MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Desatravancando o Brasil Um Estado à altura do país Fundação Getúlio Vargas São Paulo 4 de Dezembro de 2009 Francisco Gaetani.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

A profissionalização no serviço público
“A Visão do Gestor Público” Ricardo de Oliveira
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Desafio das novas tecnologias
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Modernização do Estado e Controle Externo O desafio do alinhamento estratégico PROMOEX Florianópolis 28/06/2007 Francisco Gaetani
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Márcia Amaral Secretária Executiva Ministério da Saúde
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Fortalecendo a governança para o Crescimento: A OCDE e a possibilidade de aprendizado em políticas públicas Francisco Gaetani Secretário-Executivo Adjunto.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Novas e velhas agendas As Parcerias Públicas e Privadas no Brasil e na A.L.: Desafios e Perspectivas Salvador 12 de maio de.
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
Talentos para Inovação
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NO NORDESTE Humberto Falcão Martins.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Modernização do Estado e dos Controles Públicos Desatravancando o Brasil II Congresso Brasileiro de Controle Público Salvador.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Fonte: Gaetani, F.- Fórum Reforma do Estado-DF, 2008 Sessão Científica DCS/ENSP Síntese da Mesa: Estrutura Básica da Administração Pública e Suas Atualizações.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Inovar para transformar O desafio de promover as mudanças setor público e a ação do controle externo Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ 7 de Dezembro.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD As Metrópoles do Amanhã e a As Metrópoles do Amanhã e a Cooperação Técnica para o Desenvolvimento.
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Desatravancando o Brasil Um Estado à altura do país Fundação Getúlio Vargas São Paulo 4 de Dezembro de 2009 Francisco Gaetani Secretário Executivo-Adjunto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os desafios da modernização do Estado na Federação Brasileira A profissionalização do serviço público em bases meritocráticas e competitivas A melhoria da qualidade do gasto público e da produtividade do trabalho no setor público O aprimoramento dos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas A disseminação de uma cultura de pactuação de resultados e responsabilização no serviço público O controle da legalidade do gasto e o combate à corrupção com base em um arcabouço legal moderno

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A herança histórica inercial Patrimonialismo Formalismo Corporativismo Clientelismo Situacionismo Familismo amoral Cartorialismo

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Algumas referências importantes Os ciclos de investimento nacionais se deram ou em contextos autoritários (Vargas e Regime Militar) ou by-passando o Estado (JK) A importância – histórica e para o presente – do Decreto Lei 199 (além do Decreto Lei 200) A construção do Estado Nacional encontra-se ainda em curso (ex: órgãos centrais x linha) As transações do Estado com a Sociedade – firmas e terceiro setor – precisam fluir

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Desafios em múltiplas frentes As reformas dos séculos XIX e XX inacabadas e, em vários casos, mal iniciadas, e do XXI bloqueadas Os problemas endêmicos típicos da cultura política brasileira (formalismo, ineficiência e clientelismo) As mudanças provocadas pela revolução tecnológica e o descompasso com a legislação atual (ex:4320) As múltiplas dimensões da accountability (to andfor – por & perante) e a midiatização do controle A cacofonia organizacional existente derivada de um marco legal obsoleto, inconsistente e inorgânico

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O universo das políticas públicas (crescentemente intergovernamentais) Políticas Públicas Intergovernamentais Mídia Pres.,Gov.Pref Áreas Meio: Gestão Jurid. e Econômica Ministérios Secretarias de Linha Ministério Público(FeE) TCU & TCEs Congressso, Assemb,Cam. Empresas Sociedade ONGs ONU, BID & BM) União, Est. Municípios

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO As políticas de gestão pública Serviço público (mudando incrementalmente) Modelagem organizacional (em foco) Planejamento & Orçamento (defasadas) Auditoria e Controle (empoderadas) Compras e Contratos (hora de decisão) Governo eletrônico (a linha de menor resistência) Políticas regulatórias (atrofiadas)

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Cultura política e confiança Alta confiança no governo Baixa confiança no governo Alta confiança nos indivíduos Reino Unido, Austrália, Nova Zelância, Canadá Estados Unidos Baixa confiança nos indivíduos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca França, Espanha, Portugal, Itália

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O Desenvolvimento de Capacidades I É um processo de longo prazo Implica no respeito a sistemas de valores e a atenção as temática de incentivos e motivação Envolve monitorar o que passa em outros contextos para reinventar localmente Significa desafiar mentalidades e assimetrias de poder inclusive no próprio serviço público Demanda pensar e agir em termos de resultados que signifiquem capacidades sustentáveis

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O Desenvolvimento de Capacidades II Requer o estabelecimento de estruturas de incentivos positivos e consistentes Integra elementos e insumos internacionais e nacionais em prioridades, processos e sistemas regionais Significa crescer a partir das capacidades existentes, mais do que produzir novas Demanda persistência no engajamento e na manutenção do curso mesmo em circunstâncias adversas Implica em permanecer responsabilizável (accountable) perante os beneficiários finais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O que há em comum entre...? Hospitais públicos Institutos de pesquisa Parcerias com instituições internacionais Reservas florestais Orquestras Sinfônicas Entidades filantrópicas (creches & asilos etc) Museus Penitenciárias Conselhos profissionais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Transformações silenciosas A consolidação e a oxigenação do núcleo duro da APF (MF, MPOG, CGU, AGU) O povoamento da administração (infraestrutura e social) A profissionalização das Agências Reguladoras A recomposição salarial e política diferenciada O boom dos concursos públicos A revolução da transparência (ex: SICONV, Portal) O diálogo internacional qualificado (ex: OCDE) A inovação institucional dos consórcios públicos

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O Governo Pró-Ativo Avançando na construção do Estado Nacional Lei Geral de Agências A reformulação da Lei 8666 A Lei Orgânica da Administração Pública Nacional O Artigo 173 relativo às empresas estatais O debate em torno de uma nova Lei de Finanças Um novo marco regulatório da cooperação técnica internacional O equacionamento das relações com as universidades

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os problemas colocados no presente O risco da judicialização das políticas públicas A institucionalização de uma cultura de aversão ao risco e de medo de inovar A ausência de preocupação com impactos, custos, eficiência, custos de oportunidade e tempestividade As dificuldades de funcionar em rede de forma orientada para resolubilidade O desafio de desenvolver o mercado e promover competição de forma institucionalizada

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Por onde caminhar? Modernização da legislação referente à administração pública brasileira Organização das distintas esferas de conflitos (política, gestão, direito, recursos etc) Sistematização e processamento de contraditórios (que estão e que não estão na prateleira) Valorização do diálogo interdisciplinar e com a classe política, para além dos partidos Aprofundamento da cooperação intragovernamental, intergovernamental, internacional e c/ Soc. Civil

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O futuro não é o que era... é melhor! Consolidação e aprofundamento da democracia (inclusão, Conferências, cultura de negociação e tolerância) A ascensão das perspectivas regional e global Transparência crescente e cada vez mais disseminada Multiplicação de diálogos internacionais A irreversibilidade da tecnologia e de suas potencialidades A internalização da agenda de sustentabilidade A valorização dos direitos difusos

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Muito obrigado!