Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Informática na Educação
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
Plano de Trabalho Docente
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
IV Seminário de Pesquisa em EaD
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Sala de Aula Virtual para Professores
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Informação na Internet
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
DIGITE SEU TÍTULO AQUI FIGURAS E TABELAS INTRODUÇÃO AUTORES
CURRICULO +.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Planejamento e 7 de março de 2014.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Gestão pedagógica em EaD
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Laboratório de Ensino a Distância
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 2 Tópicos O que é o NAV Atividades do NAV 2.1 Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 2.2 Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 2.3 Cursos 2.4 Desenvolvimento de cursos a distância 2.5 Produção de artigos científicos Grupos e linhas de pesquisa Exemplo de uma pesquisa (se der tempo, conversar sobre alguma) Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 2

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 3 1. O que é o NAV O Núcleo de Aprendizagem Virtual é um setor do CEFET-PB responsável pela pesquisa e aplicação de novas tecnologias educacionais Uma série de atividades têm sido realizadas pelo Núcleo dando continuidade ao que fora deixado em 1999 por ocasião da criação do NIE (Núcleo de Informática em Educação), quando foram produzidos dois softwares educacionais e foram aplicadas aulas de matemática e física com o auxílio do computador Com o projeto Inter-Red da REDENET, vários núcleos obtiveram apoio para realização de suas atividades Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 3

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 4 2. Atividades do NAV 2.1 Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Procura-se desenvolver ambientes que sejam aplicados no ensino dentro e fora do CEFET-PB O desenvolvimento é feito a partir de discussões e atividades em sala de aula, financiamento de bolsas do Inter-Red, bolsas PIBICT e adequação de estágio Há a necessidade de uma integração maior com profissionais de áreas diferentes para o desenvolvimento, aplicação e análise dos ambientes Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 4

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 5 OCW-CEFETPB Descrição Ambiente computacional no formato de um site que possibilita integrar e disponibilizar conhecimento gratuitamente para toda a comunidade, internamente e externamente, sem uma certificação específica. Orientação Lafayette B. Melo Bolsista Andreza de Souza Vieira Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 5

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 6

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 7 Objetos de aprendizagem virtuais colaborativos para equações do segundo grau Descrição Ambiente computacional no formato de um site que possibilita manipulação de objetos matemáticos e interação através de recursos da Internet para o estudo compartilhado de funções do segundo grau. Orientação Lafayette B. Melo Bolsista Thiago Cruz França Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 7

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 8

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 9 Construção de objetos de aprendizagem virtuais colaborativos através de textos (PALAVRA ON-LINE) Descrição Ambiente virtual de ensino na Internet baseado em objetos de aprendizagem para se trabalhar o descobrimento de termos que estão nas lacunas dos textos, de modo que se tenha uma comunidade virtual para diversos tipos de interação. Orientação Lafayette B. Melo Bolsista Diego Ernesto Rosa Pessoa Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 9

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 10

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 11 Inclusão digital para pessoas com necessidades especiais: proporcionando acessibilidade e construindo objetos de aprendizagem para deficientes visuais em Websites Descrição Manual de diretrizes para a construção de sites na web com acessibilidade para deficientes visuais, a partir de uma avaliação multi-modal de interfaces baseada em técnicas de interação humano-computador, e implementar um modelo ou template de acessibilidade no qual os projetistas se baseiem para desenvolver seus trabalhos. Orientação Lafayette B. Melo Bolsista Geyson Kenedy Moura Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 11

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 12 2.2 Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação e produção de objetos de aprendizagem para aplicação com estratégias diferenciadas no PROEJA Descrição Manual de diretrizes para a construção de sites na web com acessibilidade para deficientes visuais, a partir de uma avaliação multi-modal de interfaces baseada em técnicas de interação humano-computador, e implementar um modelo ou template de acessibilidade no qual os projetistas se baseiem para desenvolver seus trabalhos. Orientação Crishane Azevedo Freire Bolsista Alana Marques Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 12

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 13 Há uma série de outros trabalhos de avaliação que incluem a análise do uso de ambientes virtuais com base em estudos de interação humano-computador e linguística Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 13

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 14 2.3 Cursos Construção de espaços virtuais para a realização de práticas educativas Práticas de ensino na Internet e treinamento de ferramentas educacionais gratuitas, incluindo a construção de um ambiente virtual de aprendizagem a ser usado em um curso ou na disciplina que o professor está ministrando. Informação na Internet: questionamentos e práticas na educação A prática mostrará a ferramenta Google, e métodos que nela são pouco utilizados, além de indicar outras ferramentas com técnicas diferenciadas, incluindo aquelas com finalidades educacionais específicas. As atividades do mini-curso serão direcionadas tanto a uma melhor compreensão e reflexão de como se pensar o problema da informação hoje em dia, quanto ao fornecimento de métodos para se descobrir mais adequadamente que informações alunos e professores precisam. Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 14

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 15 2.4 Desenvolvimento de Cursos a Distância Foi criada uma comissão para definir políticas de EAD para a instituição que conta, além dos membros do NAV, com os representantes das gerências de ensino médio, técnico e tecnológico. Até o final de agosto, um documento geral de políticas de EAD estará disponível para a direção e a comunidade para consulta e sugestões e durante o período 2007.2 serão feitos dois outros documentos: um de planejamento de EAD e outro de atividades de EAD. Esses documentos visam traçar um rumo em EAD e garantir o apoio institucional aos trabalhos Especialização em Metodologia do Ensino baseada em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação submetida ao projeto UAB Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 15

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 16 2.5 Produção de artigos científicos (mais recentes) Questões metodológicas sobre gêneros digitais : construindo unidades de análise para investigar a interação na internet V Congresso Internacional da ABRALIN. Belo Horizonte, 2007 Fala, escrita e linguagem dos chats CONNEPI. Natal, 2006 Leitura do espaço virtual e espacialização virtual da leitura : construção cognitivo-interacional das cibertrilhas da educação XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e ingüística. Uberlândia, 22 a 24 de novembro de 2006 O hipertexto em uma visão multidisciplinar: componentes da interface e gêneros digitais I Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Recife, 26 a 27 de outubro de 2006 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 16

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 17 A localização do sujeito na internet: formação do espaço na linguagem e desenvolvimento da linguagem no espaço em ambientes virtuais II Simpósio Nacional, Discurso, Identidade e Sociedade. Rio de Janeiro, 7, 8 e 9 de setembro de 2006. Questões metodológicas na interação humano-computador: buscando formas de análise da referenciação na conversação entre pessoas e chatterbots IV Conferência de Lingüística e Cognição. BH, 2007 Comunidades virtuais de aprendizagem na Web X.0: novas interações em antigos estilos de interface II Encontro Nacional sobre Hipertexto. Fortaleza, 2007 Referenciação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem XVIII Simpósio Brasileiro de Informática em Educação. São Paulo, novembro de 2007 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 17

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 18 3. Grupos e linhas de pesquisa Objetos de Aprendizagem Linguagem e Internet Educação a Distância 4. Exemplo de uma pesquisa (se der tempo, conversar sobre alguma) QUAL? Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 18