UTILIZAÇÃO DOS PADRÕES DA COLEÇÃO WELIE PARA ELABORAÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS DO FRAMEWORK PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA Fernando Henrique Malaquias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BCC 390 – Apresentação Final
Advertisements

Bons e maus designs O que é design de interação
Padrão de Projeto Iterator
Animação na Web De elementos de design a um meio de
Design Patterns Patrícia Mateus nº3343 Carla Guerreiro nº3157
Engenharia de Software
Modelagem de Software Orientado a Objetos
Sistema para Criação e Testes de Modelos Formais
Padrão de Projeto Memento
Abstract Factory – Gustavo Lopes Mourad.
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
Componentes: A Abordagem Catalysis
Aline Vasconcelos D.Sc. em Sistemas e Computação/COPPE UFRJ
Sistema Web para Departamentos
Padronização da interface dos Sistemas da UFOP
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
- GQM – Goal/Question/Metric
Trabalho de Conclusão de Curso Moisés Alves Carneiro Filho
Composição e Geração de Aplicações usando Aspectos
Design Pattern e a Reusabilidade de Software
Rebeca Teodoro da Silva[Voluntário] ;
Padrões de Interação Homem- Máquina (HCI Patterns) Priscila de Castro Nicola Novembro 2004.
Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software
Adriano S. Castro. Soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de software; Orientação a objetos; Facilitam a reutilização; Vocabulário comum;
Vector To Raster Factory & Strategy Eric Silva Abreu São José dos Campos - 15 de dezembro de 2006.
Análise e Projeto de Sistemas
Guidelines Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp), no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação de interfaces.
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
DC - UFC Copyright © 2003 Misael Santos e Rossana Andrade 1 Padrões de Projeto para Sistemas Web Misael Santos e Rossana Andrade Universidade.
Adriano S. Castro André Abdalla
UTILIZANDO A ABORDAGEM DIRIGIDA A RESPONSABILIDADES PARA A CRIAÇÃO DO SUBFRAMEWORK DE ANÁLISE SINTÁTICA E SEMÂNTICA DE FÓRMULAS Rodolfo Adamshuk Silva.
1 Gestão de Desejos Engenharia de Software numa empresa certificada de Telecomunicações José Bonnet FCUP, 2003.Mai.19.
APLICANDO O PROCESSO DIRIGIDO POR RESPONSABILIDADES PARA A CRIAÇÃO DE UM SUBFRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS Autores: Rafael Hornung Simone.
01/05/01 1 INTRODUÇÃO 1 Referências bibliográficas Barsoum, M. W. Fundamentals of ceramics. New York, McGraw-Hill, 1997.
LEONARDO SIMAS JUSSI BARROS WESLLEY VIEIRA Flyweight.
TVDesigner Uma Ferramenta para Criação de Aplicações MHP Interativas para TV Digital Orientador: Prof. Ph.D. Carlos André Guimarães Ferraz Aluno: Djaci.
Computação gráfica aplicada à construção de maquetes virtuais Introdução A computação gráfica evolui em conjunto com a evolução da informática em geral.
Design Pattern (Padrões de Projeto)
Guilherme Pires Gustavo Royer Chaurais Orientação: Olinto José Varela Furtado Banca: José Eduardo De Lucca e Ricardo Azambuja Silveira.
Comitê de Ética em Pesquisa
Padrão- MVC Model, View, Controller
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo I Princípios e Padrões de Projeto de SW em Java Professores Eduardo Bezerra –
Padrão de Projeto Iterator Projeto de Sistemas de Software Thiago Pinheiro de Araújo.
Fabrício Dias
Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Uma Visão Crítica.
Título do Artigo Científico
Design Patterns Fundamentos da engenharia de softaware. 19/1/2003.
Padrão de desenvolvimento
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo I Princípios e Padrões de Projeto de SW em Java Professores Eduardo Bezerra –
DC - UFC Copyright © 2003 Misael Santos e Rossana Andrade 1 Padrões de Projeto para Sistemas Web Misael Santos e Rossana Andrade Universidade.
Padrões de projeto M.Sc. Sílvio Bacalá Jr..
1 Design Patterns Israel Rios. 2 Origens A idéia de padrões de projeto não teve origem na ciência da computação Christopher Alexander A Pattern Language:
Objetos Distribuídos Frameworks Orientados a Objetos.
Modelagem Orientada a Objetos Especialização em Engenharia de Software PUCPR 1999.
Frameworks e Componentes Daniel Fernando Pavelec.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA JAVA DESIGN PATTERNS PARTE 1: INTRODUÇÃO Prof. Cesar Augusto Tacla UTFPR/Campus.
Interface Homem/Máquina
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA JAVA DESIGN PATTERNS Prof. Cesar Augusto Tacla UTFPR/Campus Curitiba.
WebPTM Web Project and Time Manager Autor: Daniel Nicoletti Orientador: Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo Co-Orientador: Murilo Woigt Miranda PONTIFÍCIA.
1 - Introdução a Padrões de Projeto
Projeto QuickList 51GoodIdea. Missão Fornecer aos clientes soluções inteligentes, intuitivas e práticas. Sempre priorizando funcionalidade e fornecimento.
Aplicando Coleção Welie Utilizando Arquivo de Texto para o Desenvolvimento e Atualização de um Sítio Interativo para Web Rodolfo A. Silva, Fernando H.
PADROES DE PROJETO PROF. OSIEL MARLON. PADRÕES DE PROJETO INTRODUÇÃO Padrões de projeto têm emergido como uma das mais promissoras abordagens para a melhoria.
Computação na Engenharia Antônio Carlos Maida Bruno Dodorico Gabriel Furlan Douglas Alves Leonardo Possi 1 Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Uma Extensão do Fluxo de Análise e Projeto do RUP com suporte a Desenvolvimento Baseado em Componentes Eduardo Almeida
Jadson Xavier Muller Oliveira.  É difícil encontrar alguma definição consensual de padrão.  Definição aceitável: - São idéias que foram úteis em algum.
1 Introdução aos Padrões de Projetos Créditos: Prof. Fabio Kon - IME/USP Adaptações: Prof. Nécio de Lima Veras.
Introdução a Padrões de Projeto Padrões de Projeto Orientado a Objetos Profa. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes.
Transcrição da apresentação:

UTILIZAÇÃO DOS PADRÕES DA COLEÇÃO WELIE PARA ELABORAÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS DO FRAMEWORK PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA Fernando Henrique Malaquias [Bolsista PIBIC], Simone Nasser Matos [orientadora]

Metodologia Coleção Welie Resultados

Introdução Atualmente os usuários estão menos tolerantes a sistemas complexos. E por essa causa, existe uma preocupação em construir sistemas em que o usuário possa obter informações rapidamente e que seja de fácil interpretação.

Coleção Welie Criado por Marjin Van Welie. São coleções de boas práticas encontradas em interfaces gráficas de um determinado segmento. Padrões são descobertos, e não inventados.

Coleção Welie ElementoDescrição NomeDefine o pseudônimo para o padrão ProblemaInforma ao projetista a finalidade e motivação para o uso do padrão SoluçãoPropõe uma solução para o problema Quando UsarIlustra a aplicabilidade do padrão ComoRelata o que precisa ser realizado para a adequação do padrão as necessidades do projetista PorqueDescreve a justificativa do uso do padrão Outros Exemplos Ilustra de forma prática o uso do padrão em alguns sítios

Interface Meta NavigationLoginSearch Area Site MapComment BoxRegistration Home Link Headerless Menu Footer Bar

Interface de usuário logado

Padrão Entry List View

Conclusão A aplicação dos padrões ajuda no desenvolvimento, pois não é necessário ao projetista pensar em detalhes de como disponibilizar os objetos na interface, diminuindo o tempo que gasto para essa elaboração. Deve-se apenas entender e aplicar devidamente os padrões.

Trabalhos Futuros Linguagens de Padrões. Usabilidade.

Referências Bibliográficas ALEXANDER, C. A Pattern language: towns, buildings, constructions. New York: Oxford University Press, p. GAMMA, E. et al. Design patterns: elements of reusable object-oriented software. Reading: Addison-Wesley, p. BRAGA, R. T. V. “Um processo para construção e instanciação de frameworks baseados em uma linguagem de padrões para um domínio específico”. (2003). 232f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade de São Paulo, São Carlos. WELIE. (2008). Disponível em: Acesso em: Jul/2009.