INSTRUMENTAL ENDOSCÓPICO. COMENTANDO ESTERILIZAÇÃO A preocupação com infecção hospitalar e o risco que a mesma apresenta para o indivíduo enquanto cliente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Utilização de substâncias químicas:
Advertisements

Processamento de Materiais
Controle do processo, monitoramento e validação da limpeza
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Assepsia e Anti-sepsia
Professora e enfermeira : Carla gomes
Encontro Internacional de Prática e Ciência em Esterilização
COORDENADORA ESTADUAL DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia
Limpeza, montagem e esterilização. Lab. De Microbiologia
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME)
INTRODUÇÃO À HIGIENE DO TRABALHO
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
Esterilização Luiz Fernando Chiavegatto.
CONTROLE DE MICRORGANISMOS
Embalagens para Esterilização
ESTERILIZAÇÃO DE ARTIGOS
INTERMODAL E MARKETING.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Retrato da Esterilização por Plasma
CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO
O ENFERMEIRO E A CENTRAL DE MATERIAIS
Desinfecção e Esterilização
Argelda Maria Cortes Guimarães FASM 2014
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
Tecnologia de limpeza e de sanitização da fábrica e de seus equipamentos Água - - elemento mais importante para o funcionamento da indústria de alimentos;
Produtos Químicos Sulfato de alumínio Cloreto férrico
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
ASSEPSIA, ANTI-SEPSIA E ESTERILIZAÇÃO
LIGA DE CLÍNICA CIRÚRGICA PARAMENTAÇÃO E PREPARAÇÃO
Enf. Maria Clara Padoveze
HEPATITES VIRAIS PET FARMÁCIA UNIFAL – MG
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
Processamento de frutas e hortaliças pelo calor – Branqueamento e appertização Processamento de Alimentos de Origem Vegetal 2º modulo.
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
Biossegurança em Odontologia
ESTERILIZAÇÃO.
PARECER DA ANENT SOBRE O REPROCESSAMENTO DE MATERIAL DE USO ÚNICO
Limpeza e Desinfecção de Probes Ft. Ana Paula Florindo Leão.
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL
A B E E T O Associação Brasileira de Empresas de Esterilização a Óxido de Etileno. Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde.
Controle de Infecção Hospitalar
Responsabilidade Socioambiental
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL.
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Programa Nacional de Tele-Saúde da UFMG
Controle de agentes infecciosos
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE “RSS”
Desinfecção e Esterilização. Gerenciamento de Resíduos.
Marco Aurélio Alvarenga Barbosa
FUNDAMENTOS DO CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO
ESTERILIZAÇÃO.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
IFRR CME Prof. Daniela Trindade.
ASSÉPSIA Esterilização (objectos inanimados)
Gerenciamento e atuação do enfermeiro da CME
CONTROLE DE MICRORGANISMOS.
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
AGENTES QUÍMICOS AGENTE QUÍMICO IDEAL Atividade antimicrobiana Solubilidade Estabilidade Inocuidade para o homem e animais Homogeneidade Ausência de combinação.
Desinfecção e Esterilização de artigos médico-hospitalares
CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem
Prof. Enf. Rosangela Rosa
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
A SEVENGEL No mercado desde 1999, a Sevengel fabrica produtos para higiene e limpeza profissional, com soluções prontas para todos os segmentos de limpeza.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Ana Gardênia.
Desinfecção e Esterelização Química
Transcrição da apresentação:

INSTRUMENTAL ENDOSCÓPICO

COMENTANDO ESTERILIZAÇÃO A preocupação com infecção hospitalar e o risco que a mesma apresenta para o indivíduo enquanto cliente não é nova, historicamente falando se tem notícias de várias tentativas visando atuação nessa área.

Primórdios da Civilização : Preocupação com questões de limpeza. Índia ( ac) : Indus preconizavam hábitos de higiene pessoal. Moisés (Palestina) : Pregava o isolamento, o expurgo e a segregação de objetos contaminados. Idade Média : Início da utilização do enxofre.

Semmelweis (1847) : Início da utilização do hipoclorito de cálcio. F.Nightingale (1854) : Adota medidas rigorosas de higiene. Lister (1865) : Introduz técnicas de cirurgias assepticas, utilizando ácido carbólico.

A influência da tecnologia é marcante na área de esterilização assim sendo, a emergência das novas tecnologias vem, de certa forma, elevar a segurança com a qual os materiais são reprocessados.

Agentes Químicos Glutaraldeído 2% : Imersão por 10 hs para esterilização e/ou 30 min para desinfecção de alto nível Cuidados: Diluição Tempo imersão Enxágüe (água DDD) Desvantagens: Secagem obrigatória Enxágüe estéril obrigatório Difícil monitoração quanto a sua efetividade.

Agentes Químicos Ácido peracético : Imersão por 01 hora para esterilização e/ou 10 min para desinfecção de alto nível Desvantagens: Alto custo Corrosivo para ligas metálicas

Agentes Químicos Efetividade do processo : 03 gr para 100 cm3 Temperatura de 50º C Exposição de 04 horas Umidade relativa de 100 % Desvantagens: Inexistência de monitoração do processo Precipitado branco resultando em polimerização do formaldeído. Pastilhas Formaldeído :

Agentes Físico-químicos Óxido de Etileno Vantagem: Econômica devido a reutilização de produtos que inicialmente seriam de uso único. Desvantagem: Tempo prolongado de esterilização Toxicidade

Agentes Físico-químicos Autoclave de Formaldeído: Formaldeído gasoso na presença de vapor saturado Vantagem: 1 hora para esterilização Desvantagem: Custo elevado

Agentes Físico-químicos Plasma de Peróxido Hidrogênio: Autoclaves próprias que geram plasma através do substrato de peróxido de hidrogênio bombardeado por ondas de rádio Vantagem: Não tóxico – 01 hora Desvantagem: Invólucros específicos (manto poliproxileno- Tyueck)

Agentes Físicos Autoclave calor úmido: V apor saturado sob pressão. Processo mais conhecido Econômico Regula tempo / temperatura Raio Gama – Cobalto 60: Nível industrial

Desinfecção e Limpeza Cuidados com o instrumental endoscópio durante o ato cirúrgico. Rapidez na retirada do instrumental endoscópio após o ato cirúrgico.

Desinfecção e Limpeza Utilização de produtos usuais apropriados (Ph = 7) Troca de produto Limpeza Enxágüe Secagem Lubrificação Armazenamento

Em se tratando de uma questão que envolve diretamente a vida humana, o conhecimento dos aspectos técnicos deve forçosamente, ser tratado em conjunto com os aspectos éticos, uma vez que ética é a parte da filosofia que trata dos costumes e deveres do homem com seu semelhante.

Ética Consulta Correta Leis Ações

 Compromisso para com a qualidade.  Análise das conseqüências dos nossos atos.  Conhecimento das “coisas”para poder aplicá-las, se comprometendo com a qualidade. Reflexão

 PENSAR – Na importância da qualidade  SENTIR – A responsabilidade do nosso trabalho  AGIR – Com comprometimento

“Salvar vidas e melhorar as condições de saúde do ser humano”