Técnico em Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Paulo Landgraf ICEC 24/03/2017 Projeto de Redes Paulo Landgraf ICEC
Acordo de Nível de Serviço Gerenciamento de Disponibilidade
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Roteamento IP.
GERENCIAMENTO DE REDES PIM
Apresentação das atividades realizadas no Estágio
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
GERENCIAMENTO DE REDES
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
Mobilidade na Internet
3 – Projeto Lógico da Rede
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
Ferramenta de Gerenciamento
SGI Apresentação Técnica.
Trabalho de FES PERT/CPM Alunas: - Debora Theodoro A. da Silva
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Manter e tornar a informação disponível
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Administração de Redes Cisco I
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Sistemas Distribuídos
Segurança e auditoria de sistemas
IFSul – Campus Venâncio Aires
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Atua Sistemas de Informação Manual Sistema de Administração de Servidores.
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Professor: Cristiano Mariotti
Ferramentas de Gerenciamento Aula 3
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Cont. gerenciamento de rede Prof. Eliane Teresa Borela 2°p redes de Computadores.
Software de Inventário
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Gerenciamento de redes Prof. Rafael Guimarães, PhD
Ferramentas de Gerenciamento de redes
MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP
SENAC Rio Gerência de Redes
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Monitoramento com software livre!
Sistemas Distribuidos
Capítulo 6: SAD – Arquitetura e aspectos de rede e segurança
POLITICAS DE SEGURANÇA
Conceitos de Monitoramento
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
MVP Virtual Conference 2013 Desktop Seguro Luciano Lima CISSP / MVP Enterprise
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Simple Network Management Protocol
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 3 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC.
Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
Professora Roberta Peracio
Computação em Nuvem Google Chrome OS Felipe Carvalho UFES 2009/2.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Rede Metropolitana de Salvador ReMeSSa NOC (Network Operation Center) Claudete Alves – UFBA (Coord. Geral) Allan Freitas – IFBA (Coord. Técnico) Carlos.
Centro Politécnico – Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Pelotas – RS – Brasil REDES II Evandro Brasil Fonseca, Marlos Martins.
Pandora FMS Leandro Ferreira Canhada
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Julio Borba SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Introdução Gerência de Redes PROFESSOR – RENATO WILLIAM, MSC – IFCE – CAMPUS CEDRO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – S3.
Transcrição da apresentação:

Técnico em Informática Gerência de Redes

O QUE É “GERÊNCIA DE REDES”? É o conjunto de atividades voltadas para o planejamento, monitoramento e controle dos serviços prestados pela infra-estrutura de rede e pelas aplicações que dependem dessa infra-estrutura.

Objetivo A Gerência de Redes procura maximizar o desempenho, minimizar  falhas, documentar e manter configurações e zelar pela segurança dos elementos que compõem a rede.

O Gerente de Redes Em resumo, o papel do Gerente de Redes é manter a rede em operação de forma a atender à demanda de informação.

DIVISÃO O modelo de referência ISO/OSI subdividiu a gerência de redes em cinco grandes áreas funcionais: - Gerência de Falhas - Gerência de Configuração - Gerência de Desempenho - Gerência de Segurança - Gerência de Contabilização.

DIVISÃO Gerência de Falhas Tem a responsabilidade de monitorar os estados dos recursos, da manutenção de cada um dos objetos e toma decisões que devem ser tomadas para restabelecer as unidades do sistema que venham a dar problemas.

DIVISÃO Gerência de Configuração É o de permitir a preparação, a iniciação, a partida, a operação contínua, e a posterior suspensão dos serviços em função de manutenção e monitoração da estrutura física e lógica de uma rede.

DIVISÃO Gerência de Desempenho Onde se avalia o comportamento dos recursos, ou seja, preocupa-se com o desempenho corrente da rede, através de parâmetros estatísticos como atrasos, vazão, disponibilidade, e o número de retransmissões realizadas.

DIVISÃO Gerência de Segurança Dar subsídios à aplicação de políticas de segurança. Deve providenciar um alarme ao gerente da rede sempre que se detectarem eventos relativos a segurança do sistema.

DIVISÃO Gerência de Contabilização. Prove meios para se medir e coletar informações a respeito da utilização dos recursos e serviços, garantindo que os dados estejam sempre disponíveis quando forem necessários ao sistema de gerenciamento.

Ferramentas Ferramentas para gerenciamento de Rede. Nos ajudam a detectar problemas quando eles ocorrem, ou, antes mesmo de ocorrerem (gerência proativa de rede). Ferramentas mais simples traceroute (tracert), ping, route, netstat, e ipconfig

Plataformas É o software básico de gerência. Permite que aplicações individuais de gerência possam se “plugar” nela para formar uma solução de gerência completa. Pode-se dizer, que uma plataforma de gerência é uma solução incompleta de gerência que as aplicações de gerência completam.

Plataformas

Plataformas Exemplos de plataformas de gerência incluem: OpenView da Hewlett Packard, Tivoli da IBM, Spectrum da Aprisma e CA-Unicenter da Computer Associates.

SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO OpenNMS Webmin Implementação de um sistema de gerenciamento free. Administração WEB de sistemas TI Pandora Nagios Ferramenta para monitoramento de rede Sistema de monitoramento para Linux (antigo Netsaint) NTop Ferramenta para analisar utilizaçao de rede Zenoss NMS – Sistema de monitoramento MRTG NetDirector Sistema de gerenciamento de tráfego em links de dados. Gerenciamento de servidores e serviços OCS Inventory NG RRDTool Sistema de inventário e distribuição de atualizações de software Software para análise gráfica de dados (como no MRTG) GLPI Cisco Centric Open Source Sistema de inventário livre Software livre para gerenciamento de equipamentos Cisco

SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO iTraffic Monitor 1.0 Usage Statistics: mostra um pequeno histórico da quantidade de dados enviados e recebidos. Monitorar trafego de REDE Settings: permite que você altere as mais diversas configurações do programa. Ccy OTimer 3.0.2 Monitoar trafego de dados de modens e outros dispositivos Trace Route: saiba qual o caminho feito até chegar em seu site preferido. Free Port Scanner 2.4 Este programa permite que você verifique as portas abertas de uma determinada máquina da rede ou da Internet. Ping: executa o comando “ping”, o qual permite saber se a rede está enviando e recebendo dados corretamente. NetWorx Portable Funcoes: NetStat: lista todos os programas em execução, assim como seus endereços de IP, qual a atividade estão realizando na rede, etc. Show Graph: exibe as informações de tráfego em forma de gráfico, mostrando quantos dados foram enviados, quantos foram recebidos, etc. Speed Meter: calcula a velocidade da rede.