Exercício de História 8ª Série Profª Marta Moura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O absolutismo monárquico
Advertisements

Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
REVOLUÇÃO INGLESA Antecedentes da Revolução:
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
Prof. Emerson Guimarães
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Cursinho Popular Paulo Freire
Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia.
ILUMINISMO As luzes da razão.
Revolução Inglesa.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
Formação da ordem capitalista
ILUMINISMO Daniela Torres.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Revolução Inglesa Morte ao Rei.
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Iluminismo Definição:
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
A Revolução Inglesa (século XVII)
ABSOLUTISMO.
Puritana e Gloriosa Século XVII
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Revisão P3 História pontos importantes!
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas
Século XVIII Século das Luzes
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
Filósofos iluministas
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
História
ILUMINISMO.
John Locke.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
A CRISE DO ANTIGO REGIME REVOLUÇÃO INGLESA
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele.
REVOLUÇÃO INGLESA.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Revoluções Inglesas Séc. XVII E a Crise do Antigo Regime. Capítulo 18. P
Transcrição da apresentação:

Exercício de História 8ª Série Profª Marta Moura

1. Destes Movimentos quais foram influenciados pelo iluminismo 1. Destes Movimentos quais foram influenciados pelo iluminismo? Arraste o “gif” para os itens dos movimentos que foram entusiasmados por tais ideais. Revolução Francesa Revolução Russa Inconfidência Mineira Movimentos de Independência na América Revolta do Malês Guerra Civil Inglesa Guerra dos Emboabas Independência dos Estados Unidos Tomada de Constantinopla

2. “O Homem é o Lobo do Homem”, esta é uma frase de Thomas Hobbes 2. “O Homem é o Lobo do Homem”, esta é uma frase de Thomas Hobbes. Segundo esta afirmativa podemos chegar a que conclusão em relação ao sentido de seu discurso? 3. “Laissez faire, laissez passer”. Este é um célebre slogan do pensamento do Liberalismo econômico. Em que sentido esta frase se refere? 4. “Nenhum homem nasce ignorante de razão, todos os homens são resultado da educação que tiveram”. Este é um pensamento de Jean-Jacques Rosseau, um importante pensador do Iluminismo. O que podemos entender com esta afirmação?

5. Segundo os pensadores Thomas Hobbes e Jonh Locke o Estado é um elemento importantíssimo capaz de regular a sociedade. Porém eles diferem em intensidade deste poder regulador do Estado.(Arraste as frases para seus respectivos autores.) “Todos devem concordar em se submeter à autoridade do Estado. Pois o Estado é o responsável por impedir os conflitos sociais nocivos a sociedade.” “Se o Estado fosse tirânico a sociedade tinha o direito de se rebelar contra a opressão.” “O Estado foi criado por homens primitivos e havia nascido para proteger a vida, a liberdade e a propriedade dos indivíduos.” John Locke Thomas Hobbes

6. Preencha a Cruzadinha do Slide 7 de acordo com os itens abaixo: a) Foi um movimento filosófico-cultural desmembrado do Ilustracionismo, desenolvido na França e que buscava catalogar todo o conhecimento humano a partir dos novos princípios da razão. b) É considerada a primeira escola de economia científica. Consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim, cientificamente relevantes. c) É uma teoria política que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve deter um poder absoluto. Em muitos casos essa teoria esteve associada com com a doutrina do "Direito Divino dos Reis", que defende que a autoridade do governante emana directamente de Deus. d) Foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. Desenvolveu-se no leste europeu onde a economia ainda era atrasada e a burguesia era muito fraca ou inexistente. Visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder econômico.

e) Eram grupos radicais ingleses que reivindicavam, entre outras coisas, o voto universal. Seu desejo era de igualdade política. Desejavam formar uma República de pequenos proprietários. f) Foi um movimento de trabalhadores rurais pobres, liderado por Gerrard Winstanley entre os anos de 1649 e 1650 na Inglaterra, e que pretendia substituir a ordem feudal por uma sociedade com propriedade comunal. g) Dinastia originária de uma família de Bretã com origem no século XI, que alcançou o trono da Escócia e depois a coroa de Inglaterra. Suas relações políticas eram fundamentalmente com a aristocracia feudal e pelos estudiosos considerado uma monarquia retrograda. h) Foi uma dinastia de monarcas britânicos que reinou em Inglaterra entre o fim da Guerra das Rosas em 1485 e 1603. Neste período a economia e o comércio prosperaram apesar dos conflitos internos que marcaram o período, resultantes do repúdio da autoridade papal da Igreja Católica Romana e da fundação da Igreja Anglicana chefiada pelo próprio rei.

f) a) e) b) g) d) h) c)

Tráfico de Escravos Grandes Navegações Bloqueio Continental 7. Observe atentamente a figura: a) Esta figura relaciona um importante acontecimento na História do Comércio Marítimo do qual a Inglaterra foi a protagonista principal. Sobre este fato podemos afirmar que foi o(a)... (Clique e arraste a elipse para circular o item correto.) Tráfico de Escravos Grandes Navegações Bloqueio Continental Ato de Navegação

b) Quais das Caravelas podem comercializar tecidos ingleses no País Amarelo? [Arraste o X para a(s) caravela(s)] c) Quais das caravelas podem trazer os tapetes e vinhos vindos do País Amarelo? [Arraste o X para a(s) caravela(s)]

Gentry (latifundiários ligados a burgueses) Escavadores Anglicanos 8. Todas as classes se achavam envolvidas na Guerra civil Inglesa e que durou cerca de três anos. Sobre este conflito podemos perceber abaixo uma série de classes sociais, grupos políticos e religiosos. (Digite no quadro Vermelho os grupos que apoiavam o Exército do Parlamento e no quadro Amarelo o Exército que apoiara o Rei neste grande conflito que fizera parte da Revolução Inglesa.) Puritanos Senhores Feudais Burguesia Mercantil Gentry (latifundiários ligados a burgueses) Escavadores Anglicanos Niveladores Católicos Cavaleiros: apoiavam o Rei Carlos I Cabeças Redonda: formado pelo Parlamento

9. Clique e arraste as falas dos filósofos iluministas para os respectivos balões. “O homem é bom por natureza, a sociedade que o corrompe” “Defenderei até a morte a sua liberdade a sua liberdade de opinião” “É preciso que o poder limite o poder do rei” Montesquieu Voltaire Rousseau

Princípio da Tolerância: política e religiosa. 10. Com qual idéia cada filósofo se identifica? (Clique em Inserir  Formas, escolha a ferramenta “linha” ou “seta” e relacione a 1ª coluna com a 2ª.) Princípio da Tolerância: política e religiosa. Tripartição dos poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo. Educação Laica: sem a influência da Igreja.