VRML. Roteiro  Introdução  A história de VRML  Visão geral  Potencial  Fundamentos  Ferramentas de software  Vantagens e Desvantagens  Conclusões.

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Transcrição da apresentação:

VRML

Roteiro  Introdução  A história de VRML  Visão geral  Potencial  Fundamentos  Ferramentas de software  Vantagens e Desvantagens  Conclusões  Referências 2

Introdução  Simplicidade  Elegância  Facilidade

História  A história de VRML inicia-se antes de sua primeira especificação.  Década de 80: desejo de desenvolver um ambiente simulado convincente WEB. Embora seja uma interface gráfica para a Internet, envolve apenas gráficos 2D.

História  Década de 90: desenvolvimentos de tecnologias que tinham o usuário como centro do processo de design.

História  Inventor  Desenvolvido pela Silicon Graphics  Estruturação da cena  Descrição de Objetos  Desenvolvimento de aplicações 3D interativas rápidas e eficientes.

História  VRML 1.0  Inventor como base de desenvolvimento  Primeira versão da linguagem desenvolvida em 5 meses  Subconjunto de instruções do inventor  Adição de funcionalidades  Domínio público

Visão Geral  VRML 1.0  Descrição objetos e mundos 3D  Combinação de objetos e mundos  Links de um mundo para o outro  Interação por meio de clicks  Objetos estáticos

Visão Geral  VRML 2.0  Objetos animados  Objetos respondem a eventos  Incorporação de objetos multimídia

Potencial  Possibilidade de construir websites como espaço 3d  Objetos tridimensionais definidos por cor, transparência, brilho e textura

Potencial  Os objetos podem ter formas básicas  Esferas  Cubos  Ovóides  Hexaedros  Cilindros  Cones  Combinação de formas básicas para construir objetos mais complexos

Potencial  Sensores podem ser utilizados para interagir com os objetos  Deslocamento  Acréscimo de iluminação  Produção de Som quando acionado

Fundamentos  Geometria  Grande parte da elegância de VRML se deve aos componentes matemáticos envolvidos.  Elementos geométricos fundamentam a linguagem.

Fundamentos  Realidade Virtual  VRML descreve ambientes simulados.

Fundamentos  Conectividade  A simplicidade se deve ao seu direcionamento à Web.  Hoje em dia Plugins VRML são componentes básicos dos Browsers.

Fundamentos  X3D  Padrão de divulgação de conteúdos de realidade virtual em 3D.  A nova versão de VRML segue esse padrão.

Ferramentas  Não é necessário um software específico para a criação de arquivos VRML, porém eles existem e são utilizados para aumentar a produtividade do desenvolvedor.

Ferramentas  Algumas Ferramentas:  VRMLPad  GLView 3.1  RenderSoft VRML Editor v1.6  HomeSpace Designer  SDSC

Vantagens  Elegância no tratamento de nós  Formalismo matemático  Possibilidade de acesso multiplayer  Acessível pelo Browser

Desvantagens  Falta de reconhecimento.  Estudos recentes e pouco material no Brasil.  Pesado para a maioria dos computadores.  Não é muito utilizado na área comercial.

Conclusões  É uma linguagem extremamente poderosa que pode representar ambientes virtuais a partir de objetos multimídia.  VRML tem um grande potencial que no futuro pode ser devidamente aproveitados pelos meios comerciais.  Hoje é voltado ao meio acadêmico.

Referencias   