Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bons e maus designs O que é design de interação
Advertisements

ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Engenharia de Software
Interface Usuário Máquina
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
USABILIDADE.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 9. Modelo conceitual (diagrama.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Comunicação e Coordenação
Modelos conceituais de interação
Interfaces gráficas e Interfaces Web
3. Como identificar requisitos?
Design Leis do design Impressão e mídia digital
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7.3 Diagrama de transição de.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Design de Interface / Interface Homem-Máquina.
Introdução à avaliação
Objetivo: compreender a notação do diagrama de atividades
Análise e Projeto de Sistemas
6. Análise estruturada 6.1 DFD
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Testes de usabilidade e Estudos de Campo
Design, prototipagem e construção
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Engenharia de Software
Sistemas Operacionais Adriana Vettorazzo
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Helpdesk-3 A partir deste ponto você conhecerá os inovadores conceitos de nossa solução. Tecle Enter para Avançar ou Esc para Sair.
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 9. Complemento de AOO 9.4 Comportamentos 9.5 Visibilidade 9.6.
Objetivo: compreender e aplicar um modelo conceitual
Teste SEE. Introdução n Informe o motivo da discussão n Identifique-se.
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Aspectos afetivos na interface
Usabilidade, funcionalidade e estética
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Psicologia da interface
Modelos conceituais de interação
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
Interface Usuário Máquina
O processo de decisão de compra
Planejamento de estratégias:
O Processo de desenvolvimento de software
Introdução à Engenharia de Software
Usabilidade na Web: “Homepage Usability”
1. Escreva um bom currículo Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes.
Dicas para Apresentações
Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Modelando Sistemas em UML
Integração de Ferramentas CASE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Gildo de Almeida Leonel.
Aplicativos Web – Web Design
Uma proposta para organizar Avaliação:
O Que é UX ?.
Super Visão !!!. Construindo retornos positivos A crítica é parte fundamental do processo que visa orientar as pessoas a apresentarem comportamento.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
Comunicação.
Técnicas e Tipos de Requisitos
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
Transcrição da apresentação:

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário usa o computador e outros dispositivos computacionais? –Quer completar uma tarefa e alcançar um objetivo que é mais facilmente ou acuradamente obtido com o uso do computador Por que trabalhar pobremente problemas de construção da interface? –Não há outras alternativas 5.1 Modelos mentais da interface

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO INÍCIO DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA: –Pense quais são seus objetivos como usuário de computador Pense agora como aquele usuário para o qual você desenvolve um software e projeta uma interface pensa! –Para qualquer usuário os objetivos incluem aumentar: Produtividade Precisão Satisfação Prazer –Há, contudo, circunstâncias temporais que farão com que os objetivos do usuário mudem

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Problema da espera do trem na rodovia Quanto um usuário espera por algo que aconteça no seu site? Você pode definir isso para todo usuário?

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Usuários precisam de múltiplos estilos de interface do usuário… –Ex.: as interfaces de um editor de texto … e quando as interfaces evoluem podem mudar a forma de o usuário trabalhar bem como distraí-lo de suas tarefas primárias Além disso, o grau de experiência do usuário também muda? DICA: nunca pense em um só tipo de interface do usuário, ele tem direito de mudar de idéia

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface para a criança: Playroom

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Tudo isso que estamos falando são os modelos mentais de interface –Os modelos mentais ajudam as pessoas a predizer o que acontecerá em uma dada situação, como e quando e servem como uma estrutura de suporte à decisão –Surgem da junção de processos como a percepção, a memória e o conhecimento Por que modelos mentais são construídos? –Porque ajudam o usuário a predizer o futuro –Permitem aos usuários encontrar causas para determinados eventos –Permitem aos usuários determinar ações apropriadas para causar mudanças desejadas –Servem para lembrar ações e eventos –São meios de entender dispositivos análogos –Permitem à pessoas usar estratégias para lidar com a quantidade de informação

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO As metáforas são recursos dos modelos mentais que permitem utilizar uma frase ou uma função, denotando um tipo de objeto ou ação que é usado no lugar de outro para sugerir proximidade ou analogia entre eles A metáfora mais usada nas interfaces de computadores é a do desktop Um exemplo é o playroom

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Metáforas tambem podem ser ruins A metáfora do assistente deve ocorrer para ações frequentes? Os avisos que acompanham as ações do usuário devem cobrir os lugares das seções que o usuário usa (problema na metáfora linear associada a ações específicas dos programadores)? A metáfora deste clips feliz, que aparece principalmente quando eu cometo um erro, é a mais adequada?

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Na construção de um software podem atuar vários modelos mentais de interface –Como proceder com esses modelos na construção da interface? Modelo do webdesigner Modelo do programador Modelo do usuário Resultado

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO É recomendado buscar o modelo do usuário Mas como? –Analisando as tarefas do usuário –Com questionários e entrevistas de atuais e potenciais usuários –Visitas no lugar de trabalho –Feedback do usuário –Testes de usabilidade E nunca pensar a interface do usuário como sendo apenas a aparência ou o que se vê

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Não buscar o modelo de interface do usuário leva a idéias incríveis: Pra quê o usuário precisa disso no help? Pra quê se quer uma barra de menu que se mova?