PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FATOR PREVIDENCIÁRIO e sua influência sobre os benefícios do INSS
Advertisements

Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Legislação Previdenciária a partir da
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
PREVIDÊNCIA NA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS
PREVIDÊNCIA NA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS
SIMULAÇÕES ATUARIAIS DA EC 41 Santiago do Chile, 29 de Janeiro de 2004.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social TREINAMENTO PrevMun REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA REGRAS.
Seguridade Social Saúde Assistência Social Previdência Social
REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA OCORRIDA EM 98 EC 20/98.
Maiores salários dos SPFs (em regime de 40 horas) R$ X categorias.
Adicional de Desempenho ADE. APRESENTAÇÃO O Estado de Minas Gerais está incentivando e valorizando o servidor tanto em relação ao seu próprio desempenho.
PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
Previdência no Serviço Público
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OUTROS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS RELEVANTES
Proposta para o Modelo de Previdência Complementar do Sistema Petrobras.
A aplicabilidade das Leis Complementares 108 e 109
Conselho da Justiça Federal – Centro de Estudos PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA SERVIDORES PÚBLICOS.
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
MUTUOPREV – ENTIDADE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
(051) SUBSÍDIO ÚNICO (051)
REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDENCIA-RPPS
Marcelo Ferreira (Coordenador CODIV)
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
A Previdência Social na Administração Pública
Benefícios Previdenciários Paranaguá - PR
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Seminário “A Previdência em Foco”
MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social TREINAMENTO PrevMun REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA REGRAS.
TODAS PALESTRAS SERÃO ENVIADAS POR
REGRA GERAL EM VIGOR (E.C. 41/03)
APOSENTADORIAS NO SERVIÇO PÚBLICO
Aposentadoria Voluntária por Tempo de Contribuição Integral
Previdência do setor público
FUNPRESP – Lei /12 Lujan Miranda
SIMULAÇÕES ATUARIAIS DA EC 41. ALTERNATIVAS PARA O SETOR PÚBLICO: PRINCIPAIS CONCEITOS •EC20/98 - Condições de elegibilidade (tempo de contribuição, idade.
Institui a Previdência Complementar do Servidor Público
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Direitos previdenciários dos servidores públicos
REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Modalidades de aposentadoria do Servidor Público e FUNPRESP
Previdência Complementar dos Servidores Públicos
REGRAS PARA A CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO Análise do Projeto de Lei n° 1.992/2007 Pedro Delarue Tolentino Filho Presidente do SINDIFISCO NACIONAL Sindicato.
SISTEMA PREVIDENCIÁRIO
Gabriel Guy Léger Ministério Público junto ao TCE/PR
APOSENTADORIAS E PENSÕES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
02/08/2006. CONTEXTO PÚBLICO (Sistema PB) assistidos ativos BALANÇO 2005 Contribuições: R$ 840 milhões Contribuições: R$ 840 milhões Benefícios:
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
AL PREVIDÊNCIA REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE ALAGOAS 29 de abril de 2015.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
A aposentadoria voluntária do servidor público ao longo das reformas constitucionais.
APOSENTADORIA E BENEFÍCIOS
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
AGENDA Passado Presente Futuro. AS RECENTES ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E SEUS IMPACTOS NOS RPPS'S.
Plano de Seguridade Social
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: PROBLEMAS E ALTERNATIVAS Carlos Alberto Pereira de Castro Juiz do Trabalho Brasília, junho de 2007.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS O SISTEMA APÓS AS EMENDAS CONSTITUCIONAIS Nº 20/1998, 41/2003 E 47/2005 SINASEFE – Abril de 2014.
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
● PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO ● LEI Nº11.738/2008 ● ADRIANA PEREIRA ● ADRIELE LIMA ● ELIFRANCE FRANÇA ● NETA PITOMBEIRA ● SELMA TRINDADE.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
Transcrição da apresentação:

PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS O SISTEMA APÓS AS EMENDAS CONSTITUCIONAIS Nº 20/1998, 41/2003 , 47/2005 E EC 70/12.

RPPS – PRINCIPAIS REGRAS A PARTIR DAS EMENDAS CONSTITUCIONAIS

ANTES DA EC Nº 20, DE 16.12.1998; ENTRE A EC 20/1998 E A EC 41, DE 31.12.2003; APÓS A EC Nº 41/2003 APÓS A EC Nº 47/2005 APÓS A EC N 70/12;

ANTES DA EC Nº 20, de 16.12.1998 PARA QUEM IMPLEMENTOU AS CONDIÇÕES PARA A APOSENTADORIA ANTES DE 16.12.1998 CRITÉRIO POR TEMPO DE SERVIÇO; SEM IDADE MÍNIMA; APOS. INTEGRAL: 35 (h) e 30 (m); APÓS. PROPORCIONAL: 30 (h) e 25 (m); CÁLCULO PELA ULTIMA REMUNERAÇÃO; PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS;

PROFESSORES ANTES DA EC Nº 20, de 16.12.1998 PARA QUEM IMPLEMENTOU AS CONDIÇÕES PARA A APOSENTADORIA ANTES DE 16.12.1998 ABRANGIA TODOS OS DOCENTES CRITÉRIO POR TEMPO DE SERVIÇO; SEM IDADE MÍNIMA; APOS. INTEGRAL: 30 (h) e 25 (m); CÁLCULO PELA ULTIMA REMUNERAÇÃO; PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS;

A PARTIR DA EC Nº 20/1998, de 16.12.1998 PARA QUEM IMPLEMENTOU AS CONDIÇÕES PARA APOSENTADORIA ANTES ENTRE 16.12.1998 E 31.12.2003 CRITÉRIO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m) E IDADE MÍNIMA DE 53 (h) e 48 (m), PEDÁGIO DE 20% DO TEMPO QUE FALTAVA EM 16.12.1998 (INTEGRAL), OU DE 40% (PROPORCIONAL); 5 ANOS NO CARGO; 10 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; APOSENTADORIA INTEGRAL (ÚLTIMA REMUNERAÇÃO); PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS;

PROFESSORES A PARTIR DA EC Nº 20/1998,de 16.12.1998 PARA QUEM IMPLEMENTOU AS CONDIÇÕES PARA APOSENTADORIA ANTES ENTRE 16.12.1998 E 31.12.2003 EXCLUSIVAMENTE PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO; TEMPO DE SERVIÇO ATÉ 16.12.1998 CONTADO COM, ACRÉSCIMO DE 17% (H) E 20%(M) TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m) E IDADE MÍNIMA DE 53 (h) e 48 (m), PEDÁGIO DE 20% DO TEMPO QUE FALTAVA EM 16.12.1998 (INTEGRAL), APOSENTADORIA PROPORCIONAL DE 70%, ACRESCIDA DE 5% A CADA ANO A MAIS; 5 ANOS NO CARGO; 10 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; APOSENTADORIA INTEGRAL (ÚLTIMA REMUNERAÇÃO); PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS;

EC Nº 41, de 31.12.2003 (OPÇÃO PELO ART. 2º) PARA QUEM INGRESSOU ATÉ 16.12.1998; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m) E IDADE MÍNIMA DE 53 (h) e 48 (m); 5 ANOS NO CARGO; 10 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; PEDÁGIO DE 20% DO TEMPO QUE FALTAVA EM 16.12.1998; REDUTOR DE 3,5% (ATÉ 31.12.2005) OU 5%, A CADA ANO ANTECIPADO DE 60 (h) e 55 (m); CÁLCULO DA APOSENTADORIA: MÉDIA DAS 80% MAIORES CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE JUL/1994 FIM DA PARIDADE. REAJUSTE ANUAL DA APOSENTADORIA, PARA PRESERVAR VALOR REAL (VER ON Nº 03/2007, DA SPS/MPS) ABONO DE PERMANÊNCIA; PENSÃO = REMUNERAÇÃO OU PROVENTO ATÉ TETO DO RGPS, ACRESCIDO DE 70% DO QUE EXCEDER.

PROFESSORES - EC Nº 41, de 31.12.2003 (OPÇÃO PELO ART. 2º) PARA QUEM INGRESSOU ATÉ 16.12.1998; EXCLUSIVO PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m) E IDADE MÍNIMA DE 53 (h) e 48 (m); TEMPO DE SERVIÇO ATÉ 16.12.1998 CONTADO COM, ACRÉSCIMO DE 17% (H) E 20%(M) 5 ANOS NO CARGO; 10 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; PEDÁGIO DE 20% DO TEMPO QUE FALTAVA EM 16.12.98; REDUTOR DE 3,5% (ATÉ 31.12.2005) OU 5%, A CADA ANO ANTECIPADO DE 60 (h) e 55 (m); APOSENTADORIA: MÉDIA DAS 80% MAIORES CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE JUL/1994 FIM DA PARIDADE. REAJUSTE ANUAL DO PROVENTO ABONO DE PERMANÊNCIA; PENSÃO = REMUNERAÇÃO OU PROVENTO ATÉ TETO DO RGPS, ACRESCIDO DE 70% DO QUE EXCEDER.

EC Nº 41, de 31.12.2003 (OPÇÃO PELO ART. 6º) PARA QUEM INGRESSOU ATÉ 31.12.2003; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m) E IDADE MÍNIMA DE 60 (h) e 55 (m); 5 ANOS NO CARGO; 20 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; 10 ANOS NA CARREIRA; CÁLCULO DA APOSENTADORIA: INTEGRAL COM PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS; ABONO DE PERMANÊNCIA; PENSÃO = REMUNERAÇÃO OU PROVENTO ATÉ TETO DO RGPS, ACRESCIDO DE 70% DO QUE EXCEDER.

PROFESSORES - EC Nº 41, de 31.12.2003 (OPÇÃO PELO ART. 6º) PARA QUEM INGRESSOU ATÉ 31.12.2003; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 30 (h) e 25 (m) E IDADE MÍNIMA DE 55 (h) e 50 (m); 5 ANOS NO CARGO; 20 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; 10 ANOS NA CARREIRA; CÁLCULO DA APOSENTADORIA: INTEGRAL COM PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS; ABONO DE PERMANÊNCIA; PENSÃO = REMUNERAÇÃO OU PROVENTO ATÉ TETO DO RGPS, ACRESCIDO DE 70% DO QUE EXCEDER.

EC Nº 47, de 05.07.2005 (OPÇÃO PELO ART. 3º) PARA QUEM INGRESSOU ATÉ 16.12.1998; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m); IDADE MÍNIMA DE 60 (h) e 55 (m), COM REDUÇÃO DE 1 (UM) ANO PARA CADA ANO A MAIS DE CONTRIBUIÇÃO ACIMA DE 35 (h) ou 30 (m); 5 ANOS NO CARGO; 25 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; 15 ANOS NA CARREIRA; CÁLCULO DA APOSENTADORIA: INTEGRAL COM PARIDADE ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS; ABONO DE PERMANÊNCIA; PENSÃO = NÃO MENCIONA EXPRESSAMENTE, PERMITINDO INFERIR QUE DEVA SER IGUAL Á APOSENTADORIA

TABELA COMPARATIVA EC 20/98 EC 41/03 (2º) EC 41/03 (6º) EC 47/05 (3º) INGRESSO 15.12.98 31.12.03 T. CONTR. 35 e 30 PEDÁGIO NÃO 20 ou 40% I. MINIMA 53 e 48 60 e 55 T CARGO 5 anos 5 ANOS T CARREI 10 anos 25 anos T SER PUB 20 anos 15 anos REDUTOR 3,5 ou 5% VALOR INTEGRAL MÉDIA REAJUSTE PARIDADE ANUAL/RGPS

OPÇÃO PELA APOSENTARIA A CARGO DO RGPS (INSS) SERVIDOR PODE LEVAR TODO O SEU TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO PARA O RGPS; NÃO HÁ EXIGÊNCIA DE CARÊNCIA; SUBMETE-SE ÁS REGRAS DO RGPS, TAIS COMO CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m), FATOR PREVIDENCIÁRIO, ETC.

NOVAS REGRAS PERMANENTES PARA QUEM INGRESSOU A PARTIR DE 01.01.2004; TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 35 (h) e 30 (m); IDADE MÍNIMA DE 60 (h) e 55 (m), 5 ANOS NO CARGO; 10 ANOS NO SERVIÇO PÚBLICO; CÁLCULO DA APOSENTADORIA: MÉDIA DAS 80% MAIORES CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO INGRESSO FIM DA PARIDADE. REAJUSTE ANUAL DA APOSENTADORIA, PARA PRESERVAR VALOR REAL (VER ON Nº 03/2007, DA SPS/MPS) PENSÃO = REMUNERAÇÃO OU PROVENTO ATÉ TETO DO RGPS, ACRESCIDO DE 70% DO QUE EXCEDER.

A LEI Nº10.887, de 18.6.2004 (MP nº 167, de 19.2.2004) REGULA APOSENTADORIAS CONCEDIDAS COM BASE NO ART. 40, § 3º, DA CF (REGRAS PERMANENTES), E NO ART. 2º DA EC Nº 41/2006; APOSENTADORIA CALCULADA PELA MÉDIA ARITMÉTICA DE 80% DAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES HAVIDAS DESDE JUNHO/1994; NA BASE DE CÁLCULO DA APOSENTADORIA O SERVIDOR EFETIVO PODERÁ OPTAR PELA INCLUSÃO DE GRATIFICAÇÕES PERCEBIDAS EM RAZÃO DO LOCAL DE TRABALHO E EXERCÍCIO DE CARGO DE CHEFIA OU EM COMISSÃO;

APOSENTADORIAS SERÃO REAJUSTADAS NA MESMA DATA DOS BENEFÍCIOS DO RGPS PENSÕES CONCEDIDAS ATÉ O LIMITE DO RGPS, ACRESCIDO DE 70% DO QUE EXECEDER ESTE LIMITE;

ALGUNS PROBLEMAS ATUAIS EM DECORRÊNCIA DAS ALTERNATIVAS DE APOSENTADORIA ATUAIS (EC 20/98, EC 41/03, EC 47/05), DIVERSAS TEM SIDO AS INTERPRETAÇÕES A RESPEITO DA APLICAÇÃO DAS NORMAS EM CADA CASO CONCRETO; NORMALMENTE AS ÁREAS DE RH TEM CONDUZIDO Á INTERPRETAÇÃO DE QUE AS APOSENTADORIAS DEVEM OCORRER COIM FUNDAMENTO NO ART. 2º DA EC 41/03 E LEI Nº 10.887/2004;

CASOS CONCRETOS (INSS) A MP Nº 359/2007, altera a Lei nº 10.855/04, para inserir o seguinte dispositivo: “Art. 16 - Para fins de incorporação da GDASS aos proventos de aposentadoria ou às pensões, relativos a servidores da Carreira do Seguro Social, serão adotados os seguintes critérios: I - para as aposentadorias concedidas e pensões instituídas até 19 de fevereiro de 2004, a gratificação será correspondente a trinta pontos do valor máximo do respectivo nível, classe e padrão; II - para as aposentadorias concedidas e pensões instituídas após 19 de fevereiro de 2004: a) quando o servidor que deu origem à aposentadoria ou à pensão enquadra-se no disposto nos arts. 3º e 6º da Emenda Constitucional no 41, de 19 de dezembro de 2003, e no art. 3º da Emenda Constitucional no 47, de 5 de julho de 2005, aplicar-se-á o valor de pontos constante do inciso I deste artigo; b) aos demais, aplicar-se-á, para fins de cálculo das aposentadorias e pensões, o disposto na Lei no 10.887, de 18 de junho de 2004.”

COMENTÁRIOS Se o servidor se aposenta pelos arts. 3º ou 6º, da EC nº 41/03, ou 3º, da EC nº 47/05, concede-se a gratificação na forma em que prevista na lei para fins de incorporação; Se o servidor se aposenta com base nos arts. 2º, da EC nº 41/03 ou pelas regras permanentes, a incorporação vai se dar pela média das contribuições.

COMENTÁRIOS Se o servidor se aposenta pelos arts. 3º ou 6º, da EC nº 41/03, ou 3º, da EC nº 47/05, concede-se a gratificação na forma em que prevista na lei para fins de incorporação; Se o servidor se aposenta com base nos arts. 2º, da EC nº 41/03 ou pelas regras permanentes, a incorporação vai se dar pela média das contribuições.

CASO DO REAJUSTE DOS BENEFÍCIOS AS NORMAS INSERIDAS NO ART. 2º, DA EC Nº 41/2003 E 40, § 3º, DO TEXTO PERMANENTE DA CF, INFORMAM UM REAJUSTE ANUAL DAS APOSENTADORIAS EM PENSÕES NA MESMA DATA DO RGPS E DESTINADO A ASSEGURAR A MANUTENÇÃO DO PODER AQUISITIVO; ESTA REDAÇÃO E CRITÉRIO, NO ÂMBITO DO RGPS, LEVOU Á DEFINIÇÃO DE QUE A CORREÇÃO DEVERIA SER PELA INFLAÇÃO ANUAL; A SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MPS BAIXOU A ON/SPS Nº 1, DE 23.01.2004, FIXANDO QUE ENQUANTO NÃO FOR REGULAMENTADO ESTE ÍNDICE, DEVE SER UTILIZADO O MESMO DO RGPS; A PREVALECER ESTE ENTENDIMENTO ESTE PODERÁ SER UM IMPORTANTE ATRATIVO PARA A MIGRAÇÃO PARA OS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS ACIMA, DEBILITANDO A LUTA EM TORNO DA MANUTENÇÃO DA PARIDADE.

EC 70/12 DE 29 DE MARÇO DE 2012: ACRESCENTA CRITÉRIOS DE CÁLCULOS E CORREÇÃO DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ DOS SERVIDORES QUE INGRESSARAM NO SERVIÇO PUBLICO ATÉ A DATA DA PUBLICAÇÃO. * CORRIGIU DISTORÇÕES / INJUSTIÇAS OCORRIDAS NA EC 41/03.

PROPOSTA DE REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (RPC) PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS

”Art. 40 – (...) § 14. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde que instituam regime de previdência complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, poderão fixar, para o valor das aposentadorias e pensões a serem concedidas pelo regime de que trata este artigo, o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o artigo 201. § 15. O regime de previdência complementar de que trata o § 14 será instituído por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, observado o disposto no art. 202 e seus parágrafos, no que couber, por intermédio de entidades fechadas de previdência complementar, de natureza pública, que oferecerão aos respectivos participantes planos de benefícios somente na modalidade de contribuição definida § 16. Somente mediante sua prévia e expressa opção, o disposto nos §§ 14 e 15 poderá ser aplicado ao servidor que tiver ingressado no serviço público até a data da publicação do ato de instituição do correspondente regime de previdência complementar." .

A QUEM SE APLICA ? AOS SERVIDORES QUE INGRESSAREM APÓS A INSTITUIÇÃO DO RPC (CF, ART. 40, § 16); AOS SERVIDORES QUE INGRESSARAM ANTES, MEDIANTE EXPRESSA OPÇÃO (CF, ART. 40, § 16); APENAS UM POR ENTE FEDERATIVO (UNIÃO, ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS), PODENDO O RPC DA UNIÃO ADMINISTRAR PLANOS DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS

COMO SERÁ ESTRUTURADA A ENTIDADE ? NA FORMA DE ENTIDADE FECHADA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, SEM FINS LUCRATIVOS; REGULADA PELAS LEIS COMPLEMENTARES Nºs 108 E 109/2001; CONSELHO PROVISÓRIO (2 ANOS) SÓ COM REPRESENTANTES DO GOVERNO; APÓS ESTE PRAZO, CONSELHO PARITÁRIO; REGIME DE TRABALHO DOS SEUS SERVIDORES – CLT CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA ATÉ PREENCHIMENTO DO QUADRO

COMO SERÃO OS BENEFÍCIOS ? ATÉ O TETO (RGPS) = RPPS ACIMA DO TETO DO RGPS (RPPS) = RPC BENEFÍCIOS ORGANIZADOS SOB REGIME DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA; CONTRIBUIÇÕES NA RELAÇÃO 1 X 1; INVESTIMENTOS REGULADOS PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AS EFPC DISPUTA ENTRE FAZENDA E PREVIDÊNCIA SOBRE O CONTROLE

OUTROS ASPECTOS NO PRIMEIRO MOMENTO GERA IMPACTO NEGATIVO NO RPPS, POIS DEIXARÁ DE ARRECADAR DOS NOVOS SERVIDORES ACIMA DO TETO; IMPLICA EM TOTAL DESVINCULAÇÃO ENTRE ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS, POIS OS BENEFICIÁRIOS PERCEBEM COMPLEMENTAÇÃO COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES VERTIDAS AO LONGO DO TEMPO; A MODALIDADE DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA ELIMINA A POSSIBILIDADE DE DÉFICIT; CRIARÁ INCENTIVOS PARA A ADESÃO DOS SERVIDORES MAIS ANTIGOS.

DEBATES POLÍTICOS DE RELEVO NA ESTRUTURA VIGENTE A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR É IMPRESCINDÍVEL PARA ASSEGURAR AOS TRABALHADORES UMA COMPLEMENTAÇÃO DE RENDA; SUA MAIOR SEGURANÇA, ESTABILIDADE E RENTABILIDADE, PORÉM, DEPENDEM DA SUA ADMINISTRAÇÃO E DO CONTROLE QUE OS TRABALHADORES EXERCEREM SOBRE ELA, O QUE NOS REMETE Á PARTICIPAÇÃO QUALIFICADA NAS INSTÂNCIAS DELIBERADTIVAS E FISCAIS DESTAS ENTIDADES; SE OS SINDICATOS NÃO PARTICIPAREM DESTE PROCESSO, TENTANDO IMPOR ÁS EFPC SEUS PONTOS DE VISTA, OUTROS GRUPOS ORGANIZADOS O FARÃO, CONFERINDO NÃO SÓ LEGITIMIDADE Á PARTICIPAÇÃO, MAS TAMBÉM FAZENDO USO DESTA PARTICIPAÇÃO PARA POTENCIALIZAR OPOSIÇÕES SINDICAIS

F I M PEDRO ARMENGOL – SEC RETARIO ADJUNTO DE RELAÇÕES DE TRABALHO DA CUT