A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
Advertisements

O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Profa.:Rita de Cássia Dias
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
FONTES DE ENERGIA.
ENERGIA NUCLEAR.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
AULA TÉCNICA ARREFECIMENTO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www. quimica
Central Termoeléctrica
USINA HIDROELÉTRICA.
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade e Energia Nuclear.
CALORIMETRIA.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Termoquímica é a área da Química
Termelétrica Usina termelétrica no Rio Grande do Sul.
Termodinâmica.
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
Trabalho sobre a Turbina a vapor! Disciplina: Física
Stéphanie Saga Pâmela Rodrigues
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
Bomba Atômica Resumo: Um pouco de história Fissão Nuclear
REFRIGERAÇÃO.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
Energia Nuclear.
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
PRODUÇÃO DE MOLIBDÊNIO-99 EM MEIO AQUOSO
FONTES DE ENERGIA.
Escola: Coopen Nome: João Vitor, Ana Laura, Raquel Série: 4º ano B
Escola: COOPEN Alunos: Fábio M.C. Clara G. R. Serie: 4º ano A
Máquinas térmicas.
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Noções de Física Nuclear
Alunos: João Pedro; Sávio
Energia Termoelétrica
Energia Termoelétrica
TRABALHO E CALOR.
ENTROPIA.
Termoquímica Professor: Élcio Rogério Barrak
Energia Termoelétrica
Materiais x Equipamentos
Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
A Natureza da Eletricidade
Docente : Joelma Saravy
A ESTRUTURA DA MATÉRIA E O ÁTOMO
Nomes: Carolina de Oliveira
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
Consumo energético e meio ambiente
1. Nas usinas nucleares a energia liberada no processo de fissão nuclear é utilizada para ferver a água e produzir vapor. O vapor sob alta pressão incide.
Como funciona um motor?.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Aula 16 – Sistemas de Energia Módulo VIII
EFEITO ESTUFA.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
RADIOATIVIDADE.
Transcrição da apresentação:

A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a um nível de energia acima do normal; ou seja, fica excitado. Esse átomo tende então a a se fragmentar, no processo chamado "Fissão Nuclear".

 Quando isso ocorre o átomo libera grande quantidade de energia térmica e junto de dois ou três novos neutrons, os quais colidirão com outros átomos, produzindo mais fissões e mais neutrons. Esse processo denomina-se "Reação em Cadeia".

O Controle de uma Usina Nuclear  A usina nuclear (ou termonuclear) difere da Térmica Convencional basicamente quanto à fonte de calor; enquanto em uma térmica convencional queima-se óleo, carvão ou gás na caldeira, em uma Usina Nuclear usa-se o potencial energético do urânio para aquecer a água que circula no interior do reator. Da mesma forma que uma usina termelétrica utiliza a energia térmica gerada pela combustão de óleo combustível, carvão ou gás, a usina nuclear utiliza a energia liberada pela reação de fissão nuclear do urânio-235.

A grande vantagem de uma usina nuclear é a enorme quantidade de energia que pode ser gerada, ou seja, a potência gerada, para pouco material usado (o urânio), veja a comparação:

Sala de Controle

Uma Usina Nuclear possui três circuitos de água: primário, secundário e de água de refrigeração. Esses circuitos são independentes um do outro; ou seja, a água de cada um deles não entra em contato direto com a do outro. No interior do vaso do reator, que faz parte do circuito primário, a água é aquecida pela energia térmica liberada pela fissão dos átomos de urânio. O calor dessa água é transferido para a água contida no gerador de vapor, que faz parte do circuito secundário. O vapor então produzido é utilizado para movimentar a turbina, a cujo eixo estáacoplado o gerador elétrico, resultando então em energia elétrica A água do circuito primário é aquecida até cerca de 305o C; sua pressão é mantida em torno de 157 kgf/cm2 (1kgf/cm2 = 1 atmosfera), para que permaneça no estado líquido.

. Para se ter uma idéia deste valor de pressão, vale lembar que 1 kgf/cm2 é uma pressão equivalente a uma coluna de 10 m de água, logo 157 Kgf/cm2 é equivalente a uma coluna de aproximadamente 1,5 km.O vapor é condensado através de troca de calor com a água de refrigeração. A água condensada é bombeada de volta ao gerador de vapor, para um novo ciclo.

O CONTROLE DA REAÇÃO NUCLEAR   Com o objetivo de controlar a reação em cadeia são inseridas Barras de Controle no Núcleo do Reator. Essas Barras são constituídas de uma liga de Prata, Cádmio e Índio e têm a propriedade de absorver neutrons, diminuindo assim o número de fissões.Através de inserção ou retirada das Barras de Controle podemos manter constante a população de neutrons e, conseqüentemente, a potência térmica do reator.

Outra forma de controlar as fissões é a adição de Ácido Bórico à água no interior do reator. Esse produto é usado devido à propriedade que possui os seus átomos de absorver os neutrons situados na faixa de energia que provocaria fissões. Aumentando ou diminuindo a concentração de boro no refrigerante do reator fazemos o controle para termos maior ou menor número de fissões. Urânio encapsulado

Um Bom Fim de Semana