CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Saúde do Trabalhador no Estado de Rondônia:
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Plano “VISA na Atenção Básica”
FACULDADE METROPOLITANA
Ações Estratégicas na Atenção Básica
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Saúde e Segurança no Trabalho
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
Contribuir para a excelência da Atenção à Saúde, Saúde e Sociedade, Gestão em Saúde e Vigilância em Saúde, fomentando os profissionais da área a incorporar,
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Educação Permanente em Saúde :
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Políticas Sociais em Saúde Pública
política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora - pnstt
CEREST-Santos (SEVREST) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
A atuação do Psicólogo em Saúde Pública.
VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
Avaliação na Atenção Básica
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º TRIMESTRE DE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Luiz Carlos Lopes Desenvolvimento de Programas aqui no último slide.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
POLÍTICA E AÇÕES EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA O SUS
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Transcrição da apresentação:

CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/ES - CEREST/ES – teve sua efetiva implantação em 26/02/1996. Sua criação foi respaldada na constituição de 1988( saúde figura pela 1ª vez como direito social) , na Lei Orgânica da Saúde de 1990, onde se previa a criação dos CRST, para assegurar as ações em saúde do trabalhador.

Possui o OBJETIVO: modificar o perfil de morbi-mortalidade do trabalhador no âmbito estadual, dentro de um enfoque epidemiológico, com ações que repercutem na qualidade de vida dos trabalhadores.

Para alcançar esses objetivos as ações do CEREST/ES é organizado em três vertentes: 1- Assistencial: realiza consulta coletiva, dentro do enfoque de humanização do SUS, atendimento ambulatorial individual para definição de nexo de causalidade e tratamento.

Fisioterapia Acupuntura Fonoterapia Audiometria, grupos qualidade de vida, grupos de relaxamento , psicoterapia terapia Ocupacional

2 - Vigilância Inspeções e vistorias em ambientes de trabalho para construção de causalidade e apoio aos processos do Ministério Publico do Trabalho, justiça do trabalho, Previdência Social e às pesquisas desenvolvidas no CEREST/ES, Implementação do sistema de informação via a criação do Observatório em Saúde do Trabalhador e a implantação do SINAN Elaboração e execução de projetos específicos que permitam identificar problemas e proposição de alternativas;

3- Educação Grupos Qualidade de Vida para usuários do cerest , objetivando a compreensão do processo de trabalho e sua relação com a saúde. seminários, capacitações e/ou aperfeiçoamento de profissionais de saúde da rede pública,sindicatos,etc. especialização para profissionais que atuam na área; desenvolvimento de atividades em parceria com outras instituições ,como: instituições de ensino de graduação, Fundacentro, Ministério Público , escolas de nível fundamental e médio, sindicatos, etc.

CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR - CEREST-ES CRE Metropolitano - 2ºandar Rod.Br 262 Km zero - Ed. Cristiano Tavares Collins - Centro de Op.Ferroviária - 2ºandar Jardim América - Cariacica - ES - CEP 29140-261 Tel.: Agendamento (27)3388.1802 Administração(27)3388.1665 Fax (27)3388.1668 E-mail: crst@saude.es.gov.br Home page: www.saude.es.gov.br