o número total de observações. Em geral é dada em forma de porcentagem. Estaturas Frequência Absoluta Frequência Relativa 152 4 13,33% 155 5 16,67% 160 6 20% 161 13,33 165 3 10% 166 170 172 2 6,67% TOTAL 30 1000%

Exemplo Às pessoas presentes em um evento automobilístico foi feita a seguinte pergunta: Qual a sua marca de carro preferida? Pedro: Ford Bruna: Peugeot Anete: Ford Paulo: Peugeot Célio: Volks Manoel: GM Carlos: GM Fred: Volks Sérgio: Fiat Gilson: GM Rui: Fiat Cláudia: Volks Antônio : Fiat Márcio: Volks Marcelo: GM Ana: Nissan Geraldo: Volks Rita: Ford Alicia: Renault Meire: GM Flávio: Peugeot Lia: GM Fabio: Renault Marcas Frequência Absoluta (FA) Frequência Relativa (FR) Ford 4 16,7% Fiat 3 12,5% GM 6 25% Nissan 1 4,2% Peugeot Renault 2 8,3% Volks 5 20,8% Total 24 100%